segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Da prisão, Dirceu escreve carta de despedida a Fidel.

Ex-ministro agradece apoio de ex-presidente cubano e elogia sua trajetória.
Jornal GGN - Em uma carta emocionada, José Dirceu se despede de Fidel Castro. Preso no Complexo Médico Penal desde agosto de 2015 e recentemente condenado a 23 anos de três meses de prisão, maior pena da Lava Jato dada pelo juiz Sérgio Moro até o momento, Dirceu rememora na carta quando conheceu o líder cubano, há mais de 40 anos, quando chegou a Cuba como um dos presos políticos trocados pelo embaixador americano Charles Burke Elbrick, sequestrado em 1969.
Dirceu conta que Fidel recebeu os presos políticos "jovial, alegre e emocionado".
"Chegávamos a Cuba vindos do México, para onde fomos ao sair das prisões da ditadura brasileira trocados pelo embaixador norte-americano. Foi o primeiro de muitos encontros durante minha vida em Cuba e, depois, como petista, deputado, ministro e, por fim, ex-ministro e de novo perseguido e exilado dentro do meu próprio país."
O ex-ministro elogiou o ex-presidente cubano, destacando que ele esteve presente em importantes lutas de independência e contra ditaduras nos anos 60, 70 e 80 na América Latina e África. "Enfrentou e não se rendeu à maior potência do mundo, os Estados Unidos da América", destacou.
O político pontuou que nunca lhe faltou da parte de Fidel "solidariedade e apoio", completando que esse apoio se manifestou com plenitude já fora do governo, em meio as perseguições políticas do Mensalão e Lava Jato.
"Sempre quando eu mais necessitava - de novo banido e caluniado nos anos do mensalão e também depois da minha condenação e prisão em 2013. Anos de infâmia, quando Fidel e Cuba continuaram solidários".
Dirceu concluiu assinando como "Daniel", nome que usou quando exilado em Cuba, e pelo qual foi chamado até o último encontro que teve com o revolucionário. 
Leia na íntegra
José Dirceu se despede de Fidel
Acabo de saber da morte de Fidel. São 9h15 da manhã de sábado. Ontem, dia de visitas aqui no Complexo Médico Penal, eu pedia para que transmitissem a amigos meus cumprimentos pelos seus 90 anos celebrados em 13 de agosto, o que não pude fazê-lo pessoalmente por estar preso.
Coincidentemente, hoje, recebo a triste e infelizmente esperada notícia, já que Fidel vivera e sobrevivera a uma longa enfermidade. Não só lutou contra ela e resistiu, mas passou por essa longa jornada sempre trabalhando e lutando, escrevendo e estudando, pesquisando e recebendo os companheiros de luta de todo o mundo.
Fidel era um sobrevivente de inúmeros atentados e tentativas de assassinato, hoje comprovadas pelos próprios documentos oficiais do governo dos Estados Unidos - da luta estudantil, do ataque a Moncada, do desembarque do "Granma", da guerrilha e, depois, vencendo a batalha de Girón e enfrentando a longa luta para consolidar a revolução nos anos 60/70.
Um líder revolucionário e estadista, colocou Cuba e seu povo na história do século 20. Participou e foi protagonista, mesmo governando uma ilha de 100 mil km² e 10 milhões de habitantes, de todos os grandes acontecimentos mundiais e esteve presente em todas as grandes lutas de independência e contra as ditaduras nas décadas de 60, 70 e 80, na América Latina e na África.
Enfrentou e não se rendeu à maior potência do mundo, os Estados Unidos da América.
Como ninguém, encarou a aspiração do povo cubano e latino-americano à independência e à soberania, seguindo a herança do pai de Cuba, José Martí, e dos grandes da América Latina, como Bolívar. Foi um símbolo de esperança e fonte de inspiração para os pobres, deserdados, explorados e oprimidos de todo o mundo.
Tive, já em 1969, ao chegar a Cuba, a surpresa de encontrá-lo pela primeira vez. Jovial, alegre e emocionado, foi nos dar as boas-vindas e nos prestar solidariedade. Chegávamos a Cuba vindos do México, para onde fomos ao sair das prisões da ditadura brasileira trocados pelo embaixador norte-americano. Foi o primeiro de muitos encontros durante minha vida em Cuba e, depois, como petista, deputado, ministro e, por fim, ex-ministro e de novo perseguido e exilado dentro do meu próprio país.
Nunca me faltou com a solidariedade e apoio - ele e Cuba - e se manifestou em sua plenitude, não quando eu estava no governo, e sim sempre quando eu mais necessitava - de novo banido e caluniado nos anos do mensalão e também depois da minha condenação e prisão em 2013. Anos de infâmia, quando Fidel e Cuba continuaram solidários.
Ao tomar posse como ministro, em 2003, agradeci em meu discurso a solidariedade do povo cubano e seu líder Fidel Castro durante a ditadura. Hoje rendo minha humilde homenagem ao comandante e ao herói do povo de Cuba. Presto minhas condolências ao povo e ao governo de Cuba e me despeço de Fidel sem poder estar em Havana para fazê-lo pessoalmente, assinando com o nome que recebi quando os perigos e as ameaças da ditadura e seu tutor, os Estados Unidos, nos obrigavam a usar pseudônimos.
Daniel
*

Nenhum comentário: