domingo, 9 de outubro de 2011

CEUMAR COELHO

Paulo Fridman/Divulgação



O nome dela é Ceumar Coelho. É natural de Itanhandu, Sul de Minas, onde nasceu há 41 anos. Há um ano a intérprete e autora de raro bom gosto trocou São Paulo por Amsterdã. Na Holanda, vem trilhando carreira que já rendeu, inclusive, a gravação de Ceumar – Live in Amsterdã. De volta ao Brasil, retoma a turnê do show de lançamento do disco Meu nome, de 2009, hoje à noite, no Teatro Dom Silvério, recebendo como convidado o cantor e compositor Sérgio Pererê, parceiro em Gira de meninos.

“Tenho aprendido muito na vida cotidiana, em família, com marido e filhos, e na profissional, conhecendo músicos de toda parte por aqui”, conta Ceumar, lembrando que Amsterdã tem uma vida cultural riquíssima e acessível, com a inspiração vindo de toda parte, especialmente do muito que ela vê da bicicleta com a qual perambula pelas ruas das cidade holandesa. Na turnê brasileira, depois de Belo Horizonte Ceumar vai passar por São Paulo (Teatro Fecap, amanhã e domingo), Rio de Janeiro (dia 18, Sala Baden Powell) e Ouro Preto (dia 20, Casa da Ópera), com direito às companhias dos amigos Pererê (Rio, além de BH) e Déa Trancoso (São Paulo e Ouro Preto).“Estou feliz demais por estar de volta às minhas Minas Gerais”, confessa a cantora, revelando que os europeus são ouvintes assíduos da música brasileira. “Eles curtem mesmo. Ouvem atentos, se envolvem. Desde que comecei a fazer shows em Amsterdã, em 2006, senti a curiosidade deles pela música que faço, mais autoral e contemporânea”, relata. Além da Holanda, ela já se apresentou em Portugal, Espanha, Inglaterra, Bélgica e França.Em fevereiro de 2011, ao lado da percussionista Simone Sou, de São Paulo, e de mais três músicos brasileiros residentes na Holanda, Ceumar participará do projeto Balkan & Brasil. Fará ainda outros shows naquele país, que poderão resultar em um disco. “O importante é manter a minha escolha musical e continuar nas minhas descobertas. O grande desafio é quebrar a imagem que existe de um Brasil só de samba e carnaval”, acrescenta a intérprete, lembrando que, no ano que vem, haverá intercâmbio maior entre Brasil e Holanda. Um festival da Bélgica também está na agenda da cantora. Casada com o músico e produtor holandês Ben Mendes, ela teve os dois discos mais recentes produzidos pelo artista. Cria de uma família musical, aos 18 anos Ceumar mudou-se para Belo Horizonte, onde estudou violão clássico e canto na Fundação de Educação Artística (FEA). Em 1995, foi para São Paulo, onde se tornou parceira de Zeca Baleiro, que produziu o seu disco de estreia.DISCOGRAFIA
 Dindinha, 1999 
• Sempre viva, 2003
• Achou!, 2006, com Dante Ozzetti 
• Meu Nome, 2009
• Live in Amsterdã, 2010



VALE A PENA OUVIR DE NOVO =



Nenhum comentário: