O lançamento da pré-candidatura de Fernando Pimentel para o Governo do Estado, ocorrida em Belo Horizonte, na última sexta-feira, com a presença do ex-presidente Lula, representou, antes de qualquer coisa, uma luz no fim do túnel para mineiros e mineiras. Isso porque as recentes notícias sobre o aumento da criminalidade e problemas na economia, saúde e educação apontam para um futuro desolador para Minas Gerais, caso continue sob a malfadada gestão tucana.
Um informativo divulgado pela Secretaria de Estado de Defesa Social indica que em 2013 foram cometidos, em média, 11 assassinatos por dia nos 29 municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes. Um assassinato a cada duas horas. Esta é a maior média do Estado desde 2005. Outros crimes como roubos, extorsões e estupros também apresentaram aumento. Para o sociólogo e pesquisador sobre segurança pública da PUC Minas, Luiz Flávio Sapori, a má administração do policiamento seria o principal motivo. “As polícias Militar e Civil de Minas não trabalham de forma integrada e esta ação, que possibilita a troca de informações, é o primeiro passo a ser tomado. Depois é mudar a legislação, que facilita a volta de criminosos às ruas”, analisa.
Dados divulgados pelo IBGE no mês de dezembro apontam também problemas no setor econômico. Os números mostram que a economia mineira tem crescido abaixo da média nacional de forma sistemática e contínua principalmente após o ano de 2003, ano em que se iniciou a gestão Aécio Neves. Minas, que já foi considerada a segunda maior economia entre as Unidades da Federação, possuiu o quinto pior desempenho econômico no período entre 2003 e 2011. Dentre os estados do Sul e Sudeste, é o que detém a menor renda per capita.
Agravando a situação mineira, um comunicado da Secretaria de Estado de Saúde decepcionou prefeitos de cidades por todo o estado. Apesar de 2013 ter registrado recorde nos casos de dengue em Minas Gerais – um aumento de 1500% em relação ao ano anterior-, a verba destinada pelo Governo do Estado para o combate à doença não será suficiente para conter o seu avanço. O secretário municipal de saúde de Uberaba, Fahim Sawan, conta que o município registrou 20 mortes em 2013, uma das situações mais complicadas do estado. Apesar disso, Uberaba receberá somente 200 mil Reais, valor bem inferior aos 750 mil Reais recebidos no ano passado.
Na educação, várias denúncias feitas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) revelam muitos problemas também neste setor. Um deles seria a proibição pelo Governo do Estado dos professores se alimentarem da merenda escolar juntamente com os estudantes. Como não recebem tíquete-alimentação, os profissionais se alimentavam durante o trabalho com a mesma comida oferecida aos alunos. Desde 2012, no entanto, por determinação estadual, os professores têm que tirar dinheiro do pagamento para fazer o lanche ou a refeição no expediente. O sindicato reivindica também um aumento de 8,32% no piso salarial em 2014, questão que o Governo Anastasia ignora há algum tempo. A mais recente polêmica, contudo, se refere à negativa de matrícula na rede estadual para alunos do ensino noturno que não possuam carteira de trabalho. Para Beatriz Cerqueira, coordenadora do Sind-UTE, “Podemos dizer que o Governo com essa determinação está empurrando esses alunos para fora da sala de aula”.
Para o cidadão honorário de Minas Gerais e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a construção de uma alternativa política para o estado através da candidatura de Fernando Pimentel é imprescindível para a mudança deste quadro de hegemonia tucana. “Devemos mostrar as limitações e fragilidades do governo tucano e o que pode melhorar com um governo do PT. Temos um ótimo pré-candidato, o ministro Fernando Pimentel, que está inclusive liderando as pesquisas. Tenho certeza de que o PT, como sempre, fará sua campanha dialogando em todo o estado com os movimentos sociais, a juventude, a intelectualidade, o empresariado e os setores que desejam um novo rumo político e social para Minas”, afirmou Lula.
|
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA = ALAGOA - AIURUOCA - DELFIM MOREIRA - ITAMONTE - ITANHANDU - MARMELÓPOLIS - PASSA QUATRO - POUSO ALTO - SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE - VIRGÍNIA.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
Candidatura de Pimentel traz esperança para Minas Gerais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário