terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PTMG - Abertas as inscrições da edição 2016 dos Jogos Escolares de Minas Gerais.


O prazo para os municípios garantirem a participação vai até 14 de março e a inscrição deve ser feita no site da competição.
Foi dada a largada para a edição 2016 do Jemg. Os municípios interessados em participar dos Jogos Escolares de Minas Gerais neste ano já podem se inscrever no site da competição. Em 2015, foi alcançado o recorde de inscrições, com 813 cidades – 95% dos municípios do Estado.
O Jemg é o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais. Realizado pelas Secretarias de Estado de Esportes e Educação, os Jogos contam com a participação de alunos-atletas de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado e indicam os representantes mineiros para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.
O prazo para os municípios garantirem a participação no Jemg 2016 vai até 14 de março. Para facilitar o processo de inscrição no evento, está disponível também no site o passo a passo que orienta sobre o uso do sistema dos Jogos.
Datas
Também foi divulgado o Cronograma de Execução do Jemg 2016. No documento, constam todas as datas de execução das etapas dos jogos, bem como o período em que poderão ser feitas as inscrições das escolas e alunos para participação no evento.
Fonte e imagem: Agência Minas
***
***
***
Representantes do futebol americano apresentam reivindicações à Secretaria de Esportes.



Nesta quarta (17/2), o secretário Carlos Henrique assumiu o compromisso de apoiar a modalidade e trabalhar para instituí-lo.
O fortalecimento do futebol americano em Minas Gerais esteve em pauta na tarde desta quarta-feira (17/2), naSecretaria de Estado de Esportes (Seesp). Durante mais de uma hora, o secretário Carlos Henrique e o secretário adjunto Ricardo Sapi estiveram reunidos com representantes de cinco equipes mineiras da modalidade: Minas Locomotiva, Get Eagles, Monte Santo Highlanders, Pouso Alegre Gladiadores e Uberaba Zebus.
Na oportunidade, os dirigentes apresentaram a atual situação do esporte no Estado, o número de times, de praticantes e as variantes da modalidade. Eles aproveitaram para solicitar o apoio da Secretaria para a Federação Mineira de Futebol Americano (Femfa), que está sendo reestruturada e em breve será assumida por uma nova gestão, e para constituir uma sede para a entidade em Belo Horizonte.
O Campeonato Mineiro, que volta a ser realizado em 2016 após 3 anos sem acontecer, também foi um dos temas abordados no encontro. Os representantes pediram o suporte da Seesp para difundir a modalidade e aproximar os times já existentes para que o futebol americano se torne mais forte em Minas Gerais.
Presidentes de clubes do interior apresentaram a proposta de levar a modalidade para dentro das escolas. Em algumas unidades de ensino de Pouso Alegre e Monte Santo, no Sul de Minas, o futebol americano já é praticado no contraturno escolar para que os jovens possam ocupar o tempo ocioso afastando os jovens das drogas.
O secretário de Estado de Esportes Carlos Henrique assumiu o compromisso de apoiar a modalidade e trabalhar para instituir em Minas Gerais a cultura do futebol americano, que envolve não só as partidas, mas a presença de famílias que interagem antes e após os jogos. A SEESP comprometeu-se também em treinar os integrantes da Femfa para que eles possam conhecer melhor os mecanismos de incentivo ao esporte de que a Secretaria dispõe.
Fonte e imagem: Agência Minas
***
***
***
Consulta popular permite que brasileiros enviem opinião sobre futuro das cidades à Conferência da ONU.



Através da plataforma Participa Brasil é possível enviar colaborações e informar-se sobre encontros para a elaboração do documento do país para a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável.
Brasileiros podem agora influir sobre as políticas que regerão o futuro das cidades. Através da Plataforma online Participa Brasil é possível contribuir para a redação do Relatório Nacional do Brasil, o documento oficial da nação que colaborará para o debate na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável (Habitat III), que será realizada em Quito, Equador, em 2016.
A Habitat III pretende promover um novo modelo de desenvolvimento urbano que servirá como orientação para os países nos próximos 20 anos, que permita a integração de todas as facetas do desenvolvimento sustentável, incentivando equidade, bem-estar e prosperidade compartilhada.
Para assegurar a construção de um documento que tome em conta a participação social, até o dia 05 de abril serão disponibilizadas no site ferramentas de consulta pública, bem como será organizado um seminário nacional e proposto outras atividades, por meio dos Conselhos de Cidades e iniciativas das organizações sociais e governos locais.
Esta é uma iniciativa do Ministério das Cidades em parceria com o ConCidades e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA). As ações propostas seguem as recomendações do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) para a preparação dos países rumo ao Habitat III, tendo como objetivo a apresentação de considerações e propostas sobre as questões urbanas atuais e principais desafios para o futuro das cidades do país valorizando a participação popular.
***
***
***
Plano Estadual de Cultura começa a ser debatido em Ouro Preto


ociedade civil vai debater o Plano Estadual de Cultura de Minas em 12 encontros regionais. Documento com propostas analisadas nos encontros sobre o Plano Estadual de Cultura já está disponível para consulta.
O 1º Encontro Regional do Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura começa nesta segunda, 22, em Ouro Preto (Território de Desenvolvimento Central/Metropolitano). Ao todo, 12 Fóruns Técnicos em diferentes regiões do estado serão realizados até outubro, antes do encontro final marcado para Belo Horizonte.
O Plano Estadual de Cultura foi encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Governo de Minas no ano passado e tramita na forma do Projeto de Lei 2.805/15. Os fóruns têm objetivo de colher sugestões e aperfeiçoar a proposta. O debate será em torno das metas e estratégias para a área cultural, incluindo temas como direitos culturais e sistema de financiamento à cultura, a serem implementadas nos próximos dez anos.
O encontro de Ouro Preto será realizado das 8 às 18 horas, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Em cada cidade, os participantes terão uma palestra de abertura em que serão apresentados o Sistema Nacional de Cultura e os processos de construção do Plano Estadual. Depois, serão divididos em grupos de trabalho, para analisar o documento com as propostas que fazem parte do anexo ao PL 2.805/15.
O 2º Encontro Regional do Fórum de Cultura, que será em Araxá (Território de Desenvolvimento Triângulo Mineiro Sul/Noroeste), no dia 29 de fevereiro e as inscrições já podem ser feitas no site da ALMG. Também já pode se inscrever quem quiser participar da reunião que será realizada em Paracatu (Território de Desenvolvimento Noroeste), no dia 8 de março.
Confira o calendário completo dos encontros regionais do Fórum Técnico de Cultura
  • Divinópolis (Oeste/Vertentes) – 14/3/16
  • Governador Valadares (Rio Doce/Vale do Aço) – 29/3/16
  • Montes Claros (Norte) – 4/4/16
  • Araçuaí (Médio e Baixo Jequitinhonha/Mucuri) – 11/4/16
  • Alfenas (Sul/Sudoeste) – 18/4/16
  • Uberlândia (Triângulo Mineiro Norte) – 26/4/16
Cataguases (Mata/Caparaó/Vertentes) – 2/5/16
  • Sabará, Ibirité, Santa Luzia (Metropolitano – a definir) – 9/5/16
  • Diamantina (Alto Jequitinhonha/Central/Mucuri) – 10/5/16
Com informação e foto da ALMG

Nenhum comentário: