terça-feira, 7 de outubro de 2014

Fernando Pimentel é eleito Governador de Minas Gerais.


Com 52,98% dos votos válidos, Fernando Pimentel (PT) foi eleito, já no primeiro turno, para governar Minas Gerais pelos próximos 4 anos. O resultado representa uma conquista histórica para o Estado que, pela primeira vez, terá um representante do campo democrático popular à frente do executivo. A vitória de Pimentel governador e Antônio Andrade (PMDB), vice-governador, foi anunciada pelo TRE às 20h deste domingo (5). A continuidade do projeto do PSDB em Minas Gerais foi derrotada com o candidato Pimenta da Veiga que registrou 41,89% dos votos válidos.
Logo após o anúncio oficial, o governador eleito concedeu uma coletiva de imprensa no Comitê Central, em Belo Horizonte, comemorando a confiança depositada nas urnas pelos eleitores mineiros. O governador eleito garantiu que vai governar como fez sua campanha: com humildade e ouvindo os mineiros.
“ Vamos saber honrar a confiança dos mineiros. Minas agora é do povo. Vencemos a eleição Humildade que nós tivemos, na campanha, percorrendo o estado vendo os mineiros e as mineiras, nos seus anseios , nos seus sonhos, nas suas esperanças, nas suas demandas, nas suas reivindicações, construindo a proposta de governo, que apresentamos ao povo e que foi eleita no dia de hoje em primeiro turno, coroando portanto, uma jornada histórica.”
A vitória deste domingo é o resultado de uma longa trajetória de lutas que contou com a contribuição incansável de nomes que fizeram e fazem a história do PT em Minas e no Brasil. Se apresentando para o embate político em momentos de consolidação e crescimento do Partido dos Trabalhadores, Virgílio Guimarães, Fernando Cabral, Sandra Starling, Carlão, Nilmário Miranda e Patrus Ananias representaram nosso partido em disputas para o governo de Minas, contribuindo, de forma definitiva, para consolidar um longo caminho que, hoje, nos leva à vitória.
Deputados estaduais integrantes dos blocos de oposição à gestão tucana, incansáveis no embate diário contra os desmandos dos últimos governos do PSDB, deputados federais, vereadores, militantes históricos e recém-chegados, filiados e simpatizantes se somam ao grupo responsável por eleger o primeiro governador do PT em um Estado do Sudeste brasileiro.
Presidente Estadual do PT-MG, Odair Cunha frisou a importância do coletivo petista no processo que culminou com a eleição de Fernando Pimentel.
“A conquista histórica deste 05 de outubro é, de fato, o resultado de uma soma de esforços iniciados na fundação do PT em Minas. A participação e o engajamento dos militantes e presidentes dos Diretórios Municipais do PT, em todas as regiões de Minas, é nosso grande diferencial. O desejo de transformar, para melhor, a vida dos mineiros e das mineiras é o que nos move nesta caminhada. A partir de agora, aumenta nossa responsabilidade. Temos o dever de atender as expectativas dos eleitores que confiam no PT para repor o nosso Estado na trilha do desenvolvimento econômico e inclusão social”, destacou o presidente.
Dilma vence Aécio Neves em Minas Gerais.
Em Minas, segundo maior colégio eleitoral do País, com 11 milhões de votos válidos, Dilma venceu o ex-governador Aécio Neves por 43,48% a 39, 75% (exatos 415.061 votos de diferença).
Derrotado no Estado em que governou durante 8 anos, Aécio Neves perde a credibilidade ao dizer que o seu governo foi um exemplo de gestão nas áreas da saúde, educação e segurança pública. As urnas em Minas mostraram que a avaliação dos eleitores desmente o discurso tucano. Após 12 anos de governo do PSDB, os mineiros constataram o fracasso da administração estadual em todas as áreas, optando por eleger Fernando Pimentel, candidato de oposição ao atual governo de Minas.
Bancadas do PT na Assembleia e no Congresso Nacional
Para a Assembleia Legislativa, 10 deputados estaduais foram eleitos pelo Partido dos Trabalhadores. A Coligação Minas Para Todos, formada pelo PT, PMDB, PRB e PROS conquistou 23 cadeiras na ALMG.
Deputados Estaduais Eleitos pelo PT:
Paulo Guedes
Elismar Prado
Marília Campos
Durval Ângelo
Rogério Correia
Ulysses Gomes
Dr. Jean Freire
Paulo Lamac
André Quintão
Cristiano Silveira

A bancada do PT de Minas Gerais no Congresso Nacional registrou crescimento, passando de 9 para 10 representantes.
A Coligação Minas Pra Você, formada pelo PT, PMDB, PCdoB, PRB e PROS conquistou 18 cadeiras no Congresso.
Deputados Federais eleitos pelo PT :
Reginaldo Lopes
Odair Cunha
Weliton Prado
Patrus Ananias
Leonardo Monteiro
Padre João
Miguel Correa
Margarida Salomão
Adelmo Leão


***
***
***


Eleito, Pimentel garante: “O povo de Minas mostrou que é soberano”



Eleito em primeiro turno, Fernando Pimentel agradece à confiança dos mineiros e reafirma compromisso de fazer um governo participativo e regionalizado.
Belo Horizonte (6 de outubro) – Foi com a voz embargada e muito emocionado que o governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), acompanhado pelo vice-governador eleito Antônio Andrade (PMDB) e do ministro de Desenvolvimento Mauro Borges, falou com à imprensa neste domingo, após a vitória em primeiro turno na disputa pelo Palácio Tiradentes.
Cercado por lideranças parlamentares e dezenas de apoiadores, Pimentel concedeu entrevista no comitê central de campanha, em Belo Horizonte.
E as primeiras palavras de Pimentel foram de agradecimento aos mineiros e mineiras pela confiança recebida. Pimentel agradeceu à população de todo o estado e lembrou que a vitória agora aumenta sua responsabilidade, já que os eleitores mostraram que querem uma nova forma de governar em Minas.
“Vamos saber honrar a confiança dos mineiros. Minas agora é do povo”, garantiu.
Segundo Pimentel, as eleições mostraram que a vontade dos mineiros é soberana. “Minas não tem dono, não tem rei, não tem imperador. Aqui soberano é o povo”, garantiu.
O governador eleito garantiu que vai governar como fez sua campanha: com humildade e ouvindo os mineiros.
“Humildade que nós tivemos, na campanha, percorrendo o estado vendo os mineiros e as mineiras, nos seus anseios , nos seus sonhos, nas suas esperanças, nas suas demandas, nas suas reivindicações, construindo a proposta de governo, que apresentamos ao povo e que foi eleita no dia de hoje em primeiro turno, coroando portanto, uma jornada histórica”.
Pimentel disse que nos primeiros dias de governo organizará os conselhos regionais, formado por lideranças e representantes de cada região do estado, para definir as prioridades de governo.
Mas voltou a afirmar que os pilares básicos de suas propostas, como fortalecimento da saúde e conclusão dos hospitais regionais, da segurança, com a valorização da carreira de policiais, e educação, estão mantidos e serão prioridades.
“Minas quer um governo carinhoso. E é isso que faremos”, disse.

Nenhum comentário: