sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Defesa de Lula: nada justifica envolver o ex-presidente na Zelotes - Em resposta à atitude do delegado federal Marlon Cajado de incluir o ex-presidente Lula nas investigações da Operação Zelotes, o advogado de defesa Cristiano Zanin Martins afirma que não há justificativa para Lula ser investigado.

Lula é alvo de mais uma tentativa de incriminá-lo
Lula é alvo de mais uma tentativa de incriminá-lo.

Na mais recente tentativa de envolver o ex-presidente Lula em algum escândalo de corrupção, o delegado Marlon Cajado, da Polícia Federal, responsável pelas investigações da Operação Zelotes, informou que o ex-presidente e quatro ex-ministros de Estado estão sendo investigados em um segundo inquérito da operação policial que apura a suposta manipulação de julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do Ministério da Fazenda, e a suposta compra de medidas provisórias a fim de favorecer grandes empresas.

No documento, enviado ao juiz da 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, Vallisney de Souza Oliveira, o delegado diz que Lula e os outros citados são investigados se houve suposta participação deles no esquema ou se integrantes da organização criminosa usaram o nome das autoridades indevidamente. “[O segundo inquérito] Tenta alcançar a verdade real sobre os fatos apurados, isto é, se outros servidores públicos foram de fato corrompidos e estariam associados a essa organização criminosa, ou se estariam ‘vendendo fumaça’ vitimando-os e praticando o tráfico de influência com relação aos mesmos [o ex-presidente e o ex-ministro]”, diz trecho do ofício entregue à Justiça, com data de 2 de fevereiro. A imprensa teve acesso ao ofício hoje (5).

Em resposta à ação do policial federal, o Instituto Lula divulgou uma declaração do advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, informando que “nada justifica a conduta do delegado federal Marlon Cajado ao afirmar que o ex-presidente Lula seria investigado no inquérito 1621/2015. O ex-presidente foi ouvido no dia 6 de janeiro na condição de informante, sem a possibilidade de fazer uso das garantias constitucionais próprias dos investigados. Não há nenhum elemento que justifique a mudança do tratamento”.

Após prestar depoimento como testemunha no dia 25 de janeiro na Zelotes, o ex-ministro Gilberto Carvalho, também incluído na investigação, disse que a acusação de que houve compra e venda de medidas provisórias nos governos de Lula e da presidenta Dilma Rousseff é absurda. “O que ofende o bom senso é essa acusação de que o governo federal, o Executivo, vendeu, trocou MP [medida provisória] por benefício. Isso é um absurdo total”, disse o ex-ministro a jornalistas depois de prestar depoimento na audiência que ouviu testemunhas indicadas por réus de ação penal decorrente da operação.


Do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: