O governador Fernando Pimentel foi agraciado, nesta terça-feira (26/4), no Palácio da Liberdade, com a Medalha do Mérito da Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais. A comenda é destinada às personalidades físicas e jurídicas que se destacaram por seus relevantes serviços prestados à advocacia pública e à Advocacia Geral do Estado (AGE), ou que contribuíram para o seu engrandecimento.
Pimentel se disse honrado pela homenagem e destacou o trabalho e a dedicação dos procuradores do Estado. “É uma medalha importante para a AGE, para os procuradores, para o Estado e para mim. Tenho aprendido nesses anos com os procuradores. Parabenizo o doutor Onofre Alves Batista (advogado-geral do Estado) pelo trabalho excelente do qual sou testemunha. Tem sido uma referência, um exemplo”, afirmou.
O governador citou, como exemplo de bom trabalho da AGE, o acordo feito neste ano com a mineradora Samarco em relação à queda da barragem em Mariana. “O exemplo mais próximo de trabalho que testemunhei foi a nossa atuação para fechar o acordo que fizemos com a Samarco, que incluiu o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, a Advocacia Geral da União, a Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo. Vamos continuar dando ao Brasil exemplo de competência, compromisso com a causa pública e eficiência”, completou.
O advogado-geral do Estado, Onofre Batista, que condecorou o governador, explicou que esta foi a primeira vez que a premiação foi concedida fora da AGE. “Pela primeira vez a medalha sai do corpo da Advocacia. É uma honra para nós. Os procuradores são os que estão na luta do dia a dia para defesa do Estado, do Governo”, destacou.
Este ano, além do governador Fernando Pimentel, estão sendo homenageados com a comenda o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, os procuradores de Estado Alberto Guimarães Andrade e Heloíza Saraiva de Abreu e a servidora Deise Carmo de Oliveira Castanheira.
Agência Minas
Foto: Marcelo Sant’Anna/ImprensaMG
***
*** ***
Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo entregam manifestos pela Democracia à Renan Calheiros.
No dia em que o Senado instala a Comissão Especial do Impeachment, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu, pela manhã, centenas de manifestos em defesa da democracia e contra o golpe.
Os documentos foram entregues por lideranças das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que exigiram mais respeito ao rito do processo. Outra demanda foi que os movimentos sociais possam ter acesso ao Senado durante o processo, prevalecendo a democracia, o que foi vetado na Câmara dos Deputados, presidida por Eduardo Cunha, réu na Operação Lava Jato.
Guilherme Boulos, membro da coordenação nacional do MTST e da Frente de Resistência Urbana, pediu zelo da Casa, dado o caráter anti-democrático e golpista do processo de impeachment, para evitar desestabilização real nas ruas.
Comissão
O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi eleito presidente da Comissão Especial do Impeachment no Senado e o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) será o relator.
A partir da definição da comissão, passa a contar o prazo de dez dias para que o relator do caso apresente um parecer, que precisa ser aprovado por maioria simples, entre os 21 integrantes do colegiado.
Assessoria de Comunicação PT-MG
Com informações da FBP
Fotos: Mídia Ninja
***
*** ***
Marcha faz festa pela Democracia no Alto Vera Cruz.
A Marcha pela Democracia fez, nesta manhã, um grande movimento em defesa das conquistas sociais e contra o golpe, no Bairro Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte.
Depois de percorrer mais de 190 quilômetros, passando por 5 municípios (Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Santa Bárbara, Sabará), até chegar a capital mineira, os cerca de 1500 integrantes da Marcha subiram o morro.
O ato contou com participação das Meninas de Sinhá, batucada democrática, puxada pelas mulheres do Levante Popular da Juventude e a comunidade, alegre, em defesa da democracia.
“Tá caindo fulô no céu e na terra. Olelê ta caindo fulô”! Cantou Andreia Roseno, artista do Vale do Jequitinhonha.
Na tarde desta terça-feira (26), a Marcha segue até a Praça da Liberdade. Às 16h, líderes da Frente Brasil Popular de Minas Gerais se reúnem com o Governador Fernando Pimentel, no Palácio da liberdade. Às 18, começa um grande ato político-cultural na praça.
A Marcha pela Democracia, articulada pela Frente Brasil Popular, congrega integrantes do MST, CUT, Levante Popular da Juventude e quem mais quiser seguir nesta luta contra o golpe.
Assessoria de Comunicação PT-MG
Com informações de Anderson Santiago, da FBP
Foto: Mídia Nínja
***
*** ***
Governador entrega 850 veículos para a Polícia Militar de Minas Gerais.
Com o objetivo de renovar a frota da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o governador Fernando Pimentel entregou nesta segunda-feira (25/4) no Expominas, em Belo Horizonte, 357 viaturas à corporação, para atendimento à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Até o final desta semana serão entregues, para renovação na frota da PMMG em 39 municípios da RMBH, um total de 850 viaturas, sendo 563 Station Wagon com cela, 243 caminhonetes cabine dupla, com carroceria adaptada com cela, 41 viaturas básicas descaracterizadas e três viaturas caminhonetes cabine dupla para as atividades de fiscalização de meio ambiente.
O governador ressaltou que as dificuldades econômicas não têm impedido o trabalho da administração estadual e que a entrega dos veículos é um exemplo disso. “Não é segredo para ninguém as dificuldades financeiras e orçamentárias que o Estado tem neste momento. Mas, mesmo assim, fizemos a licitação do contrato de locação, que é um instrumento moderno e mais eficiente porque se o carro estraga a locadora tem que trocar imediatamente. Temos a primeira remessa hoje e vamos chegar a 850 viaturas até o final da semana”, afirmou Pimentel.
O Projeto de Locação de Viaturas consiste na incorporação de 2.350 carros à frota da PMMG em 247 municípios do Estado. O investimento do Governo de Minas Gerais é de R$ 400 milhões e o contrato tem duração de cinco anos. Ao longo do ano, serão entregues as demais 1.500 viaturas para outros quatro grupos de municípios.
“Vamos cobrir o estado inteiro com veículos novos, bem equipados, para dar aos integrantes da nossa corporação qualidade do seu serviço. Tenho certeza de que esses veículos vão ser muito bem utilizados. O governo do Estado não está parado. Nós enfrentamos a crise com trabalho, com determinação, com dedicação, sem esmorecer nenhum milímetro e sem abandonar os compromissos que nós temos com a população do Estado”, ressaltou.
Pimentel aproveitou a presença de centenas de integrantes da Polícia Militar para agradecer o trabalho prestado à população em Minas Gerais. “Nós, de fato, temos a melhor Polícia Militar do Brasil. Isso se deve ao esforço, à capacidade, à dedicação de seus integrantes”, finalizou o governador.
Em dezembro do ano passado, ao entregar 113 automóveis à corporação, atendendo demandas que haviam surgido durante a realização dos Fóruns Regionais de Governo, Fernando Pimentel anunciou a locação de 2.350 veículos para a Polícia Militar que, agora, começaram a ser entregues.
Valorização
O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, informou que as novas viaturas vão substituir os carros antigos, com mais de cinco anos de uso e quilometragem superior a 200 mil km rodados. A frota substituída será leiloada.
“Os novos e modernos veículos vem ao encontro dos anseios da Polícia Militar e da própria comunidade. Uma polícia equipada, bem formada e cotidianamente treinada tem melhores condições de fazer face à criminalidade e atuar de forma efetiva e eficiente na prevenção. As viaturas serão empregadas no policiamento ostensivo em geral, focada nas ações preventivas e repressivas, conferindo mobilidade ao policial e rapidez no atendimento”, destacou Bianchini.
“As palavras da Polícia Miliar são de agradecimento ao governo Estado, na pessoa do governador, que tem se mostrado sensível às necessidades do povo mineiro e, nessa oportunidade, por meio do Projeto de Locação de Viaturas, dota a instituição de logística adequada e compatível com a importância e grandeza da atividade de segurança pública”, completou.
Também participaram da cerimônia de entrega o chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Helberth Figueiró de Lourdes, o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Bicalho, os secretários de Estado Odair Cunha (Governo), Antônio Armando dos Anjos (Defesa Social) e Murilo Valadares (Transportes e Obras Públicas), além de deputados estaduais e prefeitos.
Fonte: Agência Minas
Foto: Verônica Manevy/ Imprensa MG
***
*** ***
Ministério Público abre investigação sobre atentado contra a sede do PT-MG.
O Ministério Público de Minas Gerais abriu investigação para apurar o atentado sofrido pela sede do Diretório Estadual do PT, na noite do dia 27 de março deste ano.
Na ocasião, dois homens, depois de circularem por algum tempo a sede, em um veículo, desceram e atiraram três artefatos, tipo “bomba garrafão”, em direção a casa, que fica na rua Gonçalves Dias. Toda a ação foi registrada pelas câmeras de segurança do PT-MG.
Na representação feita junto ao Ministério Público, o Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores destaca que a ação configura “crime de ódio e ataque à ordem política e social”.
“Tenha-se em mente que os crimes foram praticados em momento de instabilidade político-social e de escancarados ataques ao Governo Federal e aos partidos com compõem sua base, isto é, clara tentativa de intimidação do PT-MG, que sobranceiro defende a democracia”, ressalta o texto.
A partir de agora, com o andamento da investigação, o Ministério Público poderá abrir um inquérito civil, que culmine com a responsabilização dos autores da violência contra o Partido dos Trabalhadores.
Assessoria de Comunicação PT-MG
|
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA = ALAGOA - AIURUOCA - DELFIM MOREIRA - ITAMONTE - ITANHANDU - MARMELÓPOLIS - PASSA QUATRO - POUSO ALTO - SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE - VIRGÍNIA.
quarta-feira, 27 de abril de 2016
PTMG - Fernando Pimentel recebe Medalha do Mérito da Advocacia-Geral do Estado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário