domingo, 14 de fevereiro de 2016

PTMG - Ajude o PT a transformar o Brasil; Saiba como participar dos Encontros Setoriais.


Aqueles que se filiaram até o dia 19 de junho de 2015 têm até 13 de março para garantir participação nos Encontros Setoriais.
Todos que se filiaram ao PT até o dia 19 de junho de 2015 e estiverem em dia com suas contribuições partidárias têm direito a voz e voto nos Encontros Setoriais do Partido dos Trabalhadores. Para participar, é preciso optar por uma área de atuação setorial até o dia 13 de março.
Com os encontros, os filiados podem contribuir e ajudar o PT nas lutas sociais. É possível participar dos encontros em diversas opções de áreas, a depender do estado do interessado, como: segurança, transportes, educação, saúde, cultura, direitos humanos, assuntos indígenas, direitos humanos, LGBT, meio ambiente, pessoas com deficiência, esporte e lazer, juventude, pessoa idosa, inter-religioso.
Entenda como funcionam, qual a finalidade, quais são os setoriais do PT, como aderir e outras informações sobre o assunto.
1 – Como posso contribuir com o PT nas lutas sociais?
O Partido dos Trabalhadores sempre esteve à frente das lutas e mobilizações sociais para defender a classe trabalhadora e transformar a sociedade brasileira. Participando dos Setoriais do PT, os filiados e filiadas ajudam a construir o país
A participação de petistas nos movimentos sociais e de militantes dos movimentos sociais no partido fazem o PT ser tão especial e importante para o povo. O debate e a participação dos nossos filiados e filiadas nos setoriais organizam a atuação do PT nas lutas sociais.
2 – O que são os setoriais do PT?
Os setoriais são as pontes entre o PT e os movimentos sociais. São espaços que reúnem e organizam os filiados e filiadas para atuar nas diferentes áreas ou movimentos sociais.
Os setoriais promovem o diálogo entre partido e movimentos sociais, elaboram propostas de reformas e políticas públicas e ajudam as direções, bancadas e governos do PT a realizar as mudanças que queremos na sociedade.
3 – Quais são os setoriais que existem no PT?
Os setoriais no PT funcionam como secretarias e coordenações. As coordenações estão ligadas à Secretaria Nacional de Movimentos Populares e são as seguintes: assuntos indígenas, ciência & tecnologia e tecnologia da informação & comunicação, comunitário, direitos humanos, economia solidária, educação, esporte e lazer, LGBT, moradia e reforma urbana, pessoas com deficiência, saúde, segurança alimentar, segurança pública, transporte. Já as secretarias setoriais são: agrária, meio ambiente e desenvolvimento, cultura, mulheres, combate ao racismo, sindical.
4 – Como faço para participar dos setoriais?
O primeiro passo é escolher um setorial para participar, de acordo com sua trajetória e seus interesses. É no setorial que você vai encontrar outros petistas preocupados com os mesmos problemas que você. Quer discutir o fechamento das escolas em São Paulo? Participe do Setorial de Educação. Quer falar sobre o crime ambiental de Mariana? Vá aos Encontros Setoriais de Meio Ambiente.
Para as diversas áreas de atuação e movimentos sociais, há um setorial específico, reunindo filiados e filiadas da mesma cidade e Estado para traçar os planos, ações e iniciativas para mudar o Brasil. Depois de escolher, basta fazer a adesão ao setorial.
5 – O que é a adesão setorial?
Um filiado ou filiada do PT pode atuar em mais de um setorial, entretanto, só poderá votar e ser votado em um deles. A adesão é a forma de dizer ao partido em qual setorial você quer ter essa participação. A exceção são filiados ou filiadas atuantes no Setorial de Mulheres, na Juventude do PT e/ou no Setorial de Combate ao Racismo, que podem optar pela participação em um mais um setorial, igualmente com direito a voz e voto.
Ou seja, uma jovem mulher que tenha escolhido o Setorial de Combate ao Racismo, por exemplo, poderá participar também da JPT, do Setorial de Mulheres e, ainda, de mais um setorial de sua escolha.
6 – Como fazer a adesão setorial?
Para participar dos Encontros Setoriais de 2016 com direito a voz e voto, a adesão deve ser feita, impreterivelmente, até o dia 13 de março. Existem quatro possibilidades para aderir: na Comunidade PT, no seu diretório zonal ou municipal, na secretaria de organização do diretório estadual, ou no setorial estadual que você escolheu.
7 – O que são os encontros setoriais?
Os encontros são os fóruns de decisão e deliberação de cada setorial. Neles, são debatidas e aprovadas as propostas e resoluções sobre a área e atuação dos petistas nos movimentos sociais. Além disso, os encontros setoriais elegem os responsáveis (secretários, coordenadores e delegados) pela condução do Setorial durante o mandato da coordenação ou secretaria.
8 – Quando serão realizados os encontros setoriais?
Os encontros setoriais estaduais deverão ocorrer aos finais de semana, de acordo com o calendário:
– Setoriais em geral: de 30 de abril a 8 de maio;
– Combate ao racismo: de 14 a 22 de maio;
– Mulheres: de 21 a 29 de maio.

Os encontros setoriais nacionais serão realizados nas seguintes datas:
– Setoriais em geral: 4 e 5 de junho
– Combate ao racismo: 11 e 22 de junho
– Mulheres: 18 e 19 de junho

9 – É necessário realizar encontros setoriais municipais?
Para realização dos encontros setoriais estaduais e nacionais, não é obrigatório realizar os encontros municipais. Contudo, o PT recomenda que sejam realizados, já que, apesar de não elegerem delegados para os encontros estaduais, elegem os coletivos, coordenadores/as e secretários/as setoriais municipais e contribuem para a organização dos petistas nas diferentes áreas de atuação e movimentos sociais em nível local.
10 – Qual o funcionamento dos encontros setoriais?
Os encontros setoriais de 2016 serão realizados de acordo com um regulamento, aprovado pela Comissão Executiva Nacional (CEN). Eles são abertos à participação com direito a voz e voto de todos que se filiaram ao PT até o dia 19/6/2015, fizeram a adesão setorial até 13/3/2016 e estejam em dia com suas contribuições partidárias.
11 – Como eu faço para pagar minha contribuição partidária?
Para pagar as contribuições partidárias e ficar em dia com o partido, você pode acessar a Comunidade PT e imprimir seu boleto. Em caso de dúvidas entre em contato com o Sistema de Arrecadação de Contribuições Estatutárias (SACE):
Região Nordeste: (11) 3243 1426 – sace.nordeste@pt.org.br
Região Norte: (11) 3243 1425 – sace.norte@pt.org.br
Região Centro Oeste: (11) 3243 1428 – sace.oeste@pt.org.br
Região Sudeste: (11) 3243 1416 – sace.sudeste@pt.org.br
Região Sul: (11) 3243 1423 – sace.sul@pt.org.br

Fonte e imagem: Agência PT de Notícias
***
***
***
Correios entregarão 20 milhões de panfletos contra o Aedes aegypti.



A ação integra o Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.
Os Correios começam a entregar neste sábado (13) cerca de 20 milhões de panfletos nas residências e no comércio com informações sobre como identificar pontos de reprodução do Aedes aegypti e como combatê-lo. A ação integra o Dia Nacional de Combate ao mosquito, com ações em cerca de 350 cidades, em todo o País.
A iniciativa envolverá cerca de 220 mil militares das Forças Armadas e diversas autoridades do Poder Executivo Federal, que vão participar pessoalmente da ação. O objetivo é que cada um se torne combatente contra o mosquito e sua reprodução, colaborando e mobilizando suas famílias e suas comunidades.
Para Giovanni Queiroz, os Correios, como empresa pública em seu papel de agente de integração nacional, devem promover o fortalecimento de ações informativas e educativas sobre saúde pública e prevenção de doenças. “O combate ao Aedes aegypti é uma ação prioritária e contínua da empresa”, reforça.
Fonte: Correios

Nenhum comentário: