terça-feira, 24 de março de 2015

Hage: Caso Petrobras é o maior já investigado e punido no Brasil.


Ex-ministro da CGU rebateu declaração de FHC e disse que apenas um “cego, mudo e surdo” acreditaria que a corrupção é algo recente no País.
O ex-ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, garantiu, em entrevista ao jornal “Estado de São Paulo” publicada nesta segunda-feira (23), que o esquema na Petrobras revelado pela Operação Lava Jato é o maior caso de corrupção investigado e punido na história do País. Ele comandou a CGU entre 2006 e 2014, durante períodos das gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.
“Não tenho os números de cabeça, mas seguramente me parece a maior investigação já feita e o maior escândalo descoberto do País. Eu não diria que é o maior escândalo ocorrido no País, porque no passado não se descobria, não se investigava. Mas é o maior escândalo descoberto, investigado e, seguramente punido”, explicou o ex-ministro.
Além disso, Hage rebateu a afirmação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que sugeriu, na última semana, que a corrupção é uma “mocinha de poucos anos, quase um bebê”. Para o ex-ministro, apenas um “cego, surdo e mudo” poderia acreditar que a corrupção no Brasil é algo recente.
“Quem afirmar que a corrupção é um bebê, certamente estava de olhos fechados ou fazendo papel de cego, surdo e mudo até agora. Porque até as pedras da rua sabem que a corrupção existe desde que existe a humanidade e, no Brasil, existe desde Pedro Álvares Cabral”, lembrou.
“Agora, se alguém fazia questão de até pouco tempo não enxergá-la, não investigá-la, não trazê-la para a superfície e mantê-la debaixo do tapete, aí realmente pode dizer que ela nasceu agora e é um bebê”, criticou o ex-ministro.
***
***
***
Memória seletiva de FHC é desrespeito ao povo.



Ex-presidente disse que a corrupção no Brasil “é uma mocinha de muito poucos anos, quase um bebê”.

A declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) de que a corrupção na Petrobras é um fato novo no Brasil incomodou parlamentares petistas. A fala foi considerada uma ofensa aos brasileiros que conhecem a história recente da política no País.

Em entrevista ao canal “Globo News” na noite de quinta-feira (19), o tucano afirmou que a corrupção no Brasil “é uma mocinha de muito poucos anos, quase um bebê”. A declaração foi uma referência à fala da presidenta Dilma Rousseff dita na segunda-feira (16), de que a corrupção é uma “senhora bastante idosa” neste País.
Para o deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), a frase o ex-presidente é um desrespeito às pessoas que conhecem minimamente a história do Brasil. Segundo ele, o equívoco de FHC se deu pela sanha de atacar o PT e a presidenta Dilma. “É preciso perguntar ao ex-presidente por que algumas pessoas esconderam dinheiro no banco HSBC no exterior, desde a década de 1990”, questiona o deputado.
A história comprova que muito antes de deflagrada a Lava Jato, denúncias sobre esquemas fraudulentos na petrolífera despontavam, ainda que timidamente, na mídia.
Em 1996, o jornalista Paulo Francis, então apresentador do programa “Manhattan Connection”, denunciou o que seria o embrião do esquema de corrupção na Petrobras. “Roubam… superfaturamento…é a maior quadrilha que já existiu no Brasil”, declarou, ao vivo. A imprensa não deu repercussão ao assunto e Francis chegou a ser processado pela acusação.
Outros atos de corrupção ocorridos durante a era tucana são considerados tão graves para o deputado quanto os descobertos recentemente. Fontana diz ser no mínimo estranho FHC desconhecer o mensalão mineiro e as investigações sobre os casos de corrupção na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), também conhecido como o trensalão tucano, durante os governos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB.
O parlamentar ressalta que desde 2003 os governos do PT buscaram combater de forma efetiva a corrupção. Em 2001, havia cerca de quatro mil processos de investigação de corrupção parados nas gavetas do então procurador-geral República, Geraldo Brindeiro, marcado como o “engavetador-geral da República”.
Fontana destacou ainda o fortalecimento e a autonomia conquistados pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público (MP), que não sofrem mais qualquer intervenção do Executivo.
A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) acredita que a afirmação de FHC revela que o intelecto do ex-presidente está sendo prejudicado pela disputa partidária e pelo ódio político.
“Ao dizer que a corrupção no Brasil é um bebê, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso dá mostras indiscutíveis de senilidade”, afirma a deputada.
***
***
***

Plenária metropolitana de Movimentos Sociais.
O diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores convida todos os petistas para participarem da plenária metropolitana de Movimentos Sociais, que irá se realizar em Belo Horizonte no dia 25 de março, às 19hs, no Sindicato dos Bancários (Rua Tamóios, nº611, centro).
Durante o encontro será bordados os temas:
  • Pela criação de uma frente democrática e popular em defesa da democracia contra o golpe;
  • Fim do financiamento privado de campanhas;
  • Combate sem tréguas à corrupção;
  • Taxação das grandes fortunas;
  • Democratização dos meios comunicação;
  • Nenhum retrocesso social e ampliação dos direitos.
Para mais informações entre em contato com a Secretária dos Movimentos Populares do PTMG ou pelo e-mail: comunica@ptmg.org.br.

***
***
***

Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais inicia Encontros Regionais “Mais Diálogo Mais Participação”.



Neste sábado (21), o Diretório Estadual do PT/MG iniciou a jornada de encontros regionais nas cidades de Ipatinga, na região Vale do Aço e em Teófilo Ottoni, na região Mucuri.
O PT de Minas Gerais iniciou o calendário de atividades regionais, neste final de semana. São ao todo 18 regionais, contemplando todas as regiões do estado. Os Encontros Regionais são as primeiras atividades de 2015 do Diretório Estadual do partido, organizados pela nova gestão da presidenta Cida de Jesus. Com objetivo de reaproximar das bases, levando o partido ao diálogo amplo com os diretórios municipais, é que foi pensada a importância das atividades regionais.
Na pauta, discussões sobre Reforma Política, Conjuntura Nacional e Estadual, Ouvir e debater as dificuldades e propostas de cada região, e as eleições das coordenações regionais do PT. Em cada encontro será tirada uma comissão, através do voto dos membros das executivas municipais, que ficará responsável por acompanhar as demandas partidárias de cada região, junto ao Diretório Estadual.
“Vivemos um momento de grande indignação, por isso, temos que defender e reafirmar nosso projeto que é de TODOS. A ideia de realizarmos os Encontros Regionais foi pensando em reorganizar os diretórios municipais e reaproximar das bases. Começamos pelo Vale do Aço e fomos muito bem recebidos pela nossa militância, que expressa cada vez mais vontade de fortalecer nosso partido. Foi uma agenda revigorante, onde pudemos sentir o quanto nosso estado precisava regionalizar as atividades do partido”, diz Cida de Jesus, presidenta do PT/MG.
Além das regiões do Vale do Aço e Mucuri, onde já foram realizados os encontros, neste próximo fim de semana 28 e 29 de março, ocorrerão em mais 12 regionais, sendo elas, Alto Jequitinhonha, Médio Jequitinhonha, Baixo Jequitinhonha, Sudoeste, Vertentes Caparaó, Triângulo Sul, Alto Parnaíba, Sul, Noroeste, Centro Oeste, Triângulo Norte, e também região Metropolitana, na grande BH. No dia 11 de abril serão as ultimas regionais a realizarem os encontros, Vertente Caparaó, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Norte.
Abaixo, informações completas de locais e horários dos encontros:
Alto Jequitinhonha 28/03/15 – 9h Centro Cultural – Centro, Carbonita.
Médio Jequitinhonha 28/03/15 – 15h Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Rua Goiás, 292. Centro, Araçuaí.
Baixo Jequitinhonha 28/03/15 – 9h Clube dos Operários de Almenara – Rua Severino Coutinho, 324, Centro.
Sudoeste 28/03/15 – 14h Teatro Rotary – Av Breno Soares, 459, Passos.
Vertentes do Caparaó 28/03/15 – 15h Câmara Municipal – Rua Hilda Vargas Leitão, 141, Alfa Sul, Manhuaçu.
Triângulo Sul 28/03/15 – 13h Câmara Municipal – Rua Tristão de Castro, 204, Centro, Uberaba.
Alto Parnaíba 28/03/15 – 9h Câmara Municipal – Av João Paulo ll, 1200, Guilhermina Vieira Chaer, Araxá.
Metropolitana 28/03/15 – 9h PT BH, Rua Timbiras, 2330, Lourdes.
Sul 29/03/15 – 9h Poço Fundo Tênis Club, Rua Ferreira de Assis, 1, Centro.
Noroeste 29/03/15 – 10h Câmara Municipal de Paracatu, Praça JK, 449, Centro, Paracatu.
Centro Oeste 29/03/15 – 9h Câmara Municipal, Praça Santo, 191, Centro, Pequi.
Triângulo Norte 29/03/15 – 13h Câmara Municipal, Av João Naves de Ávila, 1617, Santa Monica, Uberlândia.
Vertentes do Caparaó 11/04/15 – 15h Mobom, Rua Santa Maria, 246, Serapião ll, Dom Cavati.
Campo das Vertentes 11/04/15 – 9h Lenheiros Country Club, Av Luiz Gaiarola, 2564, Colônia Marçal, São João Del Rei.
Zona da mata 11/04/15 – 9h Sindicato dos Bancários, Rua batista de Oliveira, 746, Juiz de Fora.
Norte 11/04/15 – 9h Câmara Municipal de Montes Claros, Rua Urbino Viana, 600, Bairro Guilhermino.
convite-geral
Assessoria de Comunicação PTMG

***
***
***

É hora de defender o Brasil.





Diante do importante pacote de medidas anticorrupção anunciado na última quarta-feira (18/03) pela presidenta Dilma, chegou a hora de nós militantes nos juntarmos a todas as pessoas de bem deste país em defesa da nossa nação contra àqueles que, no último domingo, manifestaram com ódio e intolerância – conduzidos por uma oposição raivosa que ainda não admitiu a derrota nas eleições do ano passado e incentivados pelo espetáculo midiático – o desejo de dar o golpe, destituir o direito de voto e jogar no lixo toda a experiência trágica que vivemos durante a ditadura militar.
Sem nenhum escrúpulo ou respeito, muitos ainda pediram uma intervenção militar usando fardas e empunhando faixas e cartazes regidos pela Canção do Exército. Esse comportamento hostil, além de tudo, vai contra o que rege a nossa Constituição Federal e a Lei de Segurança Nacional.
Nunca se combateu tanto a corrupção no Brasil. Enquanto no governo do PT as pessoas envolvidas em denúncias são investigadas, indiciadas e presas, no governo da oposição mais de 450 denúncias foram arquivadas pelo então senhor Geraldo Brindeiro, que ficou conhecido como o “engavetador-geral da República”. Outros tempos.
É importante lembrar que no governo do presidente Lula foi criada Corregedoria-Geral da União. Foi ele quem deu autonomia e independência para a Polícia Federal, ao Ministério Público, que passou agora a escolher o seu próprio Procurador-Geral, e à Advocacia-Geral da União, que incrementou em suas atividades o ajuizamento de ações de improbidade e de ressarcimento de recursos desviados. E mais, foi o PT quem criou o Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação.
E agora estamos dando um passo ainda maior, que começou essa semana com a recém regulamentação da Lei Anticorrupção, assinada pela presidenta Dilma. Com as propostas de hoje, que serão encaminhadas ao Congresso, estão previstas a criminalização da prática de caixa 2 e lavagem de dinheiro; o confisco de bens que sejam fruto ou proveito de atividade criminosa; a alienação antecipada de bens apreendidos; o pedido de urgência para o projeto de Lei que trata do enriquecimento ilícito de funcionários públicos e a extensão da Lei da Ficha Limpa aos cargos de confiança nos três poderes.
O que a oposição quer é desestabilizar o nosso poder de governança e isso não vão conseguir. Querem derrubar a presidenta mas não existe nenhuma representação do Ministério Público contra ela junto ao Congresso, ou ao Supremo Tribunal Federal.
Enquanto eles falam da corrupção na Petrobras, que estamos investigando com veemência e que certamente se arrasta por décadas, se esquecem de outros escândalos em que estiveram (e estão) envolvidos, como a Máfia dos Fiscais, Sanguessuga, Sudam, Operação Navalha, Anões do Orçamento, Vampiros da Saúde, Metrô de São Paulo, Aeroporto de Cláudio e agora o escândalo do HSBC, em cuja lista aparecem nomes de políticos, jornalistas e de empresários da grande mídia, que hoje trabalham de forma imparcial em favor das ações da subversão do regimento constitucional, suspeitos de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
O que precisamos fazer agora é retomar a postura de militante das nossas bandeiras históricas e lutarmos por uma ampla e nova reforma política, que acabe com a corrupção em todas as esferas governamentais e que coloque fim ao financiamento empresarial de campanha. Precisamos lutar pela reforma tributária com a taxação sobre grandes fortunas e desonerar os trabalhadores que hoje são taxados da mesma maneira.
É hora de unir as nossas forças em apoio à presidenta Dilma e em defesa de todas as nossas políticas públicas sociais conquistadas em nossos governos, dos direitos dos trabalhadores e da soberania nacional.


Ulysses Gomes – Deputado Estadual
1º Secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Nenhum comentário: