terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PTMG - Teste de Zica começa a ser feito em Minas pela Funed.



Os exames para diagnóstico laboratorial do zika vírus em Minas Gerais passarão a ser feitos na Fundação Ezequiel Dias (Funed) a partir deste mês. Antes, as amostras de casos suspeitos no estado eram encaminhadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que fica no Rio de Janeiro.
Referência técnica do Laboratório de Arbovírus da Funed, Maira Alves Pereira informou, segundo o Estado de Minas, que a realização do exame por aqui permitirá que um maior número de amostras sejam analisadas, favorecendo a assistência ao paciente e as ações de vigilância epidemiológica. Como consequência, aumentarão as possibilidades de controle da circulação do vírus zika no estado.
A Funed receberá as amostras dos municípios e dos serviços de saúde do estado para serem testadas por meio da Biologia Molecular, com a técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real. O resultado sai em cinco dias.
***
***
***

Jovens do programa Fica Vivo! participam de intercâmbio de graffiti.
Até o fim deste mês de fevereiro serão 31 viagens de intercâmbio entre os alunos do programa.
Alunos de 29 oficinas de graffiti do Programa Fica Vivo! estão mergulhados numa viagem diferente. Originários de 19 territórios dotados de Centros de Prevenção à Criminalidade (CPC’s) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) na Região Metropolitana de Belo Horizonte e nas cidades de Ipatinga, Montes Claros, Uberlândia e Governador Valadares, esses rapazes e moças de 12 a 14 anos experimentam, alternadamente, os papéis de anfitriões e de visitantes para fazer intervenções artísticas conjuntas em muros e paredes.
Até o fim deste mês de fevereiro serão 31 viagens de intercâmbio. No dia 3 de fevereiro, por exemplo, 11 adolescentes do Bairro Palmital, da cidade de Santa Luzia, receberam 17 jovens do Bairro Minas Caixa, da Região de Venda Nova, Belo Horizonte. No fim de janeiro, foi o pessoal do Minas Caixa que recebeu a turma do Palmital.
A psicóloga Inara Marques Viana, técnica do Programa Vivo! do CPC Palmital, vem acompanhando esses intercâmbios. “Tem sido uma experiência muito rica para todos. Surgem grandes amizades e os conhecimentos se ampliam, tanto na esfera da arte quanto dos espaços urbanos”, ressalta.
Rafael Santos Costa, 19 anos, foi um dos jovens do Palmital que visitou o Minas Caixa. “Fomos muito bem recebidos lá. Enquanto trabalhávamos em um muro, teve música e futebol. Os vizinhos também participaram e até deram sugestões. Hoje é a nossa vez de receber”, disse, enquanto se preparava para receber os convidados de Belo Horizonte.
Imensidão
A manifestação artística que atualmente é encontrada nos mais diversos centros urbanos de todo o mundo, colorindo muros, becos, prédios e casas, ganhou um lugar de destaque no Palmital, mais especificamente no setor denominado Palmital B. Trata-se de um prédio residencial de quatro andares, que pode ser avistado do Palmital A, que por sua vez é dividido em parte alta e parte baixa, mais conhecidas como tampa e caldeirão.
Na intervenção conjunta dos artistas do Minas Caixa e do Palmital, balões coloridos tomaram conta da parede frontal do prédio. Uma das participantes, Vitória Gabriela Teixeira, de 16 anos, se encarregou de explicar a escolha das figuras, enquanto segurava uma lata de spray vermelha, no alto do segundo andar de um andaime. “Balão é liberdade! Representa a possibilidade de não ter limites para os caminhos da arte e ainda vencer as dificuldades da vida”, filosofou Gabriela.
O oficineiro Seres, há mais de dez anos atua no Fica Vivo!, completa a explicação da aluna. “Buscamos um lugar diferente e todos os moradores autorizaram o uso da parede. O graffiti é a cereja do bolo, o que mais conta é o diálogo, a convivência, sempre em busca do equilíbrio e da harmonia”, enfatizou.
Hiperarte
Dando continuidade ao projeto, o Fica Vivo! vai levar o graffiti produzido dos jovens para além dos muros e das fronteiras dos territórios dos CPC’s. Todas as obras estão sendo fotografadas e serão reproduzidas em postais, em um livro e vão compor também uma exposição. A aplicação mais esperada pelos jovens, contudo, será nos backbus, como são conhecidas as plotagens na traseira de ônibus. As linhas serão escolhidas pelos artistas.
Fonte e imagem: Agência Minas

***
***
***

Rui Falcão: As pautas prioritárias do Conselho Político do PT.




Em editorial semanal na Agência PT de Notícias, o presidente do partido fala sobre as pautas prioritárias a serem discutidas na reunião do Conselho Político da Presidência do PT, nesta segunda.
As ameaças crescentes ao Estado Democrático de Direito, a ofensiva reacionária para criminalizar o PT e a escalada de ataques ao companheiro Lula são temas prioritários na reunião do Conselho Político da Presidência do PT, nesta segunda-feira (15), em São Paulo.
Além de conclamar os setores populares e democráticos a se mobilizarem contra violações à Constituição e a direitos fundamentais – como o habeas corpus, por exemplo –, a idéia é que o Conselho sugira formas e meios de ampliar o movimento em defesa do Estado de Direito. Naturalmente, será uma ocasião para expressarmos, novamente, nossa solidariedade e apoio ao ex-presidente Lula.
Também estarão na pauta textos encaminhados por integrantes do Conselho, entre eles o que sugere um Plano Nacional de Emergência para retomar o crescimento econômico do País. O documento propõe também a convocação de uma Conferência Nacional sobre Política Econômica, a ser convocada pela direção do PT.
Rui Falcão é presidente nacional do PT
Fonte e imagem: Agência PT de Notícias

Nenhum comentário: