segunda-feira, 27 de abril de 2015

Secretária de Educação de MG dialoga com movimento estudantil.



Lideranças do movimento estudantil secundarista de Minas estiveram reunidos na quarta, 22/4, com a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, e membros da equipe da Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (SEE). No encontro, estavam presentes jovens da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas da Grande Belo Horizonte (Ames-BH), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Colegial de Minas Gerais (UCMG).
Os estudantes já haviam apresentado uma pauta de reivindicações à SEEMG e o encontro deu continuidade à discussão das reivindicações. Entre os pedidos dos estudantes estão a melhoria na infraestrutura das escolas públicas estaduais, adequação do currículo do ensino médio, bem como o apoio e a ajuda da SEE e da direção das escolas aos movimentos e aos grêmios estudantis, de maneira que possam legitimar, no ambiente escolar, as organizações que representam os alunos.
O diretor da comissão gestora da Ames-BH, Guilherme Marques, destacou o papel democrático do encontro e a importância do diálogo. A Ames-BH entregou à secretária projetos desenvolvidos por representantes da entidade para as políticas públicas educacionais. Um deles trata da realização de oficinas culturais nas escolas.
Para a secretária Macaé Evaristo, essa reunião completa outras agendas já trabalhadas pela SEE e contribui para as discussões de programas de convivência democrática nas escolas. “A demanda do movimento estudantil é pela organização de grêmio nas escolas, uma maior participação dos estudantes, inclusive na discussão dos projetos pedagógicos e na reestruturação do ensino médio. Acho importante a gente ter aqui entidades com representação nacional, com representação metropolitana. Tenho certeza que vamos conseguir construir um bom trabalho com a participação do movimento estudantil”.
A Secretaria de Educação de Minas pretende manter uma agenda permanente com o movimento estudantil. A secretária Macaé afirmou que “o debate da política educacional não pode ser pontual. Então, se a gente faz uma agenda permanente podemos sempre trabalhar sobre as questões que os estudantes querem trazer, construindo juntos novas alternativas”.
Com informação da Agencia Minas
Foto: Agência Minas

***
***
***

Ulysses Gomes recebe Medalha de Honra da Inconfidência.



Cerimônia que lembrou a memória de Tiradentes foi marcada por manifestação de liberdade.
Em reconhecimento à dedicação na vida política no Sul de Minas e a todo trabalho realizado pelo Estado como parlamentar, o deputado Ulysses Gomes recebeu das mãos do governador, Fernando Pimentel, no último dia 21 de abril, a Medalha de Honra da Inconfidência. O Grande Colar, maior comanda da honraria, foi entregue ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski.
Para o deputado Ulysses Gomes, as palavras do governador relembram que na história de Minas e do Brasil, personagens como Tiradentes e como inúmeros homens e mulheres que enfrentaram a ditadura em um passado não tão distante, ajudaram a construir o Estado democrático em que vivemos. “Se os brasileiros têm hoje liberdade de expressar suas opiniões e de participar da vida política do país, é porque essas pessoas um dia ajudaram a construir essa história. E ao receber essa Medalha, sinto-me ainda mais comprometido em trabalhar pelas cidades do Sul de Minas e por nosso Estado, sempre defendendo a democracia e a inclusão social de homens e mulheres. Viva a liberdade e viva o povo de Minas”.
Fonte e foto: Assessoria de imprensa deputado estadual Ulysses Gomes.

***
***
***

PT abre inscrições para o 1º Seminário Universalidade, Financiamento e Qualidade no SUS.



Em maio, petistas e simpatizantes reúnem movimento sanitário em defesa do SUS.
Refletir e agir contra as sucessivas ameaças ao Sistema Único de Saúde e buscar caminhos e pactos para fortalecer o SUS é o objetivo do “1º Seminário Universalidade, Financiamento e Qualidade no SUS: estratégias para reafirmar a sua condição pública” que será realizado dias 15 e 16 de maio, no auditório do Sindicato dos Professores de Minas Gerais – Sinpro-Minas.
O encontro é organizado pelos setoriais de Saúde do PTBH e PTMG e é dirigido a filiados e simpatizantes da academia, usuários, trabalhadores, gestores e entidades que compõem ou dirigem o movimento sanitário em Minas.
As inscrições estão abertas. Informações em seminariosaudeptbh@gmail.com.
Você também pode confirmar a presença no evento aqui.
Participe!
Serviço:
1º Seminário Universalidade, Financiamento e Qualidade do SUS: estratégias para reafirmar a sua condição pública.
Data: 15 e 16 de maio 2015
Local: Sindicato dos Professores de Minas Gerais – Sinpro-Minas (Rua Jaime Gomes, 198 – Floresta – BH/MG)

Nenhum comentário: