domingo, 27 de dezembro de 2015

A refundação da República brasileira.



Por José Muladeiro

Enfim foi exposto um dos segredos mais bem guardados do Governo Dilma Rousseff. Seu ministro da Justiça vem a público proclamar que está dirigindo uma Revolução Republicana e que à frente de seu exército de policiais federais exporá as entranhas do Brasil à luz. Diz o ministro revolucionário , Comandante da Luzes (CL) que refundará a República no Brasil, doa a quem doer.
Abaixo alguns comentários que faço sobre o seu nobre discurso na cerimônia de entrada de 600 (seiscentos) novos soldados em sua tropa.
1- (CL) “Nós vivemos hoje o período de revolução republicana. E dirão os senhores: “mas como assim”? A República foi proclamada no Brasil em 1889. Já na Constituição de 1891, ela estava textualmente afirmada.
E eu diria que uma coisa é afirmar em um texto normativo, com toda a importância que isso tem em uma realidade. Outra coisa é fazer com que ela ganhe espaço nas mentes e nos corações.

O Brasil era o país do rouba, mas faz. O Brasil era o país da impunidade dos que usam colarinho branco. O Brasil era o país onde a lei valia para uns, mas não valia para outros. Esta realidade é que vem se transformando e é por isso que acontecem incompreensões quanto ao papel das instituições.”

Aqui o ministro faz sua proclamação revolucionária. A refundação da República. Enfim um novo Brasil está sendo construído, nem que para isto seja preciso acabar com as empresas nacionais e jogar os seus trabalhadores no olho da rua. Não importa que nossa economia regrida. Tudo é válido para que a Revolução Republicana seja vitoriosa.
Da Justiça. É fato que, como existe em todo poder executivo, existe uma dimensão hierárquica natural, exercida em caráter imediato pelo senhor diretor-geral da Polícia Federal e pelo ministro de Estado da Justiça. É fato que não há instituição que não deva ser, especialmente as instituições policiais, marcada por uma atuação característica dos poderes hierárquicos.
Mas é fato que em uma república a investigação deve ser autônoma. É fato que em uma república ninguém está acima ou abaixo da lei. É fato que em uma república a impessoalidade é que deve marcar a atuação de toda e qualquer investigação policial.
E é fato que um ministro de Estado da Justiça, embora tenha seu poder hierárquico na Polícia Federal, jamais deverá utilizá-lo para pedir que se investigue inimigos ou que se poupe amigos.
Esta é a dimensão republicana que nós estamos hoje vivenciando no Brasil.

É assim que vivemos hoje no Brasil. Há de se colocar as entranhas para fora, doa a quem doer.”
Aqui o ministro mostra como está bem informado do que suas tropas revolucionárias vem fazendo. Ela vem agindo com impessoalidade, como bem o atestam as diversas tentativas de incriminar o ex-presidente Lula. Deve ser pelo fato de que Lula não é uma pessoa, é um mito a ser destruído. Como o PT e a categoria de petistas não fazem parte do conceito de pessoa, isto explica porque estes entes tem sido beneficiados com as mais duras investigações. Já o político Aécio Neves e seus comparsas de São Paulo, estes não podem ser investigados pois são claramente pessoas.
3- (CL) ” É nessa situação que eu tenho contado, ou mais que contado, me apoiado, e tenho aplaudido a Policia Federal. Eu me orgulho da nossa Policia Federal. Eu me orgulho do papel que ela tem desempenhado no Brasil. Eu me orgulho do combate implacável que nós fazemos ao narcotráfico, às organizações criminosas e eu me orgulho do trabalho fundamental que temos feito contra corrupção.
Pela primeira vez na história pessoas que têm poder político e poder econômico estão sendo submetidas ao peso da lei da mesma forma que os pobres, pela Polícia Federal.”
Aqui o Comandante agradece e glorifica suas tropas revolucionárias e as exorta a continuarem agindo com bravura e impessoalidade, contra todos os ricos e poderosos. É por isto que o Eduardo Cunha está na cadeia e os políticos de São Paulo, envolvidos em corrupção estão sendo investigados. Muitos já se encontram devidamente encarcerados. Fica explicado porque todos os crimes envolvendo o processo de privataria de empresas estatais já foram devidamente investigados, e o ex-presidente FHC teve seus direitos políticos cassados e está andando com tornozeleiras pelo crime de haver comprado com dinheiro sua reeleição. Para não falar nos donos da Globo foram presos por haverem deixado de pagar quase um bilhão de reais ( a preço de hoje) de impostos
4- (CL) “Essa é a revolução republicana e a Polícia Federal é um dos agentes dessa revolução, uma revolução democrática, ordeira, disciplinada. Mas uma revolução que fará, para nós, para os nossos filhos e para os nossos netos, um país diferente daquele que nós recebemos.”
Momento em que nosso insigne comandante esclarece as bases que sustentam sua Revolução Republicana. Esta nada tem a ver com a ruptura de regime e com as desordens que ocorreram em outras revoluções menos famosas como a Francesa (1789), a Mexicana (1910), Revolução Russa (1917), Chinesa (1949) e a Cubana (1956). Longe disto, é uma revolução que não revoluciona, que se faz na ordem e na paz dos cemitérios, sem transtornos maiores para os brasileiros, com poucos casos de efeito colaterais como o de alguns milhares de trabalhadores marginais desempregados e muitas famílias perdulárias endividadas. Talvez outros milhares de famílias que vivem às custas do estado perderão suas bolsas ócio e terão que trabalhar, que o estado não foi feito para sustentar vagabundos. Mas em compensação ele promete aos que sobreviverem um país diferente daquele que nós recebemos. Quem sabe até mudemos nosso idioma e passemos a falar Inglês para poder compreender os futuros donos de nossas indústrias.

5- (CL) “Não que eu nessa altura da vida deva dar conselhos. Quando eu tinha uns 25 anos de idade eu ainda dava conselhos. Depois percebi que a ideia de conselho passa por uma arrogância implícita, como se alguém fosse sábio e o outro fosse alguém que não tivesse luzes.”
Como diz o povo, se conselho fosse bom não seria dado de graça. Aqui o líder supremo e inconteste de todos os brasileiros mostra como estão errados os arrogantes pais e mães dando conselhos a seus filhos. Da mesma forma será proposto que todos os médicos tenham claro que seus pacientes tem luzes e parem de encher o saco com esta história de que o fumo é prejudicial à saúde e que isto ou aquilo causa câncer. Devemos acabar de vez com esta merda de aconselhar os cidadãos e cidadãs a usarem camisinha, ou só o fazerem se tiverem claro que não possuem luzes.
6- (CL) “E, finalmente, a minha ( nota do articulista: minha aqui é a dele, não a minha) última opinião. O respeito à hierarquia jamais deve ser confundido com autonomia funcional, assegurada pela lei. É indispensável hierarquia e disciplina numa atividade policial, mas isso jamais pode ser confundido com autonomia. A autonomia na investigação tem que ser respeitada e ela não se confunde hierarquia. São dois planos que devem estar combinados para que a hierarquia não suprima a autonomia funcional e para que a autonomia funcional também não seja fixada pelo desrespeito hierárquico anarquizante.”
E por fim o Comandante da Luzes mostra como sua tropa revolucionária tem autonomia para agir. Aqui entendemos que todas as investigações impessoais são de total escolha de seus soldados revolucionários, desde que seja garantida a impessoalidade, que neste caso é dado pelo uso de dois planos. Um horizontal e outro inclinado. Os amigos são colocados sobre o plano horizontal e os inimigos são colocados sobre o plano inclinado. Ao final investiga-se todos os que deslizaram no plano onde foram colocados. É por isto que eles tem investigado os políticos de todos os partidos que gostam da cor vermelha e tem estrela em sua bandeira.
Eles tem autonomia para dar flechada no retrato da Dilma e para vazar processos judiciais, desde que não atinjam as pessoas que gostam de tucanos (princípio da impessoalidade). Podem também ficar de tocaia na casa dos filhos de todos os presidentes que possuam só 4 dedos em umas das mãos ( princípio da impessoalidade) para entregar intimações altas horas da noite.

Aqui termino gritando as palavras de ordem do momento:
Avante Comandante das Luzes,
Que a Revolução Republicana seja vitoriosa!
Fim a todas as pedras no Brasil!
Que atire a primeira pedra quem nunca sonhou em ser revolucionário!
O Brasil sobreviverá, os brasileiros, quem sabe?
*

Nenhum comentário: