segunda-feira, 31 de março de 2014

PROS anuncia apoio à pré-candidatura de Pimentel ao governo de Minas.


O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) anunciou nesta sexta-feira (28), durante o 1º Encontro Estadual da legenda, em Belo Horizonte, que apoiará a futura candidatura do ex-ministro Fernando Pimentel (PT) ao Governo de Minas Gerais.

No encontro, que reuniu lideranças dos dois partidos, o deputado federal Ademir Camilo, presidente regional e vice-presidente nacional do PROS, ressaltou a necessidade de oxigenar um “modelo esgotado”. O deputado disse reconhecer em Pimentel “competência e compromisso” e adiantou que o partido quer contribuir com um plano de governo que atenda a todo o Estado de Minas Gerais.

“A administração do PSDB se desgastou ao longo do tempo e, aos olhos do PROS, não interessa à toda a população de Minas Gerais. É um grupo que se esqueceu de fazer política social. Por isso, decidimos de forma unânime seguir um caminho diferente para Minas”, afirmou Camilo.

Coordenador das Caravanas da Participação, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, agradeceu o apoio a uma eventual candidatura e destacou a importância de ter o PROS na aliança nacional e regional. “É um partido jovem que já nasceu no campo democrático e popular”, assinalou.

Conforme Pimentel, o PT tem uma aliança muito forte com o PROS desde sua fundação e “será uma honra caminharmos juntos em Minas”. “O partido já tem lideranças expressivas no interior do estado, tem nove prefeitos, 255 vereadores, tem deputado federal e estaduais. É um partido que vem com força e energia e certamente vai contribuir muito”, disse o ex-prefeito de Belo Horizonte.

O presidente estadual do PT de Minas, deputado federal Odair Cunha, afirmou que o partido irá reforçar a construção de um novo projeto para Minas Gerais. “Esse apoio fortalece a frente democrática que queremos construir aqui no estado”, elogiou.

Falta de gestão em Minas

Uma das contribuições que o PROS poderá dar ao programa de governo diz respeito à questão tributária. O partido tem realizado encontros regionais para discutir o tema e reúne sugestões de vários setores.

“Estamos elaborando um projeto que permita uma reforma da estrutura tributária, com justiça social. Podemos aumentar a arrecadação ao diminuir a sonegação de impostos, justamente para que o contribuinte pague menos”, explicou Admir Camilo.

O vice-presidente do PROS não poupou críticas ao baixo desenvolvimento econômico e à administração do estado. “O chamado Choque de Gestão não é um bom cartão de visitas. Falava-se em déficit zero e hoje sabemos o tamanho da dívida do governo. Falava-se em gestão para resultados e, nos últimos cinco anos, vimos uma total falta de investimento em infraestrutura”, acusou.

Camilo usou os exemplos dos programas “Minas Comunica” e “Caminho de Minas”, que, apesar de ter recursos liberados há anos, somente agora, na reta final do governo, começam a sair timidamente do papel.

“O Caminho de Minas foi mote de campanha e chegamos no final do governo relicitando projetos. Dos 8 mil quilômetros prometidos, só finalizaram 41 quilômetros. Que gestão é essa?”, criticou.
















______________________________________
______________________________________
______________________________________


Odair Cunha - PROS reforça declínio tucano em Minas.


Odair Cunha - PROS reforça declínio tucano em Minas

Deputado federal Odair Cunha (PT-MG), que é também presidente do PT-MG, avalia que chegada do PROS à aliança em torno de Fernando Pimentel aumenta chances de vitória de um projeto "com maior sensibilidade social" no estado; palanque eletrônico do candidato ganha quase um minuto.

Em entrevista exclusiva ao Pautando Minas, o deputado federal Odair Cunha, presidente do PT de Minas Gerais, diz que a chegada do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) ao projeto liderado pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, reforça a proposta de diálogo com os mineiros, representada pelas Caravanas da Participação.

A aliança, que foi anunciada ontem (28), às 18h, na sede do partido em Belo Horizonte, dará ao palanque eletrônico de Pimentel cerca de 50 segundos. "Estamos ainda mais confiantes nas chances de dar aos mineiros um governo de maior sensibilidade social", comemora Odair. Leia a entrevista.

Qual a importância deste anúncio de apoio do PROS à candidatura do PT ao governo do estado?

A aliança programática com o PROS é um grande reforço para o campo democrático e popular que, em Minas Gerais, representa o sentimento de mudança na forma de governar. Uma mudança sem riscos, como é o desejo da população do estado. Os mineiros querem uma administração que os ouça e construa, coletivamente, os melhores programas para o estado. O presidente regional do partido, meu amigo Ademir Camilo, e o secretário nacional, Gustavo Pires, serão importantes nesse processo. Estamos ainda mais confiantes nas chances de dar aos mineiros um governo de maior sensibilidade social.

Que proposta PT e PROS levarão para as urnas em Minas?

Estamos reunindo as forças progressistas do Estado para construir um programa de governo que contemple essa mudança com responsabilidade que os mineiros estão buscando. É uma adesão importantíssima para abrir uma nova trilha de crescimento e modernização em Minas Gerais que tenha a população como foco. Os mineiros querem um governo mais aberto e identificado com eles. O nome que representa esse conjunto de valores em Minas hoje é o do ex-prefeito e ex-ministro Fernando Pimentel.

O governo de Minas dá sinais de fadiga?

A população mineira já demonstrou, nas urnas, que o projeto tucano perde fôlego a cada ano. Esse enfraquecimento foi claramente revelado nas últimas eleições municipais, quando o PSDB reduziu em 15 o número de prefeitos eleitos, em comparação com 2008. Hoje, 3,4 milhões de mineiros conhecem o jeito petista de governar em Minas Gerais. Já o PSDB tem sob sua administração 3 milhões de pessoas.

O PT aposta nesse conhecimento para crescer?

Quanto mais a população conhece o nosso jeito de governar, mais crescemos no estado. O PT, ao contrário do PSDB, ampliou o número de prefeitos eleitos. Um dado significativo desta tendência de queda do projeto tucano é o fato de o PT ter conquistado 26 das 50 maiores cidades mineiras. A chegada do PROS reforça este cenário de declínio do PSDB, que, após 12 anos, não tem o que apresentar como legado positivo para a população.

Que papel terá o PROS em eventual governo do PT?

Nossa proposta é, primeiro, trabalhar muito e dialogar ao máximo com a população do estado para convencê-la de que o nosso projeto é o melhor para Minas. Feito isso, e, por consequência, ganhando a eleição, vamos governar em conjunto com os partidos aliados e todos os segmentos representativos da sociedade.

O PT iniciou esse período de pré-campanha pregando o diálogo com os mineiros. O PROS vai se juntar às chamadas Caravanas da Participação?

PROS e PT compartilham o desejo e a disposição de ouvir os mineiros sobre o que é melhor para eles. Certamente, o partido estará conosco nas caravanas. No campo nacional, é um dos pilares do governo Dilma e vem ajudando a presidenta a aprovar e tirar do papel projetos que estão mudando, para melhor, a vida dos brasileiros. Em Minas, é uma legenda presente em todas as regiões do estado e está decidida a contribuir para fazer, aqui, o que o Governo Federal já faz pelo Brasil: uma gestão que tenha compromisso com o povo.

Nenhum comentário: