Inflação em março caiu pela metade em relação ao mês anterior, influenciada por forte redução nas contas de luz, água e esgoto, aponta IBGE.
A inflação caiu pela metade em março, em relação a fevereiro, e apresentou o menor índice para o mês desde 2012.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, e que mede a inflação oficial no país, indica que os preços subiram apenas 0,43% em março. Em fevereiro, esse número havia sido de 0,90%.
O resultado, divulgado nesta sexta-feira (8), representa o segundo mês seguido de queda da inflação, sinalizando para uma tendência de arrefecimento da subida de preços. Com o resultado, o índice volta ao patamar de um dígito, e se aproxima da meta, que alcança até 6,5% (o centro da meta é de 4,5%, com dois pontos percentuais para baixo ou para cima).
No ano, a variação é de 2,62%, índice menor do que o apontado na mesma época do ano passado, de 3,83%.
Uma das causas para a queda nos preços foi a mudança da bandeira tarifária na conta da energia elétrica, que passou de vermelha para a amarela. Com isso, a conta de luz sofreu uma queda de 3,41%. A bandeira tarifária foi um sistema de cobrança implementado nesse governo para aumentar a transparência na conta.
O intuito é que o consumidor saiba quanto e porque está pagando na conta de luz. Com o aumento das chuvas e a redução do uso da energia térmica, mais cara, é possível passar para as bandeiras mais baratas. A partir de abril, a conta de luz virá sem adicional, com a bandeira verde, o que deve contribuir para maior queda nos preços este mês.
O grupo habitação e comunicação tiveram quedas expressivas, de -0,64% e -1,65%. Itens como o gás de cozinha (-0,42%), a taxa de água e esgoto (-0,43%), telefone celular (-2,71%), telefone fixo (-2,89%) e passagem aérea (-10,85%) apresentaram fortes reduções de preço. O grupo transportes também apontou para desaceleração em março, na comparação com fevereiro, de 0,16% ante 0,62% do mês passado.
Fonte: Agência PT de Notícias
***
*** ***
Ato por democratização da comunicação e contra a Globo dá recado em BH.
Mais de mil pessoas foram conferir o Ato contra a Globo e pela Democratização dos Meios de Comunicação realizado neste sábado, 9, em frente a emissora em Belo Horizonte. O ato foi de protesto e lúdico: teve exibição de filme, homenagem aos mortos e desaparecidos da ditadura, coxinhaço e até pão com mortadela.
Mais cedo, a Globo Minas tratou de esconder com tapumes a logomarca da empresa e cercou a fachada, mostrando o medo de mostrar o que a gente não vê na TV Globo. A ação só reforçou o ânimo dos manifestantes que disseram em alto e bom som: “A verdade é dura. A Rede Globo apoiou a ditadura! Não vai ter golpe! Vai ter luta!”. (Foto Mídia Ninja)
Homenagem aos mortos e desaparecidos de 64
O varal montado no canteiro central da Avenida Américo Vespúcio, em frente a Rede Globo Minas, exibiu as fotos de mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar, também apoiada pela Rede Globo e outros meios de comunicação. Esta foi uma homenagem feita aqueles que deram a vida pela democracia, que ainda precisa ser ampliada. Todos foram citados durante a manifestação e saudados pelos manifestantes que diziam, a cada nome citado, a palavra de ordem “Presente!” (Foto: Lúcia Azevedo)
Pão com mortadela
Nas ruas e nas redes, as diversas manifestações da Frente Brasil Popular Minas em Belo Horizonte e no país tem sido hostilizadas pelos apoiadores do golpe. Durante esse período, os pró-impeachment ironizaram a CUT nas redes com uma imagem de sanduíche de mortadela com o boné da central. O que para eles foi insulto, para os militantes foi motivo de resposta. A presidente da CUTMG, Beatriz Cerqueira, fez questão de levar duas cestas de pão com mortadela para deleite dos manifestantes. Não sobrou nada e , de novo, todos gritaram: “Não vai ter golpe! Vem pra democracia, coxinhas!” (Foto: Lúcia Azevedo)
Coxinhaço
Nessa disputa de símbolos e significados, o apelido ‘coxinha’ grudou nos apoiadores do golpe. Este termo vem de duas ramificações: em São Paulo, é jeito de chamar gente alienada, rica e sem noção. Em BH, é referência a um vereador que superfaturou coxinhas com dinheiro público na Câmara Municipal e foi até tema de marchinha de carnaval. Juntando os dois significados, os golpistas viraram coxinhas. Daí, o coxinhaço. Um churrasco de coxinha de galinha, sucesso entre os manifestantes deste sábado. Com direito ao clássico salgado coxinha de galinha. (Foto Mídia Ninja)
Transmissão ao vivo
A manifestação foi transmitida ao vivo pela TV Democracia, produção e apresentação da equipe de comunicação da Frente Brasil Popular Minas, composta por militantes da Casa Fora do Eixo, FNDC, Mídia Ninja, União da Juventude Socialista, PTMG e outros colaboradores. O estúdio foi montado no gramado e o jornal alterava os discursos de lideranças e entrevistas ao vivo.(Foto Mídia Ninja) As fotos do ato conta a Globo podem ser conferidas em: https://www.flickr.com/photos/midianinja
/albums/72157666899692326
Exibição de documentário
O muro lateral da Rede Globo serviu para projetar o documentário “Muito Além do Cidadão Kane”. O filme mostra a interferência da Rede Globo na política e de como se aliou ao capitalismo nacional e internacional, sem medir esforços para derrubar qualquer governo de esquerda que acolha o projeto popular no Brasil e na América Latina. Foram duas horas de filme, com platéia atenta, sentada no gramado. (Foto Mídia Ninja)
#NãoVaiTerGolpe #VaiTerLuta #VemPraDemocracia!
Foto destaque: Mídia Ninja
Assessoria de Comunicação do PTMG
***
*** ***
Projeto fomentado pela Secretaria de Esportes vai beneficiar cerca de 500 crianças e adolescentes no interior do Estado.
Conexão Esportiva, realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, engloba sete modalidades e é direcionado a alunos do ensino fundamental.
A formação integral do indivíduo através do esporte e a promoção da cultura esportiva na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, é o objetivo do Conexão Esportiva, iniciativa autorizada pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) e realizada por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte — mecanismo que concede incentivos fiscais para empresas que apoiam o esporte mineiro, que integra o programa Minas Olímpica Incentivo ao Esporte, promovido pelo Governo Estadual.
Por meio da Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira – ETE FMC, em parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL , o projeto tem capacidade para receber entre 480 e 500 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, matriculados nas escolas de ensino fundamental do município.
O projeto, apoiado pela empresa privada Metagal, com repasse financeiro originado de isenção fiscal do ICMS, já conta com 400 alunos matriculados nas modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futebol Americano, Futebol de Salão, Handebol e Voleibol. O público foi atingido na fase inicial de implantação do projeto, com reuniões e visitas realizadas nas escolas e os alunos puderam fazer as inscrições nas próprias escolas.
De acordo com o coordenador e professor, Eduardo Ribeiro, a ideia surgiu a partir da necessidade de se criar locais para a prática esportiva na região aliado à observação de que as crianças e adolescentes estão sendo absrovidas pelo universo virtual. “O ponto de partida foi a avaliação da carência de lugares voltados ao esporte em Santa Rita do Sapucaí e particularmente a busca para implementar uma atividade que incentive desconectar para conectar à formação e à saúde, daí o nome ‘Conexão Esportiva’, ilustra.
O programa tem uma linha política de caráter formativo dentro do esporte – educacional e social. O objetivo educacional, na prática, é construído através de aulas de iniciação e formação esportiva para estimular a prática de exercícios físicos. O viés social é colocado em pauta nas aulas diárias, buscando promover cidadania e boa convivência entre os jovens atletas da cidade.
“Acreditamos no poder transformador do esporte quando é bem feito, quando tem o princípio de uma metodologia organizada e estruturada, com início, meio e fim. Estamos trabalhando para, além de trazer benefícios imediatos às crianças e adolescentes, criar uma mudança de cultura esportiva e auxiliar na formação da população atendida. Por isso, o programa prevê a participação em festivais e campeonatos esportivos intermunicipais, que serão promovidos ao longo do ano, onde os novos esportistas poderão tornar o projeto ainda mais completo e vivo na região de Santa Rita do Sapucaí”, finaliza Eduardo Ribeiro.
As modalidades são ministradas por professores de educação física especializados e acontecem em quatro (4) quadras, dois (2) campos de futebol e uma (1) pista de atletismo, que fazem parte da estrutura da Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira, já no espaço do Instituto Nacional de Telecomunicações, as aulas acontecem em um espaço amplo, que conta com um (1) ginásio poliesportivo, (3) três quadras abertas, um (1) circuito de atletismo e mais um (1) campo de futebol. As aulas, que acontecem entre segundas e quintas-feiras, em dois turnos, das 8h às 11h e das 14h às 17h, tiveram início no dia 29 de fevereiro.
Bons hábitos e sociabilização
Segundo a mãe do aluno Felipe Oliveira, 8 anos, Rita de Cássia Oliveira e Silva, o Conexão Esportiva abre a oportunidade de sociabilização, retirando as crianças do mundo virtual e incentivando bons hábitos.
“Vemos que as crianças estão muito voltadas para o virtual, a prática de esportes é tudo de bom e aqui em casa sempre incentivamos ao esporte, pois é uma prática que traz uma influência positiva para uma alimentação saudável, além de terem a oportunidade fazerem um trabalho em equipe, novas amizades e praticarem a sociabilidade, conta.
Ela destaca também outro aspecto do projeto que vai proporcionar que as crianças e adolescentes experimentem uma variedade de esportes para conhecerem quais se adequam mais para nos anos seguintes direcionar à uma modalidade específica.
“O Felipe gosta muito de participar, principalmente no futebol, mas a cada mês será oferecida uma modalidade diferente no Conexão Esportiva, então, ele vai poder experimentar e ver qual é o esporte que ele gosta mais e vai querer continuar nos próximos anos. Essa é uma oportunidade muito boa de vivenciar”, comemora.
Inauguração
No dia 31 de março ocorreu a cerimônia de abertura do projeto que contou com a presença ilustre de Alessandra Santos de Oliveira, medalhista olímpica pela seleção brasileira de basquete. Prestigiaram o evento mais de 500 pessoas entre alunos do projeto, seus pais e/ou responsáveis e membros da comunidade local.
“A inauguração do Conexão Esportiva foi um momento de alegria para todos envolvidos. Estamos desenvolvendo esse projeto desde 2014 e ver lotado o auditório da Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira nos passou confiança e força para continuar nosso trabalho”, comemorou o Eduardo Ribeiro.
O projeto, que terá duração inicial de dois anos, com término previsto para fevereiro de 2018, também está ampliando a atuação, com cerca de 80 alunos de duas escolas locais participando em tempo integral. A perspectiva futura é de a Fundação consiga captar recursos privados para o próximo projeto já aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte, da Seesp, que terá vigência de 2018 a 2019.
Fonte: Agência Minas
***
*** ***
Datafolha: Lula sobe, tucanos despencam e cai apoio ao impeachment.
Levantamento mostra ainda que melhor a avaliação do governo Dilma Rousseff. Tudo isso apesar dos ataques midiáticos das últimas semanas.
Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na noite deste sábado (9) mostra que o ex-presidente Lula (PT) subiu em todas as projeções para as eleições presidenciais de 2018. Lula lidera todos os cenários ao lado de Marina Silva (Rede). A mesma pesquisa indica crescimento das pessoas que estão contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), e uma queda das que estão a favor.
No primeiro cenário projetado pelo Datafolha para 2018, Lula teria 21% dos votos. Marina ficaria com 19%, Aécio Neves (PSDB) com 17%, Jair Bolsonaro (PSC) com 8% e Ciro Gomes (PDT) com 7%. Nesse quadro, Aécio tem perdido votos sucessivamente. Na última pesquisa, em 17 de março, o tucano tinha 19%, enquanto Lula tinha 17%.
No segundo cenário, com Geraldo Alckmin concorrendo pelos tucanos, Lula também apresentou crescimento, de 17% para 22%. Já Alckmin caiu de 11% para 9%. Em um terceiro cenário, com José Serra concorrendo pelo PSDB, Lula também subiu de 17% para 22%, enquanto Serra caiu de 13% para 11%. Já no último cenário, com os três tucanos juntos, Lula se descola do restante e aparece com 21%, em franca liderança.
Sobre o impeachment, o Datafolha indica que houve um crescimento de 27% para 33% das pessoas que estão contra o impeachment e uma queda de 68% para 61% das que estão a favor.
Lula também cresceu em outra pesquisa. Quando questionados sobre qual foi o melhor presidente da história, 40% responderam que foi Lula, um crescimento de 5 pontos percentuais em relação à última pesquisa feita em março. Fernando Henrique Cardoso aparece em segundo lugar, com 14%.
Mesmo com os ataques diários sofridos na mídia, o governo da presidenta Dilma teve uma melhora de sua popularidade. As pessoas que avaliam seu governo como ótimo/bom subiram para 13%, aumento de 3% em relação à última pesquisa. Já 63% avaliam seu governo como ruim/péssimo, uma queda de 6 pontos percentuais.
Para o levantamento, foram realizadas 2.779 entrevistas em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: Agência PT Notícias
*** *** ***
Juízes trabalhistas divulgam manifesto em defesa da democracia.
Juízes trabalhistas de todo o país divulgaram uma carta, no último dia 31 de abril, em favor da democracia brasileira e pela legalidade da justiça brasileira. Na declaração, os juízes afirmam que, em uma sociedade verdadeiramente democrática, não há espaço para Juízos arbitrários nem mesmo para o tangenciamento dos direitos e garantias fundamentais. “O compromisso constitucional de buscar sempre a efetividade dos processos, sem expor a vida privada de nenhum cidadão à execração pública, pois justiça não é – e jamais será – instrumento de vingança ou retaliação. Juízes não são justiceiros!”
Todos que assinaram a carta assumiram o compromisso cívico de alertar os cidadãos e jurisdicionados de que soluções extremadas e apaixonadas assumem na história a qualificação de prática de injustiça absoluta, com grave retrocesso político, institucional e social. “No Direito do Trabalho, tal injustiça, certamente, alcançará, num futuro muito próximo, os direitos e as garantias trabalhistas duramente conquistados e agasalhados na Carta Política de 1988.“
A carta começou com 24 assinaturas e já ultrapassa a casa dos 100. O manifesto está sendo atualizado todos os dias, com as novas assinaturas, através do Facebook. Além de juízes, há desembargadores e uma ministra do TST no grupo.
Confira na íntegra:
CARTA ABERTA AOS CIDADÃOS BRASILEIROS EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA LEGALIDADE, DA CONSTITUIÇÃO E DOS DIREITOS CONQUISTADOS.
Os signatários desta carta aberta, Juízes e Juízas do Trabalho, preocupados com a gravidade do momento histórico e institucional do país e, particularmente, com a possível ruptura do Estado Democrático de Direito, vêm a público ponderar, advertir e assumir compromisso com a democracia brasileira e com a implementação das promessas constitucionais de construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.
Reafirmamos, assim, o compromisso constitucional de buscar sempre a efetividade dos processos, sem expor a vida privada de nenhum cidadão à execração pública, pois justiça não é – e jamais será – instrumento de vingança ou retaliação. Juízes não são justiceiros!
A magistratura trabalhista atua sempre como pacificadora social, diante dos mais diversos conflitos, nas suas variadas dimensões. Jamais opta por se afastar do cumprimento das regras que regem o processo judicial, a exemplo da relativização de garantias fundamentais de todo cidadão, sob o argumento de gravidade dos fatos ou extensão do dano. O país dispõe de uma Constituição Federal e de um complexo de leis que possibilitam a resolução dos conflitos de maneira justa e equilibrada. Nossa formação e atuação cotidiana reafirmam aquilo que o Ministro Teori Zavaski, do STF, declarou recentemente: “o papel dos juízes é o de resolver conflitos, não é o de criar conflitos”. A paz social é nosso norte!
O Juiz Constitucional é independente para que a população possa exercer sua liberdade, inclusive quando pressionado pelos choques emotivos e convulsionais criados pelo poder econômico, que controla os grandes meios de comunicação social e manipula as informações ao sabor de seus interesses.
Juízes decidem de acordo com suas convicções pessoais, porém, dentro dos limites da estrita legalidade, especialmente em matéria criminal. Não há como, em Direito, justificar os meios com os fins pretendidos e, menos ainda, albergar simpatias e antipatias político-partidárias em decisões judiciais. A corrupção é uma chaga que assola o nosso país há séculos, deve ser combatida, de forma intransigente, por todos os brasileiros, que devem propagar a ética, a justiça social e a moral, acabando com a injustiça e com o desvio do dinheiro público. Contudo, não há combate válido à corrupção fora das regras do devido processo legal e dos princípios morais da ética, que não podem ser distorcidos. Juízes Constitucionais não precisam do “apoio” da opinião pública ou da sociedade em geral para decidir ou impulsionar processos; ao revés, devem desconsiderar estes apelos sempre que se apresentarem em clara e manifesta contrariedade às normas e garantias constitucionais. A independência é nosso valor ético supremo, o que nos assegura a posição de decidirmos contrariamente ao pensamento da grande mídia e da maioria das pessoas, porém, de acordo com o Direito e a ordem jurídica.
Os magistrados brasileiros no século XXI são garantidores e co-implementadores dos direitos constitucionais da população brasileira, assumindo uma complexa função institucional de interpretar o texto constitucional e o sistema jurídico infraconstitucional em direção ao cumprimento dos objetivos permanentes da República Federativa do Brasil. Desafio tão monumental implica aumentar a cultura de convivência crítica e científica com a sociedade civil, o espírito de cooperação e o esforço institucional e individual para suportar estar em posição contra-hegemônica. Isso pode implicar usar, com maestria, a boca e os ouvidos. Jamais o silêncio.
Campinas, 31 de Março de 2016.
Adriana Goulart de Sena Orsini
Alexandre Franco Vieira
Alexandre Muller
Amanaci Giannaccini
Amanda Barbosa
Ana Paula Alvarenga Martins
André Braga Barreto
André Luiz Machado
Andrea Ferreira Bispo (Juíza de Direito do TJ Pará)
Andrea Guelfi Cunha
Angela Baptista Balliana Kock
Angela Maria Konrath
Angela Maués
Antônio Oldemar Coelho
Aparecido Batista de Oliveira
Átila Da Rold Roesler
Bruno da Costa Rodrigues
Camila Moura de Carvalho
Carlos Alberto Frigieri
Cláudio Olímpio Lemos Carvalho
Daniel Rocha Mendes
Daniela Floss
Daniela Muller
Daniele Comin Martins
Danilo Gonçalvez Gaspar
Delaide Miranda Arantes
Deodoro Tavares
Derliane Rego Tapajós
Eleonora Bordini Coca
Eliane de Carvalho Costa Ribeiro
Elinay Melo
Elisa Maria Secco Andreoni
Fábio Capela (Juiz de Direito do TJ Paraná)
Fernando César Teixeira França
Francisca Oliveira Formigosa
Francisco Luciano Azevedo Frota
Gabriela Lenz de Lacerda
Germana de Morelo
Gilberto Augusto Leitão Martins
Giselle Bondim
Glaucia Maria Gadelha Monteiro
Glener Pimenta Stroppa
Graça Maria Borges de Freitas
Grijalbo fernandes Coutinho
Guilherme Guimarães Feliciano
Hugo Cavalcanti Melo Filho
Igor Cardoso Garcia
Ivan José Tessaro
Jammyr Lins Maciel
Jean Fábio A. Oliveira
Jeferson Alves Silva Muricy
João Baptista Cilli Filho
João Batista Martins César
João Batista Sales Souza
Joaquim Emiliano Fortaleza Lima
Jônatas Andrade
Jorge Luiz Souto Maior
José Antônio Corrêa Francisco
José Antônio Parente da Silva
José Augusto Segundo Neto
José Eduardo De Resende Chaves Júnior
Katiussia Maria Paiva Machado
Laura Bittencourt Ferreira Rodrigues
Laura Rodrigues Benda
Leador Machado
Leandra da Silva Guimarães
Leopoldo Antunes
Lygia Maria de Godoy Batista Cavalcanti
Luciana Vanoni
Luciano Berenstein de Azevedo
Luiz Alberto Vargas
Luiz Antonio Magalhães
Luiz Manoel Andrade Meneses.
Marcel Bispo
Marcelo Pallone
Magda Barros Biavaschi
Manoel Antonio Ariano
Marcelo da Veiga Pessoa Bacallá
Márcia Cristina Sampaio Mendes
Márcio Roberto Andrade Brito
Márcio Tostes Franco
Márcio Tulio Viana
Marcos da Silva Pôrto
Marcus Menezes Barberino Mendes
Maria de Fátima Vianna Coelho
Maria Edilene de Oliveira Franco
Maria Zuila Lima Dutra
Mario Macedo Fernandes Caron
Mário Sérgio Pinheiro
Mônica de Rego Barros Cardoso
Murilo Carvalho Sampaio Oliveira
Natasha Schneider
Noemia Porto
Núbia Soraya da Silva Guedes
Olga Pilegis
OScar Krost
Pablo Souza Rocha
Patrícia Maeda
Paulo Henrique Coiado Martinez
Paulo Jakutis
Paulo Nunes de Oliveira
Pedro Sampaio Garcia
Rafael da Silva Marques
Raquel Braga
Reinaldo Branco de Moraes
Renata Bonfiglio
Renata Conceição Nóbrega Santos
Renata Líbia Martinelli Silva Souza
Ricardo Carvalho Fraga
Ricardo Machado Lourenço Filho
Rita de Cássia Scagliusi do Carmo
Roberta Correa de Araújo
Roberto Pompa (Juiz da República Argentina)
Rogerio Lucas Martins
Rosaly Stange Azevedo
Rubens de Azevedo Marques Corbo
Sandra dos Santos Brasil
Sayonara Grillo Coutinho L da Silva
Silvana Abramo Ariano
Silvia Burmeister
Sofia Lima Dutra
Tamara Valdivia Abul Hiss
Tarcio José Vidotti
Theodomiro Romeiro dos Santos
Valdete Souto Severo
Vanilza de Souza Malcher
Virgínia Bahia
Vladimir Paes de Castro
Witemburgo Gonçalves de Araújo (Juiz de Direito – TJ/RN)
Xerxes Gusmão
Fonte: Justificando
|
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA = ALAGOA - AIURUOCA - DELFIM MOREIRA - ITAMONTE - ITANHANDU - MARMELÓPOLIS - PASSA QUATRO - POUSO ALTO - SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE - VIRGÍNIA.
quarta-feira, 13 de abril de 2016
PTMG - Com energia mais barata, inflação é a menor para o mês desde 2012.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário