segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Por que a Folha deu manchete tão ridícula sobre “piscina de Lula”?

thumb image

A capa da Folha deste domingo é histórica.
No alto, uma foto com a legenda "Tempos sombrios" ilustra à perfeição o papel da mídia no mundo de hoje. A foto remete a reportagem que fala de campos de petróleo incendiados pelo Estado Islâmico, que estariam intoxicando e matando iraquianos.
Sim, o Ocidente destruiu o Iraque, após uma operação de satanização de Saddam Hussein que contou com ajuda da nossa mídia, matou milhões de iraquianos, e transformou todo o oriente médio, antes relativamente estável, com governos laicos, num vasto celeiro de terroristas islâmicos, num enorme inferno dantesco, que hoje exporta diariamente para a Europa milhares de imigrantes desesperados.
Mas não é do oriente médio que quero falar.
Os tempos são sombrios também aqui no Brasil.
As redes sociais de esquerda estão ridicularizando, com razão, a capa do jornal. Entretanto, se observamos bem, não há nada de hilário nesta capa.
Foi uma manchete calculada.
screenhunter_410-nov-13-14-21
Na mesma frase, Polícia Federal, Odebrecht, piscina e Lula. Semioticamente, é um ataque político muito bem construído.
Os aspectos absurdos e ridiculos apontados pelas redes sociais não estão presentes. A manchete diz "piscina para Lula". Ou seja, é uma manchete mentirosa, visto que a piscina do Alvorada não pertence, obviamente, a Lula.
A reportagem é bizarra. "PF investiga suspeita"...
Como em toda matéria política da grande imprensa, o subtexto é completamente distinto do conteúdo. O que diz o subtexto?
  • Que a PF se tornou uma polícia política, e usa o dinheiro do povo para gerar factoides políticos contra Lula, visando minar seu capital político e, com isso, reduzir possível revolta popular com sua prisão ou eliminação do jogo político.
  • Que a imprensa é aliada principal desse processo criminoso. O que ela perde em credibilidade, ganha em dinheiro, em publicidade da Secom, parcerias milionárias com estatais, financiamentos amigos, além do favor que fazem ao capital anglo-americano, hoje proprietário de quase todas as grandes agências de publicidade operantes no país.
O público mais crítico percebe o jogo sujo da mídia, mas a maioria da população, não. A manchete da Folha será convertida em matéria no Jornal Nacional e será multiplicada por milhares de links de pequenos sites anódinos, Brasil a fora, que apenas reproduzem acriticamente o conteúdo da mídia corporativa.
E o mais importante: a manchete alimenta o exército de zumbis, o mesmo que foi cuidadosamente cultivado pela mídia, com doses diárias de ódio político.
Essa é a contribuição da mídia para a ascensão do fascismo.
O que os ministros do Supremo falam dessa instrumentalização criminosa de recursos de Estado para criminalizar a principal liderança popular que temos no país, uma pessoa que sempre contribuiu para a superação pacífica e democrática de nossos conflitos?
Não falam nada, e também nada lhes é perguntado nos regabofes milionários para os quais os barões da mídia lhes convidam regularmente.
*

***
***
***

Lava Jato e mídia agora acusam Lula de ser dono da piscina do Palácio do Alvorada


thumb image
Matéria na Folha deste domingo diz que...
A Polícia Federal investiga suspeitas de que a Odebrecht fez uma reforma na piscina do Palácio da Alvorada durante o segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem ter contrato com o governo e sem que a obra tivesse registro público", diz o texto. "Se as novas suspeitas forem confirmadas, seria uma evidência de que o ex-presidente recebeu favores também no exercício do mandato, quando os negócios das empreiteiras receberam impulso do governo no Brasil e no exterior.
O ridículo não tem mais limites. Como seria possível favorecer Lula com um piscina que é pública, e que será usada por todos os presidentes?
Além disso, uma piscina! Pelo amor de Deus!
Depois de quitinete triplo em Guarujá, churrasqueira em Atibaia, pedalinhos, a PF vem com reforma em piscina? E no Palácio da Alvorada?
Qual a acusação? De que a Odebrecht fez a obra a um precinho camarada? É a corrupção às avessas, aquela que economiza dinheiro público?
Quer dizer que a piscina do Alvorada também é de Lula? Suponho que os delegados da PF não devem ter provas cabais disso, mas a convicção é forte e a própria ausência de provas é a principal prova, né?
Para pegar Lula, os caras estão mesmo desesperados!
Não esqueçamos o papelão da mídia. Manchetes como essa servem a um propósito partidário (e golpista), pois configura, em si, uma condenação política, por mais ridícula que seja, porque são carne para o exército de zumbis que a própria mídia criou.
Os bilhões roubados na privataria tucana, a compra da reeleição de FHC, a doação de 40% das ações da Petrobrás a estrangeiros, os 23 milhões de Serra na Suíça, nada disso vem ao caso: o que importa é a piscina que a Odebrecht fez no... Palácio do Alvorada.
Enquanto isso, dá-lhe verba pública para os jornalões, dá-lhe jantares de luxo para deputados, dá-lhe entregar o pré-sal aos interesses imperialistas.
E ninguém faz uma proposta para cortar mordomias de todos os funcionários públicos do país, do presidente, do ministro, do deputado, do secretário, do juiz, do promotor...
A Suécia se desenvolveu e se tornou justa porque, até a década de 70, deputado e vereador não tinham sequer apartamento funcional. Tinha que dormir no escritório.
Até hoje, juízes suecos vão ao trabalho de bicicleta e pagam aluguel com o seu salário!



 *

Nenhum comentário: