CEZAR CANDUCHO

Minha foto
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA., MG, Brazil

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vitória eleitoral de PSDB e PMDB se deve a omissão da mídia.

globomoro

Um fato é inegável e tem que ser analisado, pois, sem reflexão, será entendido de forma errada. Refiro-me à expressiva redução do PT e a chamativa vitória do PSDB e do PMDB na eleição municipal de 2016. E para uma visão rápida do que ocorreu, bastam poucos dados.
O PT passou das 644 prefeituras que detinha em 2012 para 254 em 2016 (-61%).
O número de prefeitos tucanos passa de 701 para 803, e a população governada pelo PSDB salta de 25,8 milhões para 48,7 milhões (o PT encolheu de 38 milhões para 5,9 milhões).
Mas o dado mais chamativo diz respeito ao volume assombroso de prefeitos eleitos neste ano que apoiam o governo Temer: 83% !!
Uma das “explicações” mais populares (e irrefletidas) para o fenômeno acima é muito simples de ser formulada: O PT perdeu tanto por conta da corrupção e da crise econômica.
Ora, essa explicação não cola.
Falemos, primeiro, da corrupção. O PT tem problemas com a corrupção? Claro, como qualquer outro partido. Na Lava Jato, há mais ou menos envolvidos famosos tanto do PT quanto do PMDB e do PSDB.
Alguns dos listados a seguir foram só citados na Lava Jato, outros foram delatados. Mas o envolvimento de todos é inegável. Se investigam uns e não investigam outros apesar de todos merecerem investigação por terem sido citados, é outra coisa.
PMDB = PT = Gleisi Hoffmann, José Dirceu, Guido Mantega, Antonio Palocci, João Vaccari, Lula, Lindbergh Farias
PMDB = Edson Lobão, Eduardo Cunha, Luiz Fernando Pesão, Renan Calheiros, Romero Jucá, Roseana Sarney, Valdir Raup, Michel Temer
PSDB = Aécio Neves, Antonio Anastasia, Geraldo Alckmin, José Serra, Aluizio Nunes, Eduardo Azeredo, Fernando Henrique Cardoso
Se a corrupção fosse o problema, portanto, não haveria por que punir o PT tão duramente. Além do envolvimento maior ou menor de tucanos e peemedebistas famosos na Lava Jato, os dois grandes vitoriosos da eleição municipal de 2016 são partidos campeões da ficha suja no TSE.
Reportagem do site Congresso em Foco publicada há algumas semanas mostra o ranking da sujeira político-partidária no Brasil.
Confira, abaixo, a lista dos políticos barrados na recente eleição por terem problemas com a lei.
PARTIDO             QUANTIDADE
PMDB   93
PSDB     63
PSD        50
PR          46
PSB        45
PP          44
PDT        43
PT           42
DEM      35
PTB        33
PRB        30
PV          29
PPS        23
PCdoB  22
PTN       21
SDD       21
PROS     20
PEN       19
PHS        18
PMN     18
PSDC     18
PSL         18
PSC        16
PRTB     11
PPL        10
PRP        9
PTC        9
PMB      8
PSOL     8
PTdoB   8
REDE     2
Como se vê, é estúpida a versão de que o PT seria mais ou menos corrupto. Corrupção é inerente aos grupos políticos, empresariais, laborais etc. Sempre haverá gente tentando se locupletar.
Quanto à questão da economia, como o PMDB pode ser visto como salvação da lavoura se ele governou junto com Dilma e Lula, tendo uma representação nesses governos igual ou (às vezes) até maior que a do PT?
Então, se corrupção e crise econômica não explicam racionalmente a derrocada do PT e a ascensão e glória do PSDB e do PMDB, qual é a explicação para esse fenômeno.
A versão é sempre mais forte e definitiva que o fato. Apesar de não haver maiores distinções entre a corrupção no PT e em outros partidos, para a formação da imagem mental das pessoas a mídia (sobretudo a TV) têm uma grande força ao longo do tempo.
Ora, se no Jornal Nacional aparecem só petistas sendo acusados enquanto tucanos e peemedebês não aparecem (JN escondeu denúncias contra José Serra), é óbvio que a população vai se acostumando a associar só o PT à corrupção.
O quadro, porém, parece mais desalentador do que realmente é. O golpe e a manipulação midiática não foram empreendidos à toa. O objetivo do golpe é piorar a vida do povo. Não por maldade, mas para tirar de pobre para dar a rico.
Não é sadismo, é ganância. Ricos querem mais, não querem ver dinheiro público alimentando ou educando pobre; dinheiro público é para rico tomar empréstimo a fundo perdido.
A melhor forma de fazer o povo mudar de opinião é levando a cabo o programa econômico dos golpistas. Pobreza vai aumentar, desigualdade vai explodir, vidas serão destruídas. Não há melhor escola que o sofrimento.
Você vai ao site dos picaretas do MBL e os vê ensinando aos trouxinhas (contração de trouxa com coxinha) que é melhor para eles perderem férias, 13º, fundo de garantia etc. Que é melhor ser terceirizado. Que é melhor se aposentar só aos 70 anos.
E pode ter certeza, leitor, de que a “pobraiada” engabelada pelo PSDB e pelo PMDB vai até o fim, vai ter que pagar para ver – ou melhor, pagar para sentir – quanto dói uma saudade – no caso, saudade do tempo em que o salário crescia todo mês e o desemprego caía todo mês.
*

Nenhum comentário: