quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Governo decide quitar as pedaladas fiscais ainda em 2015.



Jornal GGN - O Tesouro Nacional informou que o governo federal pretende pagar, integralmente, ainda neste ano, as chamadas "pedaladas fiscais", que são o atraso no pagamento de recursos para bancos públicos que financiam programas sociais e investimentos da União. O objetivo é cumprir a meta fiscal, que prevê um déficit de R$ 119,9 bilhões, e não descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal para o próximo ano.
Em reunião nesta segunda (28), o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, deu o sinal verde para o pagamento de R$ 57 bilhões junto ao BNDES, Banco do Brasil, Caixa e FGTS. A ação evitaria a abertura de um novo processo de impeachment para o ano de 2016, além de enfraquecer a principal tese da ação em tramitação na Câmara dos Deputados.
O presidente da Casa, Eduardo Cunha, já se manifestou, afirmando que o pagamento não interfere o atual processo de afastamento de Dilma. "Essa não foi a base da aceitação [do pedido de impeachment]. O pedido considera as pedaladas de 2011 a 2014, mas ignoramos 2014. O pedido considera em 2015 a edição de decretos em desacordo com a lei orçamentária [sem a aprovação do Congresso]", disse.
O peemedebista usou a decisão da equipe econômica de Dilma Rousseff para virar o jogo, interpretando que a medida é uma admissão da presidente de que "sabe que errou". "O governo como um todo tanto está incomodado com o processo. Tanto é que está tentando pagar as pedaladas", afirmou Cunha.
A expectativa do governo é fazer o pagamento até a quinta-feira (31), no último dia do ano, além de fechar as contas dentro do limite máximo de déficit fiscal, previsto no Orçamento aprovado pelo Congresso. 

*

Nenhum comentário: