sábado, 15 de agosto de 2015

Os 7 boatos envolvendo Dilma Rousseff.

Dilma_Sorrindo02

Não é novidade que quase todo dia aparece um boato novo sobre Dilma. O Boatos.org fez uma lista de sete histórias falsas que circularam na internet em 2015.
Hellen Bizerra, via Boatos 
A coisa não anda nada boa, isso é indiscutível. E como dizem que no caos tudo piora, tem quem aproveite a atual situação política e econômica do país para “botar lenha na fogueira”. Por isso, o Boatos.org está fazendo especiais com os personagens que mais foram citados em 2015. Depois de falar de Jean Wyllys, vamos listar sete (dos muitos boatos) que circularam neste ano envolvendo a presidente Dilma Rousseff. Confira a lista:
1) Dilma aparece em imagem com Pablo Escobar
Desde o início do ano, circula na internet uma suposta foto de Dilma, a presidente da Argentina Cristina Kirchner, o falecido presidente argentino Nestor Kirchner e o traficante colombiano Pablo Escobar. Como muita gente compartilhou a história sem checar, saiba que nem Pablo Escobar nem Dilma são as pessoas da imagem. Leia mais sobre o boato.

2) Dilma tentou suicídio no Palácio do Planalto
Na mesma semana em que pesquisas mostravam a queda da popularidade de Dilma Rousseff, uma história começou a circular online: a de que a presidente teria tentado se matar com um coquetel de remédios. A história era falsa, mas circulou pelo WhatsApp de forma tão forte que até Dilma acabou desmentindo essa. Leia mais sobre o boato.

3) Dilma vai confiscar dinheiro da poupança dos brasileiros
Esse boato nem é tão novo assim. Mas em 2015, ele foi citado diversas vezes. Na mais forte delas, no dia 18 de março, a história dava conta que o dinheiro seria retirado da poupança dos brasileiros. A história se espalhou logo após os protestos do dia 15 de março, mas como é possível ver não se concretizou. Leia mais sobre o boato.

4) Dilma jogou cabide na empregada Jane
A história de uma suposta agressão de Dilma à empregada havia circulado na internet na época das eleições de 2014. Porém, em 2015 ganhou força após ter sido publicada por Ricardo Noblat em sua coluna no jornal O Globo. Apesar disso, ficou comprovado que o colunista caiu no boato. Leia mais sobre o boato.

5) Dilma faz homenagens a Marco Archer
Um dos acontecimentos que mais chamou a atenção no início do ano foi a morte dos brasileiros condenados por tráfico de drogas na Indonésia. Após isso acontecer, começou a circular na internet a informação de que Dilma teria decretado luto de três dias pela morte dele. Assim como a história do busto para Archer, ela era falsa. Leia mais sobre o boato.

6) Se Dilma sofrer impeachment, não é o vice que assume
Nos primeiros seis meses do ano, muito se falou do impeachment de Dilma. No meio de toda a discussão, muita desinformação rolou pela internet. Uma delas dizia que não era o vice-presidente (Michel Temer) que assumiria o poder no caso de Dilma cair. A informação não procede. Leia mais sobre o boato.

7) Dilma sugere aposentadoria aos 95 anos
Uma história que circulou na internet em 2015 foi motivada por uma fala (péssima) de Dilma durante o último debate antes das eleições em de 2014. No vídeo, Dilma dizia que a aposentadoria seria com 85 para mulher e 95 para homens. Ao contrário do que o vídeo apontava (e que circulou) o resultado seria a soma de tempo trabalhado e idade e não apenas idade. Neste ano, a Câmara aprovou a medida. Leia mais sobre o boato.

*Colaborou Edgard Matsuki.

Nenhum comentário: