Livro é dedicado ao Bloco Minas Sem Censura, que por 12 anos, fiscalizou e denunciou as mazelas do governo tucano em Minas.
Na abertura do 5º Congresso do PT – Etapa Estadual João Mendes, na noite de sexta, 29, o deputado estadual Durval Ângelo, lançou o livro “Herança Maldita – O desgoverno tucano em Minas” em que narra, em 19 capítulos, a verdadeira Minas deixada pelos governos do PSDB, durante 12 anos.
” O livro tenta demonstrar, nos 19 capítulos, a grande farsa que se fez em Minas Gerais. Com a vitória de Fernando Pimentel, o nosso governo, derrubamos dois mitos: o qu é o choque de gestão e o mito do déficit zero.” destacou Durval Ângelo.
Durval completa: ” o livro demonstra claramente que tivemos aqui um conto de fadas, com a farta verba publicitária que extrapolava até o imaginário. Mas a Minas real foi o desmonte do Estado, a privatização da Cemig, do próprio Estado e um caos na saúde e assistência social.”
O livro é também uma prestação de contas do deputado, que foi presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa por 12 anos, comissão que se tornou o único local em que o debate contra o governo tucano ocorria no Legislativo Estadual.
O deputado Durval Ângelo ressaltou que dedicou o livro ao Bloco Minas Sem Censura, ” porque esse registro não é só meu, não é um trabalho só meu, mas de todo o Bloco Minas Sem Censura, formado pelo PT, PMDB, PRB e, por três anos também o PC do B. Foi um trabalho de fiscalização e denúncia coletivo e não só de um parlamentar.”
***
*** ***
Odair Cunha: vamos fazer o melhor governo para os mineiros!
O secretário de Governo de Minas, Odair Cunha, representou o governador Fernando Pimentel no 5º Congresso do PT – Etapa Estadual João Mendes, aberto na noite desta sexta, 29, no Sesc Venda Nova. Odair destacou que no dia 9 de junho, o Governo de Minas estará realizando o Fórum de Regionalização do Governo, para dialogar com as regiões sobre as ações e o planejamento governamental. com a presença de lideranças do partido.
Em discurso para os delegados e delegadas do PT, prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras do Partido, Cunha exaltou a capacidade de organização do partido que, ao longo dos anos, foi capaz de identificar-se com os sonhos e desejos do povo brasileiro. “Essa nossa história, que fez com que elegêssemos Lula presidente duas vezes, e Dilma, mulher, duas vezes eleita,e hoje o Governo Pimentel em Minas, coloca para a direita desse país um desafio: mostra que o povo sabe fazer escolhas, porque sempre estivemos, estamos e continuaremos a estar ao lado daqueles que mais precisam. E no governo Pimentel, vamos fazer o melhor governo para os mineiros.”, ressaltou.
Alem do Secretário de Governo, Odair Cunha, a mesa teve a presença dos Secretários de: Desenvolvimento Social, André Quintão, de Desenvolvimento Agrário, Glênio Martins e de Direitos Humanos e Cidadania, NIlmário Miranda.
Também compuseram a mesa de abertura o representante da Executiva Nacional do partido, secretário de Finanças, Márcio Macedo, os deputados federais Adelmo Leão e Reginaldo Lopes, que também é Secretário Nacional de Assuntos Institucionais, os deputados estaduais Durval Ângelo, Professor Neivaldo, Geisa Teixeira, Paulo Lamac e dr. Jean.
Os prefeitos e prefeitas foram representados pela prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Correa, o vice-prefeito de Barão de Cocais, Djavam, e os vereadores por Danbiel Sucupira, de Teófilo Otoni. Os coordenadores regionais foram representados pela Regional Norte, Fabisa Pimenta.
Presente à mesa os secretários estaduais de Assuntos Municipais, Eduardo Oliveira, de Movimentos Populares, André Xavier, de Formação, Ana Paula, e membros da Executiva, Patrícia e Jaqueline. Dos setoriais do PTMG: Rodrigo Marzano (Juventude), Maria Helia Santos Silva d(Mulheres), Claudinéia de Lima Souza (Política de Igualdade Racial e Combate ao Racismo).
***
*** ***
19 coordenadores regionais tomam posse durante Congresso Estadual.
O PTMG realizou 19 encontros regionais em todo Estado, nos meses de abril e maio, para ouvir a militância e colher propostas para oxigenar o partido em Minas Gerais. Durante a abertura do 5º Congresso do PT – Etapa Estadual João Mendes, 19 coordenadores regionais tomaram posse coletiva.
Os coordenadores regionais terão o papel de fazer a ponte entre o PT estadual e as microrregionais. Eles estarão encaminhando as demandas das regiões ao partido, bem como formando uma rede de comunicação e informação com os militantes.
*** *** ***
Congresso do PT analisa conjuntura e aponta superação de desafios.
A situação nacional e as perspectivas de avançar no projeto partidário, nos movimentos sociais e no governo estadual foi o tema da mesa da manhã deste sábado, 30, no Sesc Venda Nova, durante o 5º Congresso do PT – Etapa Estadual João Mendes, que reúne petistas de todo o Estado.
O cientista político Juarez Guimarães e o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, analisaram a conjuntura e as perspectivas para o projeto político do partido. Guimarães defendeu a criação de um congresso constituinte do PT para construir um novo ciclo da vida partidária, retomando e atualizando os princípios que fundaram o partido e relançar seus compromissos públicos quanto ao projeto de transformação do país.
Luiz Dulci enfatizou a rearticulação da direita na América Latina, citando casos recentes ocorridos no Chile, Argentina e Bolívia, países que tem adotado políticas públicas de distribuição de renda e fortalecimento das políticas sociais e tem sofrido ataques constantes com objetivo de desconstruir tais políticas. “Conseguimos fazer a transformação no país em 12 anos, da ascensão dos pobres, do acesso aos direitos sociais básicos, à melhoria na qualidade de vida dos pobres, num processo que a maioria dos países levaram cem anos para realizar”, afirmou.
Diversas lideranças presentes fizeram uso da palavra e defenderam o apoio e solidariedade aos governos eleitos pelo PT, mas também uma postura crítica do partido para que ele avance e não retroceda nas políticas voltadas para a maioria da população.
SUS em risco.
A médica Mônica Costa apresentou a Carta de Minas aprovada no seminário estadual realizado pelo PT em maio, convidando as diversas forças políticas do partido a defender o fortalecimento da concepção pública do Sistema Universal de Saúde (SUS), e o acesso como direito à cidadania. Citou a lei 13097, de janeiro de 2015, que é inconstitucional e permite a entrada ilimitada do capital estrangeiro nas atividades fins do setor de saúde. Conclamou os movimentos social e sindical a fazer a defesa e fortalecimento do SUS, sem reivindicações que trabalhem com a adesão a planos de saúde como solução ilusória de acesso a saúde.
Da mesa, participaram a representante da tendência O Trabalho, Sumara Ribeiro, o cientista político Juarez Guimarães, a secretária de Formação, Ana Paula, o secretário de Movimentos Populares, André Xavier, a presidente do PTMG, Cida de Jesus, o secretário de Organização, Luis Mamede, o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, a vice-presidente nacional do PT, Gleide Andrade, e o secretário nacional de Juventude, Jeferson Lima.
A tarde, os delegados e delegadas formaram grupos de discussão para debater propostas e ações que serão encaminhadas ao 5º Congresso Nacional do PT, que será realizado entre 11 e 14 de junho, em Salvador.
*** *** ***
Patrus defende fim do financiamento privado a partidos e candidatos.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, participou do encerramento do 5º Congresso do PT – Etapa Estadual João Mendes, em Belo Horizonte, neste sábado, 30. Patrus defendeu três propostas para o partido: fim do financiamento de empresas para partidos e candidatos, fim do processo de eleição direta – PED, e adoção do orçamento participativo .
Para o ex-prefeito de Belo Horizonte, o PT sempre esteve na vanguarda política do país e é protagonista de diversos avanços civilizatórios, como a implementação de políticas públicas que combatem a miséria e promovem a vida. “Reafirmo meu compromisso com o partido, que deve seguir à esquerda”, reforçou.
Assentar acampados e desenvolver a agricultura saudável.
Ao falar sobre as metas no Ministério do Desenvolvimento Agrário, Patrus disse que tem duas prioridades: promover o assentamento de famílias no país e adotar a agricultura saudável, por meio da agroecologia. Em conjunto com outros ministérios, a proposta é trabalhar com o conceito de territórios de cidadania, promovendo a integração entre o setor rural e urbano, transformando pequenos municípios em irradiadores de políticas públicas para os assentamentos.
“Serão espaços produtivos e sustentáveis, para manter as crianças e jovens no campo, levar políticas públicas. em parceria com outros ministérios, garantindo o direito à saúde, educação, esporte, atividades comunitárias.”, explicou.
|
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA = ALAGOA - AIURUOCA - DELFIM MOREIRA - ITAMONTE - ITANHANDU - MARMELÓPOLIS - PASSA QUATRO - POUSO ALTO - SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE - VIRGÍNIA.
domingo, 31 de maio de 2015
Durval lança livro “Herança Maldita – O desgoverno tucano em Minas”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário