CEZAR CANDUCHO

Minha foto
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA., MG, Brazil

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Chaui, PT e a geopolítica.

chaui

O PT vive o momento mais dramático de sua história política. E isso tem relação com os muitos erros que cometeu.
O PT fez acordos exageradamente pragmáticos com partidos fisiológicos e isso lhe tornou também bastante fisiológico.
O PT aceitou chantagens do campo conservador e por isso passou a ser refém do conservadorismo.
O PT passou do ponto em concessões econômicas liberais e isso lhe fez perder parceiros do movimento social.
Há quem defenda, porém, que não fosse isso, o PT nunca teria ganhado eleições importantes. Como a que o levou, depois da Carta aos Brasileiros, à presidência da República.
É uma tese. E há outras respeitáveis e bem diferentes dessa.
Mas o fato é que também não se pode dizer que é só por esses recuos que o PT está vivendo o momento mais dramático de sua história política.
O PT paga pelos seus erros, mas também pelos seus acertos.
Os governos do PT, por exemplo, acertaram na lei do Pré-Sal. E isso certamente contrariou interesses mais do que potentes.
A professora Marilena Chaui sustentou ontem no Nocaute, do escritor e jornalista Fernando Moraes, que o juiz Sérgio Moro foi treinado pelo FBI para conduzir a Lava Jato.
E que o FBI teria por objetivo destruir a esquerda e o campo progressista para que as reservas de petróleo do Brasil pudessem ser acessadas pelas companhias privadas americanas, como Chevron-Texaco, Shell e ExxonMobil.
A professora Chaui deve ter seus motivos para dizer isso. E, claro, também pode estar errada.
Mas ao mesmo tempo não se deve descartar que a perseguição que o PT está sofrendo hoje não seja algo absolutamente orquestrado e que tem objetivos muito mais heterodoxos do que fazer uma limpeza ética no país.
Será que só os tesoureiros do PT são corruptos?
Será que não há em outros partidos homens e mulheres que tenham cometido irregularidades ou crimes na gestão das contas de suas legendas?
Será que os recursos de empreiteiras doados ao PT são frutos de corrupção e o dos outros grandes partidos que receberam quase a mesma coisa não?
Será que os esquemas ocorridos nos últimos anos no governo federal não estão enraizados na vida política brasileira e não são praticados em governos de estados e prefeituras?
Então, por que só PT?
Por que só o PT tem sido alvo de punições que podem lhe estrangular economicamente?
Por que só a sede do PT foi alvo da Polícia Federal e a dos outros partidos não?
Por que a esposa e a filha do Eduardo Cunha ainda não receberam a visita dos amigos do japonês e um filho do Lula por muito menos teve mandado de busca e apreensão no seu apartamento durante à noite?
Sem querer entrar na onda das ditas teorias da conspiração, o que é sempre bom lembrar é que quando o governo americano desclassifica os seus documentos secretos, muitas dessas teorias deixam de ser conspirações.
Por isso, quem está tratando a professora Marilena Chaui como exagerada ou algo ainda pior, deveria ser mais cuidadoso.
E quem está achando que o PT é vítima apenas dos seus próprios erros, também.
Desprezar os interesses geopolíticos que estão por trás das disputas que ocorrem em países da importância e do tamanho do Brasil não é um bom caminho para quem quer discutir e fazer política com seriedade.
*

Nenhum comentário: