sábado, 22 de fevereiro de 2014

Fuser desafia a Globo e a mídia brasileira.

Professor Igor Fuser desafia a Globo a mostrar uma única matéria positiva sobre a Venezuela pós Chávez em 15 anos de massacre midiático contra país vizinho


Palavras Diversas



Professor Igor Fuser desafia a Globo a mostrar uma única matéria positiva sobre a Venezuela pós chegada de Chávez ao poder, em 15 anos de massacre midiático protagonizado pela mídia brasileira contra país vizinho.

Igor Fuser, professor da UFABC, participou do programa da Globo News, “Entre Aspas”, a comando de Monica Waldvogel, para discutir a situação da Venezuela e os recentes distúrbios provocados pelas manifestações violentas. Do outro lado da banca, estrategicamente a direita da apresentadora, encontrava-se o professor da USP e pesquisador da Unicamp, José Augusto Guilhon, figurinha fácil na emissora e que estava ali para ratificar a opinião da Globo sobre o atual cenário político do vizinho rico em petróleo.

Fuser não teve papas na língua e disse aquilo que achava que deveria ser dito.

Não quis contemporizar com a ideia pré-estabelecida de que a Venezuela é um regime autoritário.

Fez mais. Desancou a mídia brasileira e a própria Globo, em pleno caldeirão do criticado, sobre a postura parcial e manipuladora da imprensa sobre a Venezuela pós chegada de Hugo Chávez ao poder.

A Guilhon apenas restou o uso de uma ironia chiliquenta, afeita a quem não tinha condições de enfrentar a argumentação posta, ao mesmo tempo que tentou desqualificar o discurso de Fuser sem apresentar nenhuma evidência clara do que dizia.

O professor da UFABC finalizou sua participação no programa com afirmações fortes e desafiadoras ao poder midiático que a Globo tão bem [ou mal] representa:

“Eu sou leitor assíduo de jornais, de televisão, sou jornalista de formação, eu nunca vi na Globo, nem nos jornais brasileiros uma única notícia positiva sobre a Venezuela. Uma única. A gente pode ter a opinião que a gente quiser sobre a Venezuela, a Venezuela é um pais muito complicado, agora será que nesses 15 anos de chavismo não aconteceu nada de positivo? Eu nunca vi, desafio a me mostrar, uma notícia positiva sobre a Venezuela na Globo. Estou falando isso porque estou na Globo, mas eu diria o mesmo no Estadão, na Folha de São Paulo, em outra emissora de televisão, não é possível que só mostrem o que é ruim ou supostamente ruim da Venezuela. Quer dizer, cadê o outro lado? Será que os venezuelanos que votaram no Chávez, que votaram no Maduro, são tão burros, que o governo só faz coisa errada?”


________________________________________

Selo Fuser Mídia Democrática.

Mônica Waldvogel nunca esquecerá...
Mônica Waldvogel nunca esquecerá...

Postura de Igor Fuser, de enfrentamento à mentira e à manipulação flagrante da Globo News, ao vivo, serve de exemplo de como portar-se diante de tal situação, sem curvar-se ou ceder em suas convicções e opiniões distintas daquelas que lhes desejarem impor.

Aqueles que forem capazes de enfrentar, de peito aberto e munidos de argumentação embasada, o poder da mídia hegemônica farão jus ao Selo Fuser.


http://wp.me/p3tyfq-2tG

Nenhum comentário: