domingo, 10 de janeiro de 2016

PTMG - Governo de Minas Gerais lança aplicativo que reúne serviços para o cidadão.


Ferramenta, idealizada para facilitar a vida do cidadão, reúne serviços online da Copasa, Cemig e Detran, entre outros, além de agilizar o acesso à informação e serviços.
Os cidadãos de Minas Gerais passam a ter acesso a diversos serviços públicos estaduais por meio de um aplicativo para celulares. O MG app foi lançado nesta quarta-feira (06/01) pelo governador Fernando Pimentel em evento no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A iniciativa, inédita no Estado, tem como objetivo facilitar a resolução de problemas e a busca por informações, de forma simples, rápida e moderna. O aplicativo já está disponível para download e instalação para os sistemas Android e iOS.
O novo aplicativo disponibiliza serviços online da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), além de permitir o acesso a endereços, telefones e horário de atendimento das principais unidades de prestação de serviços, como delegacias e escolas.
Ao lado do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e do diretor-presidente da Prodemge, Paulo Moura, o governador Fernando Pimentel ressaltou que a intenção do governo de Minas Gerais, ao desenvolver o MG app, é facilitar de forma permanente a participação da população na construção das políticas públicas do Estado.
“Estamos apresentando uma ferramenta nova, extremamente útil e poderosa. Eu só lamento que não tenha sido lançado antes. Nós estamos lançando, mas já poderia ter sido lançada antes por governos que ficavam falando de inovação a cada cinco meses e não fizeram o dever de casa. Mas antes tarde do que nunca”, afirmou Pimentel.
O governador salientou que será um único aplicativo para atender demandas do cidadão, “Eu acho que é um caminho que, com toda certeza, aponta para o futuro. Vamos eliminar tudo aquilo que não depende da presença física do cidadão. Acho que isso é perfeitamente possível. Nossa meta é termos um governo inteiramente integrado eletronicamente”, completou, frisando que o governo está “funcionando como a gente imaginava, aberto, participativo, atuante, ouvindo as pessoas”.
Serviços
No primeiro momento, o aplicativo vai possibilitar a consulta a informações relacionadas a veículos e condutores, como a situação do veículo, pontuações do condutor, defesas de autuação. Nos serviços de água e luz, estarão disponíveis a segunda via das contas, o histórico de faturamento ou consumo, informe de leitura e demais opções.
O canal “Fale Aqui” permitirá que o cidadão envie sugestões e reclamações e acompanhe a situação de atendimento das demandas feitas ao governo. Os servidores públicos estaduais terão acesso ao contracheque.
O secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, assegurou que o MG app dará mais transparência aos serviços públicos. “O que vai ser apresentado é apenas uma primeira etapa. Vamos avançar muito mais na utilização de tudo o que hoje o sistema tecnológico permite para informação, interação diretamente com a população, com entidades, movimentos e empresários, em uma plataforma de mais fácil utilização para reorientar as ações do governo”, disse.
O diretor-presidente da Prodemge ressaltou o pioneirismo de Minas Gerais ao desenvolver essa tecnologia. “Essa é uma inovação nacional. Ninguém tem um projeto tão completo no Brasil quanto o que estamos fazendo. É, orgulhosamente, um produto Prodemge. É um orgulho para nós porque é a marca da mudança que o governador está fazendo na área de tecnologia do Estado”, afirmou Paulo Moura.
A expectativa é inserir no MG app novas funções nos próximos meses, como informações para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), serviços da Delegacia Virtual para, por exemplo, registro de boletins de ocorrência, e a Caixa Postal Notificadora, para recebimento de mensagens do Detran de interesse de cada usuário, entre elas, o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo o gerente de construção Web e Mobile da Prodemge, Renan Ribeiro, o MG app foi construído levando em consideração três pilares: serviços, engajamento do cidadão e informação. “Tudo o que vamos colocar, o que já tem e o que vai ter nesse aplicativo, é baseado nesses três pilares. O cidadão não precisará mais enfrentar filas. Essa é a meta”, ressaltou.
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
***
***
***
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser realizadas a partir de 11 de janeiro.



Primeira edição de 2016 abrirá 228 mil vagas
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar, na primeira edição de 2016, 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro. O prazo vai até às 23h59 do dia 14 do mesmo mês. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A inscrição estará, portanto, restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2015 do Enem e tenha obtido nota na prova de redação que não seja zero. O resultado do Enem será divulgado na sexta-feira (08/01) pela internet.
O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.
sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota. Ele também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a Lei de Cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.
O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.
Confira aqui o Edital nº 36, de 29 de dezembro de 2015, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação. O edital apresenta o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Sisu, primeira edição de 2016.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (Com informações do Ministério da Educação)

Nenhum comentário: