domingo, 10 de maio de 2015

Patrus Ananias ministrará palestra sobre reforma agrária para alunos da Faculdade Novos Horizontes.


O ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias é um dos palestrantes da V Semana de Serviço Social promovida pela Faculdade Novos Horizontes nos dias 13, 14 e 15 de maio. A palestra do ministro acontece no dia 15 e abordará os diferentes aspectos que envolvem a questão das reformas agrária e urbana no Brasil, entre eles, a função social da propriedade. Também participa do evento, no dia 14, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais André Quintão, que irá falar sobre a redução da maioridade penal.
O evento comemora o Dia do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio, e terá como tema principal o papel dos assistentes sociais frente aos desafios da atual conjuntura política do país. Além das questões da reforma agrária e da redução da maioridade penal, a programação conta com oficinas e debates que abordarão temas como os direitos humanos e sexuais, a precarização do trabalho, a formação profissional e o mercado de trabalho para o assistente social.
A palestra de Patrus Ananias contará com a mediação de Wagner Martins representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Maria de Fátima Gottschalg, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Urbano do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MG).
As atividades dos dias 13 e 14 acontecem no auditório da Unidade Santo Agostinho I, situado na Rua Alvarenga Peixoto, 1270, bairro Santo Agostinho. No dia 15, as palestras serão realizadas no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas (TCE/MG), Av. Raja Gabaglia, 1.315 – Luxemburgo. Horário das atividades será de 19h às 22h30.
Todas as atividades são abertas ao público, no entanto, é necessária inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site da Faculdade Novos Horizontes onde também se encontra a programação completa da V Semana de Serviço: www.unihorizontes.br
Patrus Ananias é professor do curso de Direito da PUC Minas e pesquisador da Escola Legislativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Já ocupou diversos cargos públicos. Como vereador foi relator da Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte. Sua gestão à frente da Prefeitura de Belo Horizonte foi responsável por implantar o Orçamento Participativo. Em 2004, assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cargo que exerceu até 2010. Entre as ações de sua pasta está a consolidação do Programa Bolsa Família. É o atual ministro do Desenvolvimento Agrário.
A Faculdade Novos Horizontes foi criada por professores provenientes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já conta com 14 anos de história e se destaca no cenário da educação em Minas Gerais por sua qualidade de ensino e elevada produção científica. A instituição oferece cursos de graduação, graduação tecnológica e um Mestrado em Administração recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
semana_de_serviço_social

***
***
***
Antônio Andrade recebe a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo.



Homenagem entregue ao vice-governador durante o 32º Congresso Mineiro de Municípios reconhece o trabalho em defesa dos municípios e da população mineira.
O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, recebeu nesta quarta-feira (6/5), no Expominas, em Belo Horizonte, a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo. A honraria, proposta pela Associação Mineira de Municípios (AMM), é destinada a personalidades e entidades que contribuem na defesa dos municípios e em prol dos mineiros. O secretário de Governo, Odair Cunha, também foi agraciado.
A homenagem foi realizada durante o 32º Congresso Mineiro de Municípios. Em seu discurso, o vice-governador destacou a importância do trabalho conjunto do governo do Estado com os municípios para enfrentar os desafios da administração pública e atender às necessidades da população. Segundo Antônio Andrade, a causa municipalista é “prioridade” da atual gestão de Minas Gerais.
“Nossa meta primordial é trabalhar, com afinco, na recuperação da capacidade de investimento, a partir da busca do equilíbrio das contas públicas do Estado. Apoiar cada vez mais os municípios para a redução das desigualdades e a consequente elevação dos índices de desenvolvimento, em todas as áreas, é um dos nossos principais objetivos”, afirmou.
Antônio Andrade reconheceu as dificuldades encontradas pelos prefeitos para equilibrar as contas e ainda manter a qualidade dos serviços prestados à população. Mas, segundo ele, o trabalho regionalizado proposto pelo governo será um importante aliado para a construção de um novo cenário no Estado, com a atração de investimentos e geração de emprego e renda.
“Sabemos o quão difícil é colocar a casa em ordem e mantê-la funcionando bem nos dias de hoje. Está claro que devemos proporcionar mais e melhores condições, para que os prefeitos disponham de uma estrutura governamental e de serviços adequados, com mais autonomia para atender as demandas da população”, concluiu.
Estiveram presentes à cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite, prefeitos, vereadores, além de presidentes de autarquias e fundações.
***
***
***

Presidenta Dilma entrega moradias do MCMV em Frutal.



Na próxima segunda feira dia 11, a presidenta Dilma Rousseff vai estar na cidade de Frutal, no triângulo mineiro, junto do nosso governador Fernando Pimentel. A presidenta estará na cidade realizando mais uma cerimônia de entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida no estado.
Serão 668 moradias do Residencial Waldemar Marchi II, fruto da parceria entre a prefeitura de Frutal, Governo Federal e a Caixa Econômica. O evento está marcado para às 13h, na rua São Francisco de Sales, final do prolongamento.
O MCMV é um programa do governo federal e foi lançado em abril de 2009 e tem mudado a vida de muitas famílias brasileiras. Em parceria com estados e municípios o programa já entregou mais de um milhão e meio de moradias.
Só no mês de abril mais de cinco mil famílias foram contempladas com o programa MCMV. Durante todo o mês o programa entregou casas em 11 estados do país, dentre eles Minas Gerais, concretizando o sonho da casa própria para 20 mil pessoas.
Vamos juntos, com muita força e energia celebrar mais essa grande realização do nosso governo.

***
***
***

Brasil é exemplo de combate à fome, segundo Fundação das Nações Unidas.



Entidade diz que País é referência internacional no combate à fome e na redução da mortalidade materna e infantil.
Em visita ao Brasil, a presidente da Fundação das Nações Unidas (UN Foundation), Kathy Calvin, afirmou que o País é, hoje, uma referência internacional no combate à fome e na redução da mortalidade materna e infantil. Após se reunir com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (7), Kathy Calvin também destacou o compromisso do governo brasileiro em reduzir a violência contra a mulher com leis para assegurar a criminalização do feminicídio.
“A presidenta Dilma nos falou também sobre seu compromisso com a redução da violência contra as mulheres e sobre os vários esforços que têm sido feitos, por meio de leis, para garantir que seja um crime praticar violência contra as mulheres no Brasil”, afirmou Kathy em entrevista à imprensa.
Logo após a coletiva, a presidente da ONG anunciou que os integrantes da Fundação iriam conhecer as obras da Casa da Mulher Brasileira de Brasília, que tem previsão para entrega ainda neste mês de maio.
O projeto da Casa da Mulher Brasileira prevê a construção de 27 casas de apoio – uma em cada estado do País, além do Distrito Federal. A iniciativa pioneira do governo brasileiro pretende reunir em um mesmo espaço serviços que ofereçam acolhimento às mulheres, como delegacia especializada, apoio psicossocial e promoção de autonomia financeira.
O local reúne os mais diversos serviços de atendimento à mulher: acolhimento e triagem, apoio psicossocial, Delegacia Especializada, Juizado Especializado, Defensoria Pública, promoção da autonomia econômica, alojamento de passagem, brinquedoteca e central de transportes.
A Casa da Mulher Brasileira é um dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Com informações da Agência PT de Notícias

Nenhum comentário: