quarta-feira, 20 de maio de 2015

PTMG reúne militantes e lideranças em dois encontros dias 29 e 30/5.



Os eventos serão realizados no Sesc/Venda Nova.
O Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais realiza nos dias 29 e 30 de maio dois eventos com suas lideranças e militantes para debater a conjuntura nacional, as perspectivas para o projeto político do partido e as eleições de 2016. O Encontro Estadual dos Prefeitos(as), Vices, Vereadores(as), Deputados(as) Federais e Estaduais será no dia 29. O Congresso Estadual, etapa do 5º Congresso Nacional do PT, será aberto no dia 29 e realizado durante o dia 30. Os dois encontros ocorrem no Sesc/Venda Nova – Rua Maria Borboleta, S/Nº.
Durante a etapa estadual do 5º Congresso do PT, o PTMG fará uma homenagem ao petroleiro João Mendes, fundador do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). João Mendes atuou por seis mandatos no Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais, entidade que ajudou a fundar e fortalecer. Liderança sempre presente nas lutas partidárias, ao lado de Lula e outras lideranças, Mendes marcou sua trajetória pela garra e coragem com que enfrentou diversas lutas na vida partidária e sindical.
Confira a programação dos eventos:
Encontro Estadual dos Prefeitos(as), Vices, Vereadores(as), Deputados(as) Federais e Estaduais
Data: 29/5/2015
8h: Credenciamento
9h às 9h30h: Abertura
9h30 às 12h: Mesa: – Conjuntura Eleitoral: Perspectivas e Desafios 2016
– Reforma Política: Avanço no Processo Democrático
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 16h – Mesa: – Desafio na Construção do Governo Democrático Popular em Minas:                                                 – Reconstruindo a Narrativa do Modo Petista de Governar e Legislar
16h às 17h30 – Debates
17h30 às 18h30   – Aprovação do documento final e Eleição do Fórum Estadual de Prefeitos (as) e Vices do PT e Fórum Estadual de Vereadores (as) do PT
18h: – Encerramento
Atividade simultânea – 29/5
14h – Reunião dos Coordenadores Regionais de MG

Etapa Estadual do 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores – MG
Data: 29/5/15
15hs: Abertura credenciamento
19hs: Encerramento do Encontro de Prefeitos (as), Vice-Prefeitos (as), Vereadores (as), Deputados (as) Estaduais e Federais e Abertura da Etapa Estadual do 5º Congresso do PT
– Aprovação do Regimento Interno
– Homenagem ao petroleiro e petista João Mendes
– Posse dos Coordenadores Regionais
Data: 30/5/2015
9h: Abertura e Credenciamento
9h15 às 9:45h: Apresentação dos 35 Novos (as) Filiados (as)  do Partido
9h45 às 10h45: Mesa – Situação Nacional e Perspectivas de avançar no Projeto Partidário, nos Movimentos Sociais e Governo Estadual
10h45 às 11h30: Debates
11h30 às 12h: Considerações finais
12h às 13h30: Almoço
13h30 às 15h30: Grupos de Trabalho Temáticos
  • Grupo 1: Partido
  • Grupo 2: Mov. Sociais
  • Grupo 3: Conj. Estadual
  • Grupo 4: Partido
  • Grupo 5: Mov. Sociais
  • Grupo 6: Conj. Estadual
15h30 às 16h: Organização e síntese dos relatórios
16h às 17h: Plenária final e aprovação de propostas
Aprovação da “Carta de Minas para o 5º Congresso Nacional”
17:30h: Encerramento
***
***
***
Inflação medida pelo IPC-S mantém queda.



Desaceleração deve-se ao grupo alimentação, cujo ritmo dos preços caiu 82% no período; no mês anterior, o motivo foi a tarifa de energia em queda.
A inflação do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Fundação Getúlio Vargas continua em baixa este mês. O movimento repete a desaceleração observada da segunda para terceira semana de abril.
O índice desacelerou de 0,7% para 0,65% na segunda semana de maio, devido ao ritmo mais lento de altas nos preços da alimentação, especialmente das frutas, informou a FGV.
No mesmo período de abril, o IPC-S recuou de 1,22% para 0,93% em relação ao mês anterior, queda que foi justificada pela menor variação dos preços da tarifa de energia elétrica residencial.
Segundo a fundação, metade dos oito indicadores que integram o cálculo do IPC-S registrou taxas menores na segunda semana deste mês. O destaque é o grupo alimentação, em baixa de 0,93% para 0,73%.
Essa queda reflete a grande desaceleração no segmento de frutas, cuja taxa caiu mais de 82%, de (-) 0,51 para (-) 2,89%. Educação, leitura e recreação (0,61% para 0,39%); comunicação (de 0,10% para -0,03%); e transportes (de 0,08% para 0,07%) também mostraram comportamento de baixa.
Já o segmento de habitação, cuja taxa registra alta de 0,58% para 0,64%; vestuário (de 1,05% para 1,12%); saúde e cuidados pessoais (de 1,50% para 1,55%); e despesas diversas (de 0,59% para 0,64%), mostraram elevação.
Fonte: Agência PT de Notícias com informações do G1
***
***
***
Dia nacional de luta antimanicomial é comemorado em todo país.
Centros de Apoio Psicossocial (Caps) de  cidades em todo país comemoraram ontem o dia nacional de luta antimanicomial, 18/5, com audiências, reuniões, desfiles e manifestações. De Cabroró (PE), Ilhabela(SP), Ourem(PA), Fortaleza(CE), Parintins(AM),Teresina(PI),Rio Verde (MT), Vitória(ES) e tantos outros levaram o recado para a sociedade pelo tratamento humanizado de quem tem sofrimento mental.
Em Minas Gerais não foi diferente: muitas cidades fizeram manifestações, reuniões e atividades lúdicas para chamar atenção da população de que a loucura deve ser tratada e não encarcerada. Em Belo Horizonte,com o lema “para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: por uma sociedade sem manicômios”, o Fórum Mineiro de Saúde Mental e a Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais levou o recado para as ruas e avenidas da capital mineira com desfile da Escola de Samba Liberdade Ainda Que Tan Tan, formada por usuários e profissionais dos CAPs de Belo Horizonte, Sabará e Região Metropolitana.
Comunidades terapêuticas.
As entidades que fazem parte da Frente Mineira de Drogas e Direitos Humanos lançará pesquisa sobre comunidades terapêuticas em junho, alertando para ‘os novos manicômios’, institucionalizados em locais de recuperação de drogados.
Assessoria de Comunicação do PTMG
Foto: Maxwell Vilela

***
***
***
Nota de pesar.


É com muito pesar que o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, informa o falecimento do companheiro e ex-presidente do PT da cidade de Nova Era, Eugênio Pereira da Costa.
Dono de uma história de lutas, tanto na vida como na política e militância, Eugênio deixará saudades.
Solidário a perda, o diretório presta condolências aos familiares e amigos enlutados pela grande e irreparável perda.

Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais.

***
***
***

Acordo entre professores e Governo de Minas começa a tramitar na ALMG.



Começou a tramitar nesta terça, 19, o Projeto de Lei 1504/2015, que trata do acordo histórico em Minas feito entre os professores estaduais e o governo de Minas, após leitura da mensagem do governador Fernando Pimentel no plenário da Assembleia Legislativa. Pela primeira vez, o governo dialogou com a categoria e firmou acordo que garante o pagamento do piso nacional da educação até 2017 e concede outros benefícios há anos reclamados pelos educadores.

O líder do Bloco Minas Melhor, deputado Rogério Correia, lembrou de como os governos anteriores tratavam os professores: “professores recebendo jato d’água na época do governo Francelino, lideranças ficarem presas no Dops, assisti governadores dizerem que professoras eram mal casadas, vi impedirem passeatas até a praça Sete e, por último, 12 anos desse maldito Choque de Gestão, que ficaram marcados como tragédia. Aliás, era Azeredo, Aécio e Anastasia os três ‘as’ de azar do professor”, relembrou. Rogério Correia reafirmou o compromisso do Bloco Minas Melhor com a categoria e atuarão para que a proposta seja aprovada o mais breve possível.
Acordo
O termo de acordo entre o governo e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) e a Associação de Diretores das Escolas Oficias de Minas (Adeomg) foi assinado no dia 15/5. “Enquanto no resto do Brasil assistimos a espetáculos lamentáveis, chegando a agressões públicas ao professorado, em Minas Gerais conseguimos dar esse passo histórico pela via do diálogo e sem abrir mão da autonomia que os sindicatos têm de ter para obter o consenso necessário”, afirmou o governador durante assinatura do acordo. Pimentel disse que é possível solucionar os impasses por meio do diálogo e que o esforço do governo será de cumprir o que foi acordado, apesar do déficit de R$ 7,2 bilhões encontrados pela nova gestão.
A coordenadora geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, ao assinar o acordo na semana passada, disse que o governo respeitou o processo de negociação. “Foi um processo de negociação efetivo, e na nossa história recente, é a primeira vez que assinamos um documento com o governador do Estado. Nos documentos anteriores, os governadores corriam da gente, como se não quisessem se comprometer. Essa assinatura também é importante para gente nesse processo,” afirmou a sindicalista.
O projeto
O projeto prevê reajuste de 31,78% na carreira do professor de Educação Básica para uma carga horária de 24 horas semanais a ser pago em dois anos e três parcelas, que serão incorporadas ao salário. Também estabelece a atualização do Piso Salarial Estadual nos mesmos índices do Piso Nacional. Os cerca de 100 mil aposentados também terão os mesmos aumentos. O primeiro parágrafo do PL 1504 extingue os subsídios e a implantação do vencimento inicial, acumulável com vantagens e o descongelamento das carreiras dos servidores da educação.
Conheça a íntegra do projeto aqui.
Com informação da ALMG e Agência Minas

Nenhum comentário: