terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PTMG - Semana é de mobilização contra impeachment.



Enfrentamento nas ruas ao pedido que retira da presidenta Dilma Rousseff mandato conquistado democraticamente mobiliza CUT, centrais sindicais e movimentos sociais.
No decorrer da última semana, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) liderou e promoveu uma grande movimentação para reunir todas as frentes e movimentos sociais numa grande mobilização, marcada para a próxima quarta-feira (16), contra um processo de impeachment.
Os defensores do impedimento pretendem retirar da presidenta Dilma Rousseff o mandato para a qual foi eleita democraticamente em 2014, ao vencer a chapa tucana liderada pelo então candidato da oposição senador Aécio Neves (PSDB-MG), tendo como vice seu correligionário e também senador, Aloísio Nunes (PSDB-SP).
“Vamos para as ruas impedir o retrocesso. O Brasil precisa de um ambiente político e econômico de tranquilidade para a economia crescer e gerar empregos”, declarou em nota à Agência PT de Notícias, o presidente da CUT, Vagner Freitas.
“O Brasil está paralisado pela intolerância daqueles que não aceitam o resultado das urnas”, protestou o líder da central.
O pedido de abertura do processo foi aceito pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na noite do último dia 2.
Mas, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o processo, que tramita no Congresso Nacional, está paralisado até que o plenário da corte decida sobre a padronização do rito de procedimentos legislativos relativos ao seu andamento.
Desde então, a realização de mobilizações populares para conter a sanha da oposição tucano-democrata, tem sido a principal preocupação da CUT e seu presidente, Vagner Freitas.
A primeira mobilização foi realizada na noite de quarta-feira (9), atraiu milhares de manifestantes e parou o trânsito no centro do Rio de Janeiro.
Uma agenda de mobilizações, a ser definida no decorrer do andamento do processo, será o principal instrumento da resistência contra a proposta golpista, a favor do estado de direito e da maior instituição democrática do País: o voto.
“Não há provas que fundamentem a abertura do processo contra a presidenta”, tem reiterado o presidente Vagner Freitas, que considera Cunha um “chantagista” e “apologista do autoritarismo”.
“O que não precisamos é de chantagens, de atitudes antidemocráticas, de quem ousa tentar tirar o mandato da presidenta Dilma, eleita pelo povo de forma absolutamente democrática. Eduardo Cunha não tem autoridade moral nem política para pedir o impeachment da Dilma”, reagiu Freitas.
Fonte e imagem: Agência PT de Notícias
***
***
***
MEC busca uma nova política de educação para jovens e adultos.



Buscando discutr as políticas para educação de jovens e adultos e a educação ao longo da vida, o Ministério da Educação lançou na quinta, 10, em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, a Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea Brasil +6). A conferência acontecerá de 25 a 27 de abril de 2016, sete anos após a 6ª Confintea, que aconteceu em Belém, no Pará, em 2009, e foi a primeira a ser realizada em um país emergente do hemisfério sul.
Segundo o diretor de políticas para educação de jovens e adultos do Ministério da Educação, Arlindo Queiroz, a Confintea Brasil +6 é um prolongamento da conferência de 2009, uma preparação do Brasil para construir sua política de educação ao longo da vida. “Nós precisamos mudar a arquitetura da educação de jovens e adultos no Brasil e isso só é possível com uma articulação federativa com estados e municípios e com a participação dos movimentos populares. A educação ao longo da vida não pode ser construída para a população, precisa ser feita com a população”, afirmou.
A educação ao longo da vida inclui o direito à educação básica para aqueles que não a tiveram na idade própria, mas também abrange a educação para saúde, para economia, para o desenvolvimento local e valoriza os espaços de estímulo à aprendizagem, formais ou não, articulados. “Nós temos 80 milhões de brasileiros sem concluir o ensino médio, esse é um número expressivo, e a maior parte está entre os mais pobres, os negros e as populações camponesas. A educação ao longo da vida busca romper com as desigualdades sociais”, disse Queiroz.
Segundo o secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Paulo Gabriel Nacif, o Brasil possui um débito com a educação de jovens e adultos. “Nos últimos anos, nós demos passos efetivos para a educação de jovens e adultos com a 
do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. Tivemos investimentos, tivemos formação, mas precisamos avançar mais para que o país resolva de uma vez por todas esse grande débito social”, explicou o secretário.
A educação, como explica Nacif, é um direito do cidadão, não apenas dos 4 aos 17 anos.  “Precisamos erradicar o analfabetismo, mas acima de tudo ter um vínculo direto da alfabetização com a educação de jovens e adultos. A educação é um processo ao longo da vida e exatamente por isso não podemos focar apenas na eliminação do analfabetismo, mas na construção de um programa efetivo de educação de jovens e adultos com alfabetização, ensino fundamental, médio; enfim, colocando todos os brasileiros no processo de aprendizagem ao longo da vida”, concluiu.
Foto: Mariana Leal/MEC
Fonte: www.mec.gov.br 
***
***
***
Epamig inaugura Unidade de Pesquisa e Treinamento em Laticínios no Campos das Vertentes.



Centro de pesquisas, cursos e treinamentos para produção e padronização de lácteos capacita produtores rurais e profissionais do setor.
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) inaugurou, em São João del-Rei, a Unidade de Pesquisa e Treinamento em Laticínios do Campo Experimental Risoleta Neves. O espaço é voltado para pesquisas, cursos e treinamentos para produção e padronização de lácteos, com capacitação de produtores rurais e profissionais do setor laticinista.
A nova unidade nasce contando com as tecnologias já desenvolvidas por pesquisadores da Epamig Instituto de Laticínio Cândido Tostes, referência do setor na América Latina, em cursos e treinamentos práticos, abordando principalmente boas práticas na fabricação de queijo minas frescal, queijo minas artesanal, muçarela, entre outros produtos lácteos, além de capacitar transportadores de leite em quesitos como normas de conservação e higiene.
Durante a solenidade de inauguração o presidente da Epamig, Rui Verneque, realçou a atual diretriz da empresa em focar esforços em pesquisa e difusão e transferência de tecnologias. “Nossa empresa é detentora de conhecimentos e tecnologias próprias, desenvolvidas para alavancarem a produção de Minas, competindo a nós, disponibilizá-las de forma ampla”, enfatizou.
Ele informou ainda que está em processo um estudo de viabilidade técnica, econômica e estrutural para que a médio e longo prazo os produtos da Unidade de Pesquisa e Treinamento sejam comercializados. Em princípio, a produção será apenas experimental e a expectativa é de que 300 a 500 litros de leite sejam processados ao dia.
Também presente na inauguração, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, enfatizou a importância de todos os trabalhos da agropecuária de Minas e do Brasil como uma atividade altamente viável e sustentável.
“Temos aqui a oportunidade concreta de qualificar e transformar nossa produção de leite e derivados. O Governo tem grande compromisso com os produtores de leite e queijo do estado, afinal trata-se também de um patrimônio de Minas”, lembrou João Cruz.
A vice-prefeita de São João del-Rei, Maria Cristina Lopes, representando o prefeito Helvécio Reis, reiterou o apoio às atividades do sistema de agropecuária do estado. “Toda iniciativa que venha a proporcionar formação, especialização para nossa região é um ganho de dimensão de gerações. Hoje temos muito mais acesso e damos aos jovens oportunidade de estudar e se fixar em sua própria área, exercendo atividades sustentáveis”, disse.
Investimentos.
A Unidade foi projetada e construída com recursos da ordem de R$ 1 milhão, sendo cerca de R$ 600 mil do PAC Embrapa e o restante a partir de parcerias com Agência de Inovação em Leite e Derivados (Polo de Excelência do Leite); Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes)Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig)Cemig; Universidade Federal de São João del-Rei e Prefeitura Municipal.
Fonte e imagem: Agência Minas

***
***
***

Presidenta Dilma participa de inauguração do Museus Congonhas.



A presidenta Dilma Rousseff estará presente amanhã (15) na cidade mineira de Congonhas, junto das Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Prefeitura de Congonhas e população da cidade e região para a inauguração de um dos mais importantes projetos de preservação da memória do país: o Museu de Congonhas.

O museu faz parte do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) Cidades Histórias, que está sendo implantado em 44 cidades de 20 estados do país, fazem parte desse programa sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan.
O Museu que foi construído ao lado do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, sítio histórico que tem o título de Patrimônio Cultural Mundial desde 1985. A instituição, projetada pelo arquiteto Gustavo Penna, tem sala de exposições, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria, anfiteatro ao ar livre e áreas administrativas. A inauguração faz parte das comemorações dos 30 anos do título e dos 70 anos de existência da UNESCO.
Acervos
Um dos principais acervos do museu é a coleção Márcia de Moura Castro, composta por 342 peças que pertenceram à colecionadora, as obras foram adquiridas pelo Iphan em 2011.
Por mais de meio século, a pesquisadora dedicou-se a adquirir arte sacra e objetos de religiosidade popular, com destaque para ex-votos e santos de devoção. A coleção será exposta numa sala especial no Museu de Congonhas.
Outro acervo importante que será entregue nos próximos meses é a Coleção Fábio França, uma biblioteca de referência no Brasil sobre o barroco, a arte e a fé. Reunido em mais de quatro décadas, o acervo de livros raros foi recentemente incorporado ao Museu. É composto por publicações de interesse geral, temas históricos, artísticos, com foco especial nas obras sobre a arte barroca, o barroco mineiro e a temática da vida e obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Serviço:
Museu de Congonhas
Data: Inauguração dia 15 de dezembro de 2015, às 10h30
Local: na Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, s/n, Congonhas.

A instituição fica aberta de terça a domingo, das 9h às 17h; e quartas, das 13h às 21h. Ingressos: R$ 10. Haverá visitas mediadas oferecidas a grupos espontâneos. Informações:31 3731-3056
Assessoria de Comunicação PTMG com informações Iphan
***
***
***
População é convocada a defender direitos e democracia na quarta, 16.



Movimentos populares, sindicais, ecumênicos e partidários mobilizados para esclarecer a população sobre o verdadeiro significado do golpe: perda de direitos e conquistas.
Mais de 70 entidades e organizações, parlamentares e dirigentes do PT e PCdoB promovem o ato público Minas Contra o Golpe, nesta quarta, 16, em Belo Horizonte. A concentração será às 16 horas na Praça Afonso Arinos, em frente à Escola de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida de marcha pelas ruas do centro da Capital mineira até a Praça da Estação.
As lideranças e militantes se reuniram na Plenária da Frente Brasil Popular de Minas, na sexta, 11,na Assembleia Legislativa, para organizar as atividades de mobilização até o dia da manifestação.
Durante a semana, militantes estarão nas ruas, bairros e cidades distribuindo panfletos explicando o que o golpe vai representar para a população. “O golpe significa o fim da CLT-Consolidação das Leis Trabalhistas, da estabilidade dos servidores, do salário mínimo como piso do benefício da previdência”, afirmou a deputada estadual Marília Campos (PTMG), ao alertar os militantes.
A presidente do PTMG, Cida de Jesus, disse que o golpe não é contra o PT, é contra o povo, contra os movimentos populares, contra os programas sociais que tiraram o povo da miséria e hoje desfrutam de melhores condições de vida. “O golpe é ameaça aos avanços sociais, aos direitos conquistados e nós, aqui em Minas, elegemos um governo popular pelo voto, nós vamos defender a liberdade e a democracia. Não ao golpe!”, afirmou.
Em todo país será realizado o Dia Nacional de Luta contra o Impeachment, a tentativa de golpe, o retrocesso, o Fora Cunha e em defesa da democracia e da soberania, puxada pela Frente Brasil Popular. Minas Gerais terá atividades em diversas cidades. Belo Horizonte vai concentrar a Região Metropolitana e haverá atividades em outras regiões, como Triângulo, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sul de Minas com atos, manifestações, debates e divulgação de manifestos.
O deputado estadual Rogério Correia(PTMG) alertou que a movimentação das elites no mundo e na América Latina tem sido feitas de forma a desestabilizar governos democráticos. A ação ultraliberal no mundo vai afetar diretamente os direitos tão duramente conquistados pela população mais pobre, porque à direita não interessa um povo educado, com saúde ou que a renda seja distribuída, também lembrou a deputada federal Jô Morais.
O deputado federal do PCdoB, Wadson Ribeiro, destacou que a natureza do golpe é para tentar impedir o desenvolvimento social, hoje articulado por setores que sempre se locupletaram das benesses do Estado nacional. “São as elites brasileiras que sempre ganharam dinheiro e nunca se preocuparam em desenvolver o país para a maioria da população.”, disse. Também se manifestou o deputado estadual, Geraldo Pimenta(PCdoB).
O deputado federal Padre João(PTMG) destacou a importância da mobilização popular para enfrentar a tentativa de desestabilizar o país por quem já mostrou a que veio: privatizar a Petrobrás, vender as riquezas do país e lançar novamente o povo na pobreza.
A mesa da Plenária, coordenada pela presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Beatriz Cerqueira, e Liza Lafetá, da União Juvntude Socialista (UJS), foi composta por representantes de todas as entidades presentes. As organizações entendem que, para barrar o golpe, Minas Gerais tem papel fundamental, pois no Estado a união dos movimentos sociais e sindical foi decisiva na derrota do neoliberalismo nas eleições para o governo estadual e para a Presidência da República.
Com informação da CUT/MG
Foto: Juninho Viotti

Nenhum comentário: