CEZAR CANDUCHO

Minha foto
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA., MG, Brazil

sábado, 27 de fevereiro de 2016

PTMG - Uberlândia: a melhor educação de Minas.


Investindo em infraestrutura e nas pessoas, prefeitura do petista Gilmar Machado faz a lição de casa e conquista excelentes resultados educacionais.
Graças ao trabalho do prefeito petista Gilmar Machado e sua equipe, que assumiu em 2013, a educação da rede municipal em Uberlândia é considerada a melhor do estado de Minas Gerais. As conquistas são impressionantes, e quem conta é o próprio Gilson para o Correio de Uberlândia; leia a seguir:
A MELHOR EDUCAÇÃO DE MINAS
O ano letivo em 2016 começou com a certeza de que fazer de Uberlândia uma cidade educadora deixou de ser apenas um lema da administração municipal para se transformar em realidade. Quando assumi a prefeitura em 2013, mais de 10 mil crianças estavam fora da escola por falta de vagas em nossa cidade, segundo dados da Secretaria de Educação. Em apenas três anos, zeramos a fila para crianças entre quatro e cinco anos. Superamos a meta nacional de disponibilidade de vagas na faixa etária até três anos. A educação da rede municipal em Uberlândia é considerada a melhor do estado de Minas Gerais.
O kit material escolar chegou a todas as 117 escolas antes do início do ano letivo. Hoje, nossas crianças, jovens e adultos contam com material completo e de mais qualidade. Acabou a necessidade das escolas enviarem listas de material complementar para as casas dos alunos.
“Investimos na infraestrutura, mas não nos esquecemos do principal: as pessoas”
Investimos na infraestrutura, mas não nos esquecemos do principal: as pessoas. Afinal, como nos ensinou Paulo Freire, “escola é, sobretudo, gente”. Além de prédios adequados, os nossos alunos estão recebendo kits de uniforme e material escolar para que todos possam estudar em pé de igualdade e ter as mesmas oportunidades de aprendizado dentro da sala de aula.
Estamos entregando cerca de 60 mil kits com mochila, canetas, régua, lápis, borracha, cola e tesoura, além de cadernos de capa dura, novidade em relação ao material distribuído no passado. Os kits com uniformes começam a ser entregues ao longo do mês de março. Antes, os alunos recebiam apenas uma camiseta. Mesmo com todas as dificuldades financeiras do momento, agora eles são completos e compostos por camisetas de manga curta e cavada, bermuda, short, saia, sandália, tênis e meia.
E o dado mais importante: todos esses avanços foram obtidos em um momento de dificuldades econômicas no Brasil e no mundo. Se, em outros momentos vivíamos em pleno crescimento, faço a pergunta que não quer calar: por que se fazia tão pouco pela educação? A resposta é simples: a educação não era a prioridade.
Trabalhamos muito durante as últimas semanas para que nossas escolas estivessem prontas. Acionamos várias secretarias e elas uniram forças em diversas frentes, desde a preparação pedagógica, reforma de mais de 40 escolas, até a limpeza, capina e roçagem das unidades. A equipe de marceneiros da Secretaria Municipal de Educação arregaçou as mangas e reformou o mobiliário de diversas unidades. Também estão sendo confeccionados mais de 3,5 mil novos conjuntos de mesa e cadeira.
E não foram apenas os alunos que receberam atenção especial neste início de ano letivo. A Prefeitura de Uberlândia empossou 65 novos professores e especialistas em educação aprovados em concurso público.
Também melhoramos a valorização dos profissionais da educação. Além de criarmos um plano de cargos e salários específico para os nossos educadores que já está valendo, somos uma das poucas cidades de Minas Gerais a oferecer benefícios como seguro-saúde e auxílio-alimentação.
Que sejam todos muito bem-vindos a mais este ano letivo que se inicia. As nossas escolas estão de portas abertas para receber alunos, professores, funcionários e comunidade. Afinal, é assim que se constrói uma cidade educadora.
por Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia (MG)
***
***
***
Pré-sal: PT seguirá combatendo projeto tucano.



Em nota oficial, o presidente do partido, Rui Falcão, divulgou, na quarta, 24, a posição do partido de seguir na defesa da Petrobras, contra o projeto de José Serra.
Confira a nota divulgada:
O País assistiu, ontem (24), a primeira de uma série de novas batalhas em defesa da propriedade pública e nacional do petróleo. Aprovado pelo Senado, o projeto do tucano José Serra retira a obrigatoriedade legal de participação da Petrobras nos campos do pré-sal. Mesmo atenuado em sua versão substitutiva, fragiliza o regime de partilha e a política de conteúdo nacional.
A bancada de senadores petistas, em conjunto com seus principais aliados, entre os quais destaco o senador Roberto Requião (PMDB-PR), se comportou com firmeza e bravura, solidária à orientação partidária, votando contra o PL 131.
Apesar da derrota parlamentar sofrida, o Partido dos Trabalhadores continuará empenhado em resistir ao retrocesso representado por esta mudança da lei. Nossos deputados federais combaterão a medida, na Câmara, com a mesma tenacidade dos nossos senadores.
O PT marchará ao lado das demais forças progressistas, dos movimentos populares e sindicais contra este ataque à soberania nacional e ao nosso desenvolvimento independente.
Rui Falcão
Presidente nacional do PT

Nenhum comentário: