terça-feira, 21 de novembro de 2017

A decomposição política do golpe.





A equação política do golpe não fecha, por isso sua decomposição é contínua e ininterrupta.
O bloco golpista é formado pelo mercado financeiro, sistema de justiça (Judiciário, MPF e PF), grande mídia, EUA, classe média tradicional e políticos conservadores (centrão, PMDB e PSDB).
Classe Média Tradicional
A essa altura do campeonato, mesmo com toda a despolitização, vai ficando claro para a classe média de que ela foi feita de massa de manobra.
Os custos econômicos do golpe para a classe média são e serão enormes.
Nas profissões tradicionais como medicina e engenharia, a renda e o status social se decompõe a olhos vistos e só cessarão com um modelo econômico que permita ao país crescer 3% ao ano, com incorporação de massas ao mercado de consumo.
Em 2002, o Brasil formava 8,5 mil médicos e 28,0 mil engenheiros. Em 2015, foram formados 17 mil médicos e 102,9 mil engenheiros. Já estão nas faculdades estudantes para o Brasil formar 27 mil médicos por ano. Congelar a criação de novos cursos é absolutamente irrelevante, pois já iniciamos o processo de formação de profissionais para consolidar o welfare state, que sem sua implantação draga todas as profissões que seriam envolvidas.
Sem mercado de trabalho pujante para demandar médicos em planos de saúde e engenheiros para moradias e bens de consumo, os salários cairão ano após ano, pois a oferta de médicos e engenheiros cresce de 4 a 5% ao ano.
A Emenda Constitucional 95 que congelou os gastos públicos por 20 anos torna ainda mais dramática a situação dos médicos, pois impede aumento de gastos reais para o SUS.
Aliás, a mesma EC 95 congelará por 20 anos os valores nominais dos salários de quase 2 milhões de servidores federais ativos e inativos. Há carreiras que já acumulam 20% de perdas inflacionárias. Além disso, a medida provisória que postergar a recomposição salarial poderá cancelar definitivamente esses reajustes, antecipando o longo congelamento de salários nominais no funcionalismo, isto porque a EC 95 exceptualizava os reajustes acordados antes de sua vigência e com a MP novo dispositivo juridico passará a versar sobre a recomposição. Se houve descumprimento do teto, os servidores terão os salários congelados imediatamente.
Portanto, há dois barris de pólvora na classe média, prontos para explodir no bloco golpista. As perdas serão ininterruptas até o modelo econômico mudar. Então, o apoio da classe média à direita é insustentável.
Sistema de Justiça
A operação Lava-jato atinge em cheio a parte política do golpe e grande parte do poder econômico. Por isso, já está sendo desmantelada. Assim, o prestigio social e protagonismo político do sistema de justiça se esvai.
O sistema justiça se pensa como financistas de Wall Street, mas são barnabés como quaisquer outros. Assim, a EC 95 atingirá em cheio os salários nababescos de juizes e promotores.
Em 2016, foi aprovado 40% de aumento aos servidores do judiárcio, escalonados até 2019. Mas as justiças federais e do trabalho já comprometem 90% do orçamento com a folha de salários.
Com a EC do Teto, os reajustes dos servidores esmagará os beneficios de magistrados que permitem que as remunerações ultrapassem o teto legal. Depois disso, 20 anos de congelamento nominal de salários.
Um dia a ficha do sistema de justiça vai cair...
Grande Mídia
Até quando a grande mídia vai poder avalizar um golpe que corrói o poder de compra de sua audiência?
Além disso, sem saída econômica os anunciantes escasseiam, num momento de concorrência exacerbada com a internet e de cerco do FBI no caso de corrupção da FIFA.
Políticos Tradicionais
Ano que vem teremos eleições. Quem continuará abraçado a esse pato manco do golpe?
EUA
Continuar apoiando um golpe que se esfarela dia apos dia é um enorme risco geopolítico.
Se tiverem aprendido as lições com o Xá no Irã, verão que esse barril de polvora social poderá ter um desfecho muito desfavorável. Isso num momento de grave questionamento de sua hegemonia, enquanto a China adquire a maior parte dos ativos vendidos pelo Governo Federal.
Conclusão
O golpe se esfarela dia após dia e não pode dar respostas ao grupos que o apoiaram.
As únicas saída são o Lulismo ou Fascismo!
*

Nenhum comentário: