Primeira visita será à comunidade quilombola, Negra dos Arturos, em Contagem, que tem registro de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
A quarta edição da Caravana da Cultura tem início nesta quarta-feira (6) com programação de dois dias em Minas Gerais. Intuito é estreitar relações e conhecer as principais demandas dos estados. Iniciativa inclui encontros com artistas, gestores, produtores e fazedores de cultura. A Caravana da Cultura já passou por Ceará (Fortaleza e Cariri), Maranhão (São Luís) e Bahia (Salvador).
A primeira visita da comitiva será à Comunidade Negra dos Arturos, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os Arturos são uma comunidade quilombola formada por aproximadamente 500 pessoas, integrantes da comunidade tradicional e de ascendência angolana. Eles obtiveram o registro de Patrimônio Cultural Imaterial do estado de Minas Gerais pelo Conselho Estadual de Patrimônio (Conep) em maio do ano passado.
O trabalho desenvolvido pelos Arturos já foi tema de uma série de artigos e pesquisas de estudiosos. Na comunidade, são preservadas as tradições de realizar antigas práticas de conhecimento relacionadas às raízes e plantas, culinária, benzeção e construção de tambores, entre outros. Além disso, eles realizam uma série de festas, como a da Abolição, do João do Mato, Folia de Reis, Candombe e Reinado de Nossa Senhora do Rosário.
À tarde, o compromisso da comitiva é no Espaço Suricato – Cultura e Saúde Mental, centro cultural, no bairro Floresta, de responsabilidade da Associação de Trabalho e Produção Solidária. A associação atua há 10 anos em trabalhos com a área da saúde mental e a arte.
O Espaço Suricato foi criado para promover shows, oficinas e exposições dos participantes da associação, que fabricam objetos de decoração e mobiliário e realizam trabalhos em madeira, marchetaria e cerâmica, além de bordados e costura.
8º Festival de Arte Negra
Nesta quarta-feira também será lançado o 8º Festival de Arte Negra (FAN), no memorial Minas Gerais Vale. O evento será realizado de 26 a 30 de novembro no Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
Criado em 1995, em Belo Horizonte, dentro da programação das celebrações do tricentenário de Zumbi dos Palmares, o FAN é um dos maiores eventos sobre a arte negra do País. A partir de 2003, o festival passou a ter periodicidade bienal e promover a ocupação de ruas, praças e teatros por artistas brasileiros e oriundos de diversos pontos da África.
O primeiro dia de agenda na capital mineira se encerra com presença da comitiva no Sarau da Periferia e no show com o mineiro Sérgio Pererê e o senegalês Zal Sissokho, no Baobar Casa África.
Participam desta caravana o ministro da Cultura, Juca Ferreira, os secretários de Articulação Institucional, Vinícius Wu, e do Audiovisual, Pola Ribeiro, o presidente do Instituto Nacional de Museus (Ibram), Carlos Roberto Brandão, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais, Célia Maria Corsino, e o diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Léo Lessa.
Encontro de secretários de Cultura
No segundo dia, o ministro Juca Ferreira se junta à comitiva do MinC. Ele comparece à abertura do encontro dos secretários de Cultura das Capitais, no Museu de Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Em seguida, reúne-se com Jordi Pascual e visita a Casa dos Direitos Humanos, acompanhado do secretário de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais, Nilmário Miranda, às 11h.
Às 14h30, está marcada uma visita ao Palácio das Artes, onde o ministro encontrará artistas locais. Eles seguirão em caminhada até o Teatro Francisco Nunes, onde será realizada roda de conversa com artistas, gestores e produtores culturais.
As rodas de conversa, realizadas em todas as Caravanas da Cultura, fazem parte de uma estratégia da atual gestão de fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas do setor.
Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Cultura
*** *** ***
Machismo não! Todo apoio a companheira Jandira Fechali.
Mais uma vez a Câmara dos Deputados é palco de agressões machistas e incitação à violência contra mulheres. Na última quarta-feira (6), durante a votação das MP’s 664 e 665 a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) foi agredida fisicamente pelo deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) que a agarrou pelo braço.
Em seguida foi agredida e ameaçada verbalmente pelo deputado Alberto Fragra (DEM-DF) apoiando e incitando a violência contra a mulher afirmou: “Mulher que participa da política e bate como homem, deve apanhar como homem!”. Fragra, que apoia a violência contra a mulher é o mesmo que defende arduamente a Redução da Maioridade Penal.
É inadmissível que a violência contra a mulher e o machismo seja reproduzida no espaço que deveria combatê-los. A cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil, uma em cada quatro brasileiras é vítima de violência doméstica. A violência sofrida por Jandira é a mesma que atinge várias brasileiras dentro das suas casas, na rua, dentro do transporte público, no trabalho.
Os elevados índices de violência contra a mulher envergonham nosso país. Estamos entre os sete países que mais matam mulheres no mundo. As mulheres são maioria do eleitorado, mas, ainda estão sub-representadas, sendo menos de 10% do Congresso Nacional.
Apenas 51 mulheres foram eleitas para a Câmara dos Deputados de um total de 413 deputados, Jandira Feghali está entre elas. Foi relatora da Lei Maria da Penha e é a única mulher líder de um partido na Câmara dos Deputados.
Toda solidariedade a deputada Jandira Feghali, que nos orgulha com sua luta incansável pelos direitos das mulheres, da juventude, dos trabalhadores e em defesa de um Brasil democrático, soberano e desenvolvido. “Não pense, deputado Alberto Fragra que firmeza, coragem e destemor são características masculinas, são características das mulheres. Desde a dor do parto até a luta política concreta!” afirmou Jandira. A força de Jandira nos encoraja a seguir lutando!
Diretório Estadual do PTMG
Foto: Redes sociais dep. Jandira Fechali
***
*** ***
Governador Pimentel anuncia a criação dos Fóruns Regionais de Governo.
Iniciativa irá fortalecer instâncias de diálogo com a sociedade para um melhor planejamento de políticas regionalizadas.
O governador Fernando Pimentel anunciou, na noite desta quinta-feira (7/5), ao participar do 32º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, a criação dos Fóruns Regionais de Governo. O anúncio marca a confirmação do compromisso de realizar um governo com participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A assinatura do decreto que irá oficializar a criação dos Fóruns está prevista para acontecer na próxima semana.
Pimentel, que participou da posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), afirmou que a parceria do Governo do Estado com as prefeituras é fundamental para garantir o desenvolvimento de Minas Gerais e a prestação de bons serviços à população.
“Vamos começar a discutir com os personagens de cada região, como os prefeitos e os agentes públicos, ouvir as dificuldades e incluir no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no orçamento do ano que vem. É um governo pé no chão. É o que Minas precisa”, declarou.
O governador garantiu ainda que, apesar de todas as dificuldades encontradas pela nova gestão, Minas não irá parar de crescer. Segundo ele, uma das prioridades será a retomada de todas as obras que estão paralisadas no estado e o pagamento dos débitos com as empresas deixadas pelo governo anterior. “Não é possível perder o que já foi começado”, ressaltou.
“Não há outra opção senão trabalhar. Com esforço, trabalho, humildade e ouvindo nossos parceiros, faremos Minas andar para frente. Vamos fazer um governo de todos e para todos”, finalizou Pimentel.
Participação popular
Os Fóruns Regionais de Governo serão conduzidos pelas secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), com o apoio institucional de todos os demais órgãos da administração direta e indireta.
A população de cada território será convidada a participar de encontros que irão contribuir para subsidiar o planejamento e as ações de governo. A estrutura mínima dos Fóruns contempla representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representantes do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil também participam do colegiado.
Ao todo, serão 17 “Territórios de Desenvolvimento”, divididos pelas regiões: Noroeste, Norte, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Metropolitana, Oeste, Caparaó, Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.
Posse AMM
Durante a posse da nova diretoria da AMM, Pimentel destacou ainda, que o Governo de Minas Gerais se preocupa com a causa municipalista e que toda a sua equipe está disposta a auxiliar os prefeitos para resolver os problemas.
“A AMM é uma das associações mais representativas do país e tem demonstrado uma capacidade muito grande de resolver as questões relativas aos problemas dos municípios. Teremos uma relação de diálogo permanente”, afirmou o governador.
O novo presidente da entidade, Antônio Júlio, prefeito de Pará de Minas, salientou a importância da parceria com o governo estadual. “Nossa associação terá um papel e nós vamos estar juntos para discutir as políticas de Minas. Vamos fazer muito pelos municípios e por Minas Gerais”, disse.
Também estiveram presentes no evento o vice-governador Antônio Andrade; o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes; os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha; de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares; de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; de Turismo, Mário Henrique Caixa; de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz; e de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, além de prefeitos, vereadores e presidentes de autarquias e fundações.
Fonte: Agência Minas
***
*** ***
Inflação desacelera e registra menor taxa do ano.
De acordo com o IBGE, a taxa, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,71% no último mês.
A inflação oficial perdeu força em abril e alcançou 0,71%. A taxa, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é a menor registrada em 2015, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março, a inflação havia ficado em 1,32%.
Segundo o levantamento, os preços da energia elétrica foram os maiores influenciadores para a desaceleração da inflação em abril. Além disso, a taxa medida pelo IPCA também perdeu força no grupo de alimentos e bebidas, com queda de 1,17%, em março, para 0,97%, em abril.
A pesquisa do IBGE aponta queda relevante nos preços da batata inglesa (-10,02%), mandioca (-8,38%) e farinha de mandioca (-2,78%).
Fonte: Agência PT de Notícias
***
*** ***
A presidente do PTMG, Cida de Jesus, acompanhada do secretário de Organização do partido, Carlos Eduardo Oliveira, e o deputado federal, Leonardo Monteiro, estiveram na Secretaria de Estado de Defesa Social, nesta sexta, 8, para registrar a preocupação com a situação dos três prefeitos do PT, vítimas de atentados em menos de um mês. A reunião foi com o secretário adjunto de Defesa Social, Rodrigo Melo Teixeira, o chefe da Polícia Civil, Wanderson Gomes da Silva, e o superintendente de investigação e polícia judiciária, Alexandre Castro, na Cidade Administrativa.
Na reunião, o secretário adjunto de Defesa Social, Rodrigo Melo e o chefe da PC, Wanderson Gomes, garantiram que a Polícia Civil está agindo e acompanhando todos os casos. De acordo com eles, a investigação é feita sob os vários ângulos, de modo a esgotar as possibilidades existentes da motivação dos atentados. Eles não revelaram detalhes da apuração para evitar comprometimento das investigações.
Os atentados
O prefeito de Ouro Verde de Minas, no Vale do Mucuri, Geraldo José Luiz Lima, o Gesinho, sofreu tentativa de homicídio no dia 2 de maio, pela manhã, no sítio do pai, na zona rural. Dois homens de moto atiraram 17 vezes contra ele, tendo acertado no braço, peito e cabeça. Ele está internado sedado no hospital de Teófilo Otoni.
O outro caso foi no dia 18 de abril, em Ibiracatu, cidade na região norte de Minas. O prefeito Joel Ferreira Lima também sofreu atentado quando voltava de uma festa na zona rural. Dois indivíduos em uma moto dispararam seis tiros contra Joel. Ele foi atingido no tórax, abdomen e no rosto, ficando cego do olho esquerdo.
O primeiro caso ocorreu com o prefeito de Ressaquinha, Denilson Alberto da Cruz, no dia 9 de abril. Ele acabara de sair da Prefeitura, por volta das 20h. O carro foi seguido por uma moto com duas pessoas disfarçadas, que dispararam vários tiros contra o carro. O veículo ficou desgovernado e bateu num barranco. Denilson manteve-se quieto e os assassinos fugiram acreditando tê-lo acertado.
Nota do PTMG
A direção Executiva do PTMG divulgou nota de solidariedade às famílias dos prefeitos, manifestou confiança no Governo Pimentel para garantir um estado livre de praticas violentas e na resposta firme em relação aos atentados, com punição dos responsáveis. Logo após o primeiro atentado, na Assembleia Legislativa, o representante do PT na Comissão de Direitos Humanos, deputado Cristiano Silveira, aprovou requerimento solicitando providencias urgentes da Polícia Civil na apuração do caso, requerimento de mesmo teor foi encaminhado também ao Ministério Público.
|
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA = ALAGOA - AIURUOCA - DELFIM MOREIRA - ITAMONTE - ITANHANDU - MARMELÓPOLIS - PASSA QUATRO - POUSO ALTO - SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE - VIRGÍNIA.
sábado, 9 de maio de 2015
Minas Gerais recebe a quarta edição da Caravana da Cultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário