CEZAR CANDUCHO

Minha foto
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA., MG, Brazil

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

É preciso preservar as instituições e a democracia, diz Fachin do STF - Nesta quarta-feira (12), o ministro Luiz Edson Fachin, recém empossado no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que diante da atual crise política o país deve estar “acima de qualquer embate” entre os poderes da República. Segundo ele, é preciso preservar as instituições para assegurar a democracia.

Luiz Fachin é ministro do Supremo Tribunal Federal
Luiz Fachin é ministro do Supremo Tribunal Federal.

“O que me parece muito importante neste momento, como, aliás, em todos, é colocar o Brasil acima de todo e qualquer embate que haja. Os interesses do Brasil são maiores que os interesses momentâneos de uma crise política que o país pode estar passando”, afirmou Fachin em entrevista após ser homenageado em um evento no Palácio do Itamaraty.

“É preciso preservar as instituições, preservar a democracia e estar disposto ao diálogo e à troca de ideias que levem em conta os interesses maiores do Brasil e não os interesses circunstanciais ou conjunturais. Este é grande desafio que se coloca para quem, de fato, quer apostar na estabilidade e não no caos”, acrescentou.

Para o ministro, dialogar significa “respeito ao dissenso” e não “adesão” de um poder ao outro. Ele também defendeu a necessidade de estabelecer uma “área comum de interesses” para assegurar estabilidade na economia, tranquilidade na sociedade e preservação das instituições democráticas.

Ao comentar a afirmação da presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia, de que é preciso respeitar a soberania das urnas, o ministro afirmou: “Do ponto de vista da democracia, a vontade popular é, evidentemente, determinante para a periodicidade da escolha dos nossos governantes e a vontade popular também expressa o gesto de soberania e preservação da democracia”.
 

Do Portal Vermelho, com informações de agências.

Nenhum comentário: