sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Frente Brasil Popular ocupará as ruas por democracia e desenvolvimento - Lançada em Belo Horizonte no último mês de setembro, a Frente Brasil Popular pretende sair às ruas nesta sexta-feira (13), em todo o país, no intuito de pautar a retomada do crescimento, rechaçar às medidas que prejudicam o trabalhador e denunciar as tentativas da direita em deflagrar um golpe, que ameaça a jovem democracia estabelecida no Brasil.

 

Por Laís Gouveia 


A manifestação da Frente Brasil Popular irá compor o ato dos estudantes, que estarão participando do congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) em Brasília, nesta sexta-feira (13). Na opinião da presidenta da entidade, Bárbara Melo, o momento conjuntural exige, principalmente, a atuação dos movimentos sociais contra a real ameaça imposta pela direita. “É de extrema valia defender a democracia que é ameaçada por setores golpistas, que não aceitam o resultado eleitoral e as ações que fizeram nosso país avançar”, avalia.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que compõe a Frente Brasil Popular, estará presente nas manifestações da próxima sexta-feira (13). Segundo o presidente da central, Adilson Araújo, o momento é de luta. “É muito importante fortalecer a Frente Brasil Popular, que tem como o marco central, fazer a defesa da democracia, do mandado constitucional da presidenta Dilma, a defesa dos direitos sociais e trabalhistas, pautando também a retomada do desenvolvimento e da nossa principal estatal, a Petrobras, que vive um momento dramático com o impacto negativo dos desdobramentos da operação Lava Jato. Não podemos permitir que país caminhe para a recessão e agravamento da crise”, afirma.

Adilson Araújo alerta para a ofensiva conversadora que paira sobre o país. “A direita alimenta o ódio, o preconceito e a intolerância, somada a uma vontade clara de manipular o resultado eleitoral. Precisamos enfrentar a crise criando caminhos para a alavancagem no crescimento do país, e isso pressupõe uma alteração no curso do conservadorismo, quando, por exemplo, o governo defende uma política econômica que não beneficia o trabalhador. Sair da crise política é mudar drasticamente as políticas econômicas do país. Além disso, é essencial a realização das reformas estruturantes. Na medida que vamos às ruas e levamos as bandeiras, fazemos o enfrentamento", conclui. 
A presidenta da UNE, Carina Vitral, afirma a importância da manifestação na próxima sexta-feira (13). “Repudiamos a tentativa dos movimentos golpistas em desestabilizar aquilo que conquistamos a duras penas, com a luta dos estudantes, trabalhadores, de todos que enfrentaram uma ditadura militar e que não aceitarão nenhuma forma de retrocesso”.

A Frente lançou uma carta convocatória chamada “Novembro de Luta”, anunciando as atividades que ocorrerão no mês da Consciência Negra.

Confira as principais reinvindicações:

  • Defender os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras;
  • Ampliar a democracia e a participação popular nas decisões sobre o presente e o futuro de nosso país;
  • Promover reformas estruturais, para construir um projeto nacional de desenvolvimento democrático e popular e defender a soberania nacional.
A Frente Brasil Popular é composta por 27 entidades. Fazem parte da organização artistas, intelectuais, pastorais, assim como integrantes e representantes de movimentos populares, sindicais, partidos políticos, movimento estudantil, indígenas, quilombolas e LGBTs.

Várias manifestações ocorrerão em todo país, que além de compor a Frente Brasil Popular, pedem a saída do Eduardo Cunha da presidência da Câmara. 



Confira onde ocorrerá o ato em sua cidade:
Brasília -  a partir das 17:00, no Museu de Brasília.

Manaus -  às 17:30, na Praça da Matriz

Belo Horizonte - às 17:00 na Praça 7

Aracaju -  às 16:00 na Praça Fausto Cardoso

Recife - às 16:00 na Praça do Derby

Natal - às 15:00, na Parada Do Circular

Fortaleza - às 15:00 na Praça Do Ferreira

Santa Maria - às 18:00, Praça Saldanha Marinho

São Paulo - às 17:00 no MASP - Avenida Paulista

Porto Alegre
 - às 18:00 no Largo Glênio Peres

Campinas - às 17:00, no Largo do Rosário

Salvador - às 15:00 no Campo Grande

Goiânia - às 18:20, na Praça Dos Bandeirantes

Vitória- às 17:00, na Praça Costa Pereira

Belém- às 18:30, na Praça de São Brás

Blumenau - Prefeitura de Blumenau (sábado, 21 de novembro) às 9:00

Saiba mais sobre o evento no Facebook.
 

Do Portal Vermelho

Nenhum comentário: