segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

PTMG - Jorge Furtado: perseguição política a Lula é tentativa de enfraquecê-lo para 2018.


Cineasta brasileiro critica duramente a campanha midiática contra o ex-presidente Lula.
Nunca houve uma perseguição política contra um homem público como a que a direita e sua mídia estão fazendo agora contra Lula. O objetivo é só um: tentam enfraquecê-lo para a eleição de 2018 quando pretendem, pela quinta vez, retomar o poder que perderam em 2002.
Getúlio e Jango, outros dois presidentes que desagradaram interesses da elite brasileira (aumentaram o salário mínimo, protegeram a Petrobras dos interesses americanos, etc.), sofreram perseguição semelhante em 1954 e 1964, mas na época os jornais, rádios e tevês falavam sozinho e foi mais fácil e rápido derrubar os presidentes democraticamente eleitos.
A resistência contra um golpe de estado hoje seria bem maior. O fato de Lula ser um sobrevivente do apartheid brasileiro, sem a vocação suicida de um fazendeiro rico e deprimido como Getúlio, e a memória da tragédia da ditadura militar que sucedeu Jango, sugerem que desta vez a direita terá que voltar ao poder pelo voto.
Por isso a campanha midiática contra Lula é tão importante e de intensidade inédita. A notoriedade que hoje dão às decisões de um juiz medíocre de primeira instância em Curitiba e sua turma de policiais e procuradores tucanos é parte deste espetáculo grotesco, onde a imprensa de direita é, mais uma vez, a protagonista.
Aparentemente, a campanha está funcionando. Cresce o número de midiotas – leitores sem tempo para ir além dos telejornais e das manchetes da velha imprensa, onde pouco jornalismo sobrevive – que acreditam que Lula cometeu vários crimes, embora eles não saibam citar nenhum, se perguntados.
Os midiotas também não sabem em quem pretendem votar, não tem projeto algum para o país, não são a favor de nada ou de ninguém, são apenas “contra o Lula” e “contra o PT”.
Você não verá midiotas defendendo os políticos de oposição, até porque as opções são tão frágeis que eles sonham com a invenção de algum novo Collor, como Joaquim Barbosa, a tempo de enfrentar Lula ou algum candidato apoiado por ele – Ciro Gomes, por exemplo – antes de 2018.
Esta lógica, votar em “qualquer coisa menos o PT”, já produziu aberrações como Ivo Sartori, o desgovernador do Rio Grande do Sul. Se a midiotice tem poder suficiente para provocar estrago semelhante no país, descobriremos em 2018.
(Artigo inicialmente publicado no perfil de Jorge Furtado no Facebook no dia 11 de fevereiro de 2015.)
Jorge Furtado é cineasta
Fonte e imagem: Agência PT de Notícias

***
***
***

Rádio Inconfidência lança nova programação em sintonia com o aniversário de 80 anos.


A Rádio Inconfidência completa 80 anos em setembro de 2016, mas as comemorações já começam agora em fevereiro.

A partir desta segunda-feira (15/2), entram no ar 15 programas que vão deixar a programação da Rádio Inconfidência FM – 100,9 – Brasileiríssima mais diversificada sem perder a característica de ser uma rádio dedicada à música brasileira.
As novas atrações englobam muita música, entrevistas, programas especiais para todas as tribos e um serviço de informação de qualidade. São 5 programas diários relacionados ao universo cultural, um jornal e dois boletins que vão destacar as principais notícias de Minas Gerais, do Brasil e do mundo e mais 3 programetes dedicados aos cantautores (artistas musicais que escrevem, compõem e cantam seu próprio material, incluindo letra e melodia), a literatura e ao esporte. E mais 6 programas musicais semanais que trazem um repertório diferenciado.
Clique aqui para ver toda a programação da Rádio Inconfidência FM 100,9 – Brasileiríssima.
Confira a sinopse dos novos programas:
Programas diários
JORNAL DA INCONFIDÊNCIA (7:00 às 7:30)
Editora-chefe: Maria Amélia Ávila
Noticiário em geral, fatos esportivos, colunas especiais, entrevistas.
ESTÚDIO 100,9 (7:30 às 10:00)
Apresentação: Márcio Ronei e Regina Palla
Músicas de artistas consagrados da MPB e novidades. Notas culturais e trânsito.
CASA  ABERTA  (10:00 às 12:00)
Apresentação: Elias Santos e Brisa Marques
Revista de variedades, cultura, educação e cidadania. Colunistas diários abordando temas como artes plásticas, política, sustentabilidade e música infantil. Quadros interativos com  ouvintes.
TOM INSTRUMENTAL (12:00 às 12:55)
Apresentação: Ewerton Gontijo
Programa exclusivo de música instrumental. Os mais belos cordas e sopros da música brasileira. Compositores e arranjadores consagrados em seus melhores momentos.
INCONFIDÊNCIA NOTÍCIAS (12:55 às 13:00) (18:50 às 19:00)
Resumo das principais notícias da manhã e da tarde.
TOM 100,9 (13:00 às 14:00)
Apresentação: Ewerton Gontijo
MPB de alta classe. Toda a sofisticação da música brasileira para ouvintes de bom gosto musical.
A NOITE VAI SER BOA (20:00 às 22:00)
Apresentação: Duda Ramos
Revista de variedades de perfil mais jovem, entrevistas e flashes ao vivo de shows e eventos da vida cultural de Belo Horizonte. Participação da repórter Lina Rocha. Programação musical de novidades da MPB e repertório  pop rock.
Programetes Diários
OUTRAS PALAVRAS (3 vezes ao dia)
Apresentação Lucas Guimarães
Saborosas pílulas poéticas e literárias com o escritor Lucas Guimarães.
CANTAUTORES (2 vezes ao dia)
Apresentação: Brisa Marques
Compositores no formato mínimo da gênese musical. O programa é um convênio com o projeto homônimo dedicado aos cantautores das mais diversas gerações de Minas e do Brasil.
MOMENTO OLÍMPICO (3 vezes ao dia)
Descrições das modalidades olímpicas, curiosidades sobre atletas. Dicas para o ouvinte/torcedor e contagem regressiva para os jogos Rio 2016.
Programas Semanais
CASAZUL (segunda feira 23:00 às 24:00)
Programa de música do século XXI, concebido e apresentado por membros do coletivo de compositores e artistas Casazul. Entrevistas e matérias feitas em outros estados brasileiros.
A HORA DO IMPROVISO (quinta feira 22:00 às 23:00)
Apresentação: Thiago Delegado
O violonista e compositor Thiago Delegado entrevista e interage com grandes nomes da música brasileira desvendando casos e curiosidades.
SACODE A POEIRA (Sexta-feira 22:00 às 24:00)
Apresentação: Tomás Amaral
O DJ Tomás Amaral garimpa em sua coleção particular de discos de vinil pérolas do sambalanço, sambarock e tropicália. Repertório escolhido a dedo, DJs convidados e outras surpresas. O programa tem duas horas de duração.
BLÁ BLÁ BLÁ DO FAINBLAT (sábado 19:00 às 20:00)
Apresentação: Lucas Fainblat
O compositor e cantor Lucas Fainblat apresenta o samba em suas mais variadas vertentes. Lucas apresenta, faz a programação, toca, canta, improvisa e bate papo no clima da descontração do fim de semana.
PAPO DE SAMBA (domingo 11:00 às 12:00)
Apresentação: Aline Calixto
A cantora Aline Calixto faz a programação, apresentação e entrevista  personagens do mundo do samba.
FORRÓ BRASIL (sábado 20:00 às 22:00)
Programação musical dançante dedicada aos estilos xote, baião, xaxado e forró.
***
***
***
ONU: iniciativa global para promover o emprego decente para jovens.



Neste mês, as Nações Unidas lançaram uma iniciativa para promover emprego decente para a juventude e auxiliar na transição da escola ao mercado de trabalho.
Segundo o Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, o sistema ONU inicia uma parceria com empresas, instituições acadêmicas, organizações juvenis e outros grupos para agir em prol do emprego de qualidade para a juventude. O objetivo de criar empregos decentes para os jovens também entrou na Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030 da ONU.
Dados da OIT mostram que há 1,8 bilhões de jovens no mundo e, destes, 169 milhões são categorizados como working poor no mundo, significando que trabalham mas têm rendimentos inferiores à linha da pobreza, como discutido no Boletim de Política Social 248. Em países de baixa renda, nove em cada dez jovens trabalhadores estão empregados no setor informal, com baixos salários e pouca ou nenhuma proteção social.
Em todo o mundo, os jovens são mais propensos a empregos flexibilizados, informais e apresentam taxas de desemprego até três vezes maior que a dos cidadãos com mais de 25 anos. Para as jovens, a situação é mais vulnerável, com ainda maior propensão à informalidade e menores salários, que se agrava ainda mais para as mulheres, que recebem salários em torno de 20% menores que os homens, segundo a OIT, para os mesmos empregos em geral, não só entre a juventude.
Fonte:  Fundação Perseu Abramo – Boletim de Política Social – Ano 4 – nº 273 – 12 de fevereiro de 2016.
***
***
***
Termina nesta segunda inscrição para curso de Especialização para filiados.



 prazo para a inscrição para a 12ª Turma em Belo Horizonte(MG) para o curso de Especialização em Gestão e Política Públicas termina nesta segunda, dia 15.
O curso de Especialização em Gestão e Política Públicas, na modalidade semi-presencial, em nível de pós-graduação, é ofertado pela Fundação Perseu Abramo  sendo 300 vagas por turma. O curso tem duração de 12 meses e carga horária de 400 horas-aula, e as inscrições podem ser feitas para filiadas e filiados de todo o país. O início do curso está previsto para 29 e 30 de abril e 01 de maio de 2016.
As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Perseu Abramo da seguinte forma:
Para inscrever-se, Clique aqui ,  preencha o formulário on line. A efetivação de cada uma das turmas está condicionada à confirmação do número mínimo de inscrições, de 200 por turma.
O Curso de Especialização é destinado a filiados e filiadas do PT que tenham graduação concluída e que prioritariamente atuem como dirigentes públicos, parlamentares, apoiadores de organizações da sociedade civil, de entidades e movimentos sociais e de entidades sindicais, de cooperativas, ONGs, e de outras formas de organização popular e de trabalhadores, gestores e servidores públicos de carreira.
Os aprovados terão garantido o acesso gratuito para participação no curso. Para isso, necessitarão cobrir 75% das atividades previstas. Em caso de abandono do curso, o(a) desistente poderá ser impedido de participar de outros cursos e atividades de formação organizadas pela Fundação Perseu Abramo pelo prazo de 1 ano.
Os custos relacionados ao material individual de ensino e aprendizagem, bem como aos deslocamentos e estadias previstos nos encontros e atividades presenciais, serão de responsabilidade dos participantes.
Para a confirmação da matrícula deverão ser entregues, quando da abertura do curso, os seguintes documentos:
Cópia frente e verso do RG e do CPF.
Cópia autenticada frente e verso do Diploma da Graduação, com data de conclusão anterior à do início do Curso de Especialização.
Cópia de um comprovante de residência.
Comprovação de filiação ao Partido dos Trabalhadores.
Termo de Compromisso assinado.
As inscrições somente serão confirmadas após a entrega de todos esses documentos. Caso os documentos exigidos não sejam apresentados na sessão presencial de abertura do curso, o inscrito poderá ser desligado em um prazo de até 30 dias.
Visite a Área do Conhecimento da FPA e saiba mais sobre este e outros cursos
Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, enviar mensagem para conhecimento@fpabramo.org.br
Fundação Perseu Abramo
Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana, São Paulo – CEP: 04117-091
Telefone: 11 55714299

Nenhum comentário: