sexta-feira, 20 de maio de 2016

PTMG promove Encontro de Mandatários e Pré-candidatos às Eleições 2016.


O Diretório Estadual do PTMG promoveu, nesta quinta-feira, o Encontro de Mandatários e Pré-candidatos às Eleições 2016, no Hotel San Diego, na capital mineira. A reunião, que contou com a participação de cerca de 150 lideranças, de todo estado, discutiu a atual conjuntura política, além das perspectivas e desafios para o pleito deste ano.
Participaram do encontro o presidente nacional do PT, Rui Falcão; o secretário geral nacional do PT, Romênio Pereira; a vice-presidente nacional do PT, Gleide Andrade; o secretário nacional de assuntos institucionais e deputado federal, Reginaldo Lopes e a presidenta do PTMG, Cida de Jesus.
A advogada Edilene Lôbo, doutora em direito processual civil pela PUC Minas, também falou aos presentes, enfocando as inúmeras mudanças nas regras eleitorais este ano.
Segundo o secretario de assuntos institucionais do PTMG, Carlos Eduardo de Oliveira, o encontro teve o objetivo de aprofundar a luta a partir das eleições, esclarecendo as lideranças sobre a conjuntura política e o retrocesso que representa o governo ilegítimo de Michel Temer, além de preparar os pré-candidatos para que organizem suas campanhas de forma programática, a partir dos planos de governo.
“As eleições municipais serão mais um momento de enfrentamento ao golpe encabeçado por Temer e Eduardo Cunha, que afastou temporariamente a presidenta Dilma Rousseff do comando do país. A gente tem clareza que nestas eleições, em cada município onde o PT tiver candidatura, a gente tem um espaço de debate, de esclarecimento sobre as reais intenções desse governo ilegítimo, dos atentados contra o trabalhador, contra a população LGBT, os negros, a população indígena, contra as mulheres. E o que representa de atraso, sobretudo sobre as garantias sociais. Então, as eleições municipais serão um grande momento de esclarecimento e defesa do projeto do Partido dos Trabalhadores no Brasil e nos municípios”, reforçou.
Compuseram a mesa do encontro:
Rui Falcão – Presidente Nacional
Gleide Andrade – Vice- presidente nacional
Cida de Jesus – Presidente PTMG
Romênio Pereira – Secretário Geral Nacional PT
Reginaldo Lopes – Secretárrio nacional de Assuntos Institucionais do PT e deputado federal
Carlos Eduardo de Oliveira (Cadu) – Secretário Estadual de Assuntos Institucionais do PT
Durval Ângelo – Deeputado estadual e líder de Governo na ALMG
Odair Cunha – Secretário de Governo
Carlos Eduardo Gabas – Ex-ministro do Governo Dilma
Assessoria de Comunicação PTMG

***
***
***

Deputado Durval Ângelo apresenta método APAC para autoridades baianas.



O líder do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Durval Ângelo (PT), participou na última terça e quarta-feira (17 e 18 de maio) do debate Diálogos Interinstitucionais – Implementação do Modelo APAC no Estado da Bahia. Promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social baiana, a atividade teve como objetivo apresentar o método APAC de cumprimento humanizado da pena a representantes de instituições do Sistema de Justiça, Carcerário, de Segurança Pública, do Poder Legislativo e da sociedade civil.

No dia 17, o parlamentar participou da audiência pública “Existem alternativas de execução penal: uma apresentação do Método APAC”, na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. Na ocasião, Durval Ângelo apresentou a experiência em Minas. “A cidade que implanta Apac tem redução significativa da violência, porque a reincidência é o maior fator da violência. O segundo crime é sempre mais grave que o anterior, porque a penitenciária comum não recupera as pessoas, ao contrário, aprofunda sua relação com o crime”, explicou o deputado, que é um dos responsáveis pela implantação do modelo em Minas e será colaborador na Bahia.
No mesmo dia, o parlamentar também participou de atividade na Cúria Metropolitana, com o Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Kligger, para apresentar o método. No dia 18, o deputado esteve na reunião da Câmara Setorial de Articulação dos Poderes e Administração Prisional, do Pacto pela Vida, na Defensoria Pública do Estado. Na ocasião, foi determinada a criação de um grupo de trabalho para elaboração de projeto de lei estadual que dê respaldo legal para a implantação do modelo na Bahia.
Também participaram do encontro em Salvador, o diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Ferreira, e o desembargador do TJMG e Coordenador do Programa Novos Rumos, José Antônio Braga.
APAC
 O modelo proposto nas Apacs oferece uma alternativa de punição que tem como meta recuperar, socializar e evitar a reincidência no crime. O método também propõe a participação da comunidade e a ajuda de recuperandos.
Na Apac são oferecidos aos presos trabalho, religião (sem imposição de credo), assistência jurídica, valorização humana, participação da família, reintegração social, valorização do mérito, voluntariado e assistência à saúde.
Foto e fonte: Assessoria de Comunicação Durval Ângelo

Nenhum comentário: