quinta-feira, 16 de junho de 2016

PTMG - Aécio recebeu R$ 1 milhão de propina, em dinheiro, afirma Machado.


O Senador Aécio Neves (PSDB-MG) também recebeu propina de R$ 1 milhão, em dinheiro vivo, de acordo com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, delator na Operação Lava Jato.
Segundo ele, o pagamento ilícito aconteceu dentro de um grande esquema de corrupção, para eleger Aécio Neves presidente da Câmara em 2000 e ao mesmo tempo formar uma ampla base de apoio ao governo de Fernando Henrique Cardoso, no Congresso.
O esquema financiou ilegalmente 50 deputados por meio de pagamentos ilícitos de empreiteiras e de um esquema de caixa dois que teria sido montado pelo então coordenador da campanha de FHC, Luiz Carlos Mendonça de Barros.
De acordo com o delator, ele, o então senador Teotônio Vilela e o então deputado Aécio traçaram um plano em 1998 para “ajudar financeiramente” 50 deputados a se elegerem naquele ano para garantir o apoio à eleição de Aécio para a presidência da Câmara, em 2000.  O dinheiro teria sido captado por meio de propinas de empresas e de recursos ilícitos da campanha de Fernando Henrique Cardoso à reeleição.
Furnas
Em sua delação, Machado também reforçou as denúncias que já pesam sobre Aécio em relação a esquemas de corrupção em Furnas.
De acordo com depoente,  “todos do PSDB sabiam que Furnas prestava grande apoio ao deputado Aécio via o diretor Dimas Toledo”. O delator também disse que Dimas “contribuiu com parte dos recursos para eleição da bancada da Câmara”. E que “parte do dinheiro para a eleição de Aécio para a Presidência da Câmara veio de Furnas”.
Sérgio Machado também afirmou na delação que o fundo paralelo do PSDB deu resultados, porque elegeu 99 deputados, dando ao partido a segunda maior bancada da Câmara na legislatura seguinte. O maior partido era o PFL, com 105 deputados.
AÉCIO PROPINA 01

AÉCIO PROPINA 02

AÉCIO PROPINA
Assessoria de Comunicação PTMG, com informações da Folha de S.Paulo, O Globo e Estadão
Foto: Senado
***
***
***

Temer acertou propina para campanha de Chalita, afirma Machado.


O presidente interino, ilegítimo e golpista Michel Temer entrou na lista dos recebedores de propina, na delação de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, investigado na Operação Lava Jato.
A notícia dominou as manchetes dos jornais na tarde desta quarta-feira. O nome de Temer aparece entre 20 políticos que, segundo Machado, receberam propina no esquema de corrupção operado por ele dentro da Petrobras.
MICHEL PROPINA
MICHEL PROPINA 01
MICHEL PROPINA 02

Segundo Machado, Temer teria pedido ajuda para campanha de Gabriel Chalita (ex-PMDB) à Prefeitura de São Paulo em 2012, que enfrentava dificuldades financeiras.
De acordo com o delator, embora o termo propina não tivesse sito usado, era claro que o presidente interino queria que ele solicitasse recursos ilícitos das empresas que tinham contrato com a Transpetro, na forma de doação oficial para campanha de Chalita.
Conforme Machado, essas empresas realizavam pagamentos mensais de propinas para políticos, parte em dinheiro vivo e parte por meio de doações oficiais.
Confira trecho da delação em que Michel Temer é citado:
“QUE os políticos responsáveis pela nomeação do depoente para a Transpetro foram Renan Calheiros, Jader Barbalho, Romero Jucá, José Sarney e Edison Lobão; QUE estes políticos receberam propina repassada pelo depoente tanto por meio de doações oficiais quanto por meio de dinheiro em espécie; QUE além destes políticos o depoente também repassou propina, via doação oficial, para os seguintes: Cândido Vaccarezza, Jandira Feghali, Luis Sérgio, Edson Santos, Francisco Dornelles, Henrique Eduardo Alves, Ideli Salvatti; Jorge Bittar, Garibaldi Alves, Valter Alves, José Agripino Maia, Felipe Maia, Sergio Guerra, Heráclito Fortes, Valdir Raupp; que Michel Temer pediu ao depoente que obtivesse doações oficiais para Gabriel Chalita, então candidato a prefeito de São Paulo”.
Assessoria de Comunicação PTMG
Foto: Murillo Constantino
***
***
***
Belo Horizonte recebe Jornada de Formação para pré-candidatos do PT.



Belo Horizonte será a próxima cidade a receber, nos dias 17 e 18 de junho, a Jornada de Formação para pré-candidatos, promovida pela Escola Nacional de Formação do PT e a Secretaria Estadual de Formação PTMG.
O curso é voltado para pré-candidatos e demais envolvidos com o processo eleitoral. O objetivo é qualificar os concorrentes na defesa e afirmação do Projeto Estratégico do PT. Ao todo, serão oferecidos 5 cursos, em diferentes magro regiões de Minas Gerais.
A capital será a terceira turma. A primeira ocorreu em Uberlândia, em 3 e 4 de junho. No último final de semana lideranças do Sul de Minas participaram da jornada, em Poços de Caldas. 
Serviço:
Data
17 (sexta) e 18(sábado) de junho de 2016 
Local
Escola Sindical 7 de Outubro
Rua Nascimento, 101 – Barreiro de Cima – Belo Horizonte/MG 
Objetivos
Contribuir com os candidatos e as candidatas do PT às eleições municipais de 2016, para:
  • Terem uma atuação na campanha condizente com os princípios norteadores do Partido dos Trabalhadores;
  • Terem uma atuação política qualificada na afirmação do Projeto Estratégico do PT, na defesa da democracia e do governo da presidenta Dilma, na luta contra o golpe e na oposição ao governo ilegítimo imposto ao País;
  • Debater e fortalecer junto à sociedade e aos movimentos sociais, as propostas para o seu município e sua campanha, orientadas pelas Diretrizes do Modo Petista de Governar e de Atuação Parlamentar;
  • Motivar os/as candidatos e candidatas do PT a continuarem a sua formação por meio dos instrumentos oferecidos pela ENFPT, FPA e SORG. 
Participantes convidados (as)
  • Candidatos e Candidatas, coordenadores de campanha, dirigentes.
Pré-condição de participação no curso
  • Participar da atividade toda
Sexta feira (17/6) – recepção 17h; início do curso 18h, término 22h, jantar 22h.
Sábado (18/6) – início 8h30; almoço 13h; reinicio 14h; término 18h, lanche, 18h.
Haverá hospedagem no local para todos (as) os (as) participantes, para possibilitar maior participação e evitar deslocamentos e atrasos (as).
Atenção – uma vez confirmada a participação, a ENFPT e o Diretório MG pagam as despesas do local (hospedagem e refeições). Mesmo não havendo o comparecimento, o pagamento será feito. Portanto, pedimos que você confirme a sua participação. 
Subsídios
  • Caderno O Modo Petista de Governar e de Atuação Parlamentar (diretrizes para elaboração de programas de governo e propostas de mandato parlamentar); Caderno Como Organizar a Campanha Eleitoral de 2016 (roteiros para planejamento de campanha, para elaborar programas de governo e para elaborar diagnóstico de município); Manual de Orientações Jurídicas para as Eleições; Manual de Prestação de Contas para as Eleições; resoluções DN sobre campanha e sobre momento político atual; vídeo aulas; roteiro de condução do curso.
  • É recomendado que o (a) participante faça seu cadastro para acessar a área para filiados (as) do Portal de Escola Nacional de Formação. Para isso deverá fornecer o número de filiação partidária (CNF), CPF, título de eleitor (a), e-mail e senha.
No portal poderão ser acessados e baixados os arquivos dos cadernos e vídeos que serão usados no curso.
A pré-inscrição para o curso pode ser feita aqui
Assessoria de Comunicação PTMG
***
***
***
Prefeito de Pouso Alegre se reúne com equipe técnica para discutir projeto de construção de mil unidades habitacionais.


Na manhã da última terça-feira, 14, o Prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini recebeu em seu gabinete uma comitiva formada por representantes do Governo Municipal, Companhia de Habitação de Minas Gerais (COHAB/MG), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), acompanhados do Vereador Mário de Pinho. Eles realizaram visita técnica nos bairros São Geraldo, São Cristóvão, São Fernando e Pão de Açúcar, para verificar a possibilidade de construção de novas unidades habitacionais nestas áreas.
Agnaldo agradeceu a visita e reforçou a importância deste projeto. “Agradeço a todos os envolvidos no desenvolvimento deste projeto. Com o empenho de cada apoiador, em especial da Prefeitura, da COHAB e do vereador Mário de Pinho, mais essa conquista será possível. Mais uma vez teremos a oportunidade de oferecer moradias de qualidade aos cidadãos e gerar investimentos para nosso município”, destaca.
A visita técnica foi realizada pelo Secretário Municipal de Obras e Serviços, Virgílio Rennó; o Secretário Especial de Habitação, Sebastião Camilo de Carvalho; o Engenheiro Civil da COHAB, Domingo Sávio Pinheiro Cortes; o Vereador Mário de Pinho; o Gerente de Relacionamento da Cemig, Alexandre Ribeiro Almeida; o Engenheiro Operacional da Copasa, Rogério Silva; o Encarregado Operacional da Copasa, Geraldo Rogério de Abreu e o Fiscal de Obras da Prefeitura de Pouso Alegre, Isaac de Sousa Simões.
O Projeto
Na última sexta-feira, 10, os secretários Virgílio Rennó e Sebastião Camilo estiveram em Belo Horizonte, na COHAB, representando o Prefeito Agnaldo Perugini, para a assinatura de uma Carta de Intenções, para a construção de mil unidades habitacionais em Pouso Alegre.
O intuito da Prefeitura é de que parte destes imóveis seja destinado aos Servidores Públicos Municipais. O projeto é de construção de apartamentos, em condomínios com área de lazer projetada, visando o conforto e bem-estar dos futuros moradores.
A demanda já havia sido apresentada pelo Vereador Mário de Pinho em 2014 à COHAB e contou com o apoio do atual Secretário de Estado de Governo e então Deputado Federal, Odair Cunha e do Deputado Estadual Ulysses Gomes.
Foto e fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Pouso Alegre.

***
***
***

Orlando é aqui: Vigília pelas vítimas da Pulse lembra que Brasil é recordista em LGBTfobia.



Velas, os acordes suaves de um violão, dezenas de pessoas consternadas pelo atentado a boate Pulse, na madrugada do último domingo, em Orlando, nos Estados Unidos. Esse foi o cenário da vigília realizada na noite desta terça-feira, na escadaria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em memória das vítimas da tragédia, motivada por LGBTfobia.
Nos cartazes que compunham a cena, dizeres como “Meu amor não pode ser a razão do seu ódio” e “Orlando é aqui”, uma referência à realidade de violência contra lésbicas, gays, bissexuais e transexuais forte no Brasil, o que faz do país recordista neste tipo de crime.
VIGÍLIA 03
A escolha da ALMG para o ato também não foi por acaso. Começou nesta quarta-feira (15) o , que entre os temas mais polêmicos discute a inclusão das questões de gênero no contexto escolar.
Para a pesquisadora Joana Ziller, do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos LGBT da UFMG, só pela educação será possível reduzir o preconceito e consequentemente a violência contra esse grupo.
“A ideia é discutir nas escolas o respeito às diferenças. A sociedade é múltipla, e só reconhecendo e respeitando essa diversidade é possível termos uma boa convivência”, diz.
O estudante Bruno Henrique Silva Rodrigues, que pertence ao Grupo Diversidade Cristã de BH, fez questão de participar da vigília. Ele conta que desde muito novo, sobretudo na escola, já sentia o peso do preconceito. Quando assumiu a própria condição de homossexual, viu os amigos se afastarem, portas se fecharem na igreja que frequentava, enfrentou a resistência dentro da própria família. Mas tudo isso também lhe deu forças para lutar pelos seus direitos.
“Eu já sofri muito com este desrespeito, principalmente no ensino médio. Acho que para mudar é preciso ter lei que criminalize a homofobia, porque quando somos agredidos e vamos fazer uma queixa, sofremos preconceito dentro da própria política. E também é preciso discutir essas questões dentro das escolas, educar as pessoas para o respeito às diferenças”, defende.
VIGÍLIA 05
O publicitário Matheus Torres também convive com os olhares tortos nas ruas, o receio de demonstrar afeto pelo parceiro em público. Para ele, o atentado em Orlando e os dados de LGBTfobia no Brasil, que mata ao menos uma pessoa a cada 26 horas, geram insegurança e indignação.
“Eu não fico à vontade de demonstrar carinho pelo meu parceiro na rua, em locais com muita gente. Dá uma insegurança, medo da violência. E é claro que eu gostaria de ter esse direito, como qualquer casal heterossexual tem”.
O Fórum Técnico Plano Estadual de Educação da ALMG, que vai subsidiar os parlamentares na votação do Plano Estadual de Educação, segue até sexta-feira (17), discutindo, entre outros temas, a inclusão da questão de gênero no ambiente escolar.
Assessoria de Comunicação PTMG
***
***
***

FPA promove seminário “O Brasil do Golpe: o Plano Temer sob análise”, em BH

.


A Fundação Perseu Abramo (FPA) realiza entre esta quarta (15) e quinta-feira (16) o seminário “O Brasil do Golpe: o Plano Temer sob análise”. O evento é aberto ao público e acontece na Sala Turmalina C do Braston Hotel São Paulo – Rua Martins Fontes, 330, Consolação (próximo à Estação República do Metrô), entre 9h e 17h.
O evento conta com as presenças de Marcio Pochmann, João Pedro Stedile, Arno Augustin, Nilma Lino Gomes, Juca Ferreira entre outros.
A tevêFPA transmite o seminário ao vivo no portal da Fundação.
Confira a programação do seminário:
Dia 15/06 – quarta-feira
9h às 9h30- Mesa de Abertura: Marcio Pochmann
9h30 às 12h30 – Mesa: As políticas públicas regressivas: sociais, culturais e para as mulheres, a igualdade racial e os direitos humanos
Debatedoras/es:
– Nilma Lino Gomes, pedagoga, ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do governo da Presidenta Dilma Rousseff
– Juca Ferreira, sociólogo, ministro da Cultura do governo da Presidenta Dilma Rousseff
– Marcia Helena Carvalho Lopes – assistente social, ex-ministra do desenvolvimento Social e Combate à Fome do 2º governo do Presidente Lula
Coordenador de mesa: Marcio Pochmann
12h30 às 14h – Almoço
14h às 17h – Mesa: A política econômica e a subordinação externa
Debatedoras/es:
– Arno Augustin , economista, ex- secretário do Tesouro Nacional
– João Pedro Stedile, economista, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
– Giorgio Romano, coordenador do Bacharelado em Relações Internacionais (BRI) Universidade Federal do ABC (UFABC)
Coordenadora de mesa: Luciana Mandelli
Dia 16/06 – quinta-feira
9h30 às 12h30 – Mesa: A reversão do papel do Estado
Debatedoras/es:
– José Sergio Gabrielli, economista, ex-presidente da Petrobras nos governos do Presidente Lula e no primeiro governo da Presidenta Dilma Rousseff
– Maria Fernanda Coelho, bancária, ex-presidente da Caixa Econômica Federal do governo Lula e secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário do governo da Presidenta Dilma Rousseff
Coordenador de mesa: Joaquim Soriano
12h30 às 14h – Almoço
14h às 17h – Mesa: A resposta política das esquerdas
Debatedoras/es:
Representante do PT
Representante do PCdoB
Representante do PDT
Representante do PSOL
Coordenadora de mesa: Iole Ilíada
Assessoria PTMG, com informações da Fundação Perseu Abramo
***
***
***

Hemominas comemora o Dia Mundial do Doador Voluntário De Sangue.

Além da data comemorativa, a campanha ‘Espalhe Vida, Doe Sangue’ reforça pedido de doação de sangue neste período de frio
Em comemoração ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, instituído desde 2005, por iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Fundação Hemominaspromove atividades especiais, até esta quarta-feira (15/6), em unidades de todo o Estado para celebrar os doadores voluntários. O Hemocentro de Belo Horizonte realizou o ‘Arraiá do HBH’, com a participação dos grupos de quadrilha Feijão Queimado e o Paixão Mineira. Além das apresentações, um lanche especial e entrega de lembranças alusivas à data alegraram o dia de quem compareceu ao Hemocentro.




Hemominas de Divinópolis / Foto: Captação Divinópolis

De acordo com a especialista do setor de Captação de Doares do Hemocentro de Belo Horizonte, Cíntia Calu, o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue é uma homenagem aos doadores porque eles passam o ano doando sangue para uma pessoa que nem conhecem, então, a Hemominas prepara esta festa para alegrar e incentivar os doadores nos hemocentros.
“A solidariedade e a generosidade são as principais qualidades que possibilitam ‘espalhar a vida’ – fazendo referência à campanha realizada ao longo do ano ‘Espalhe Vida, Doe Sangue’- para outras pessoas porque o sangue é uma forma única de ajuda. Este não é um artigo ou medicamento que podemos formular, então, só por meio da solidariedade é possível espalhar a vida, como um ato de amor”
Cíntia Calu, especialista do setor de Captação de Doadores do Hemocentro
Espalhe Vida: Doe Sangue
Neste contexto de incentivo ao aumento do estoque e fidelização de doadores, a campanha permanente ‘Espalhe Vida: Doe Sangue’, realizada pela Hemominas, é uma estratégia para promover a recomposição dos estoques e atrair novos voluntários ao longo do ano.
Cada hemocentro elabora e realiza ações específicas, aproveitando datas significativas e comemorativas. A próxima campanha dos hemocentros acontecerá no Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, e será lançada em meados de julho.
Segundo a especialista, as campanhas realizadas com a chegada do frio estão entre as mais importantes porque há o aumento no aparecimento das doenças sazonais, como resfriados, gripes, sinusites, que atingem a população e consequentemente o estoque de sangue cai.
“Atualmente temos queda de 40% nos negativos e positivos em torno de 20%. Pensando num estado com a chegada de frio, e acidentes que não param de acontecer nas estradas, é uma queda considerável”, explica Cíntia.
A ação ‘Espalhe Vida, Doe Sangue’ foi levada ao metrô da capital pela Fundação Hemominas, na segunda-feira (13/6), para estimular a captação de doadores durante este período de frio. A iniciativa chegou aos mais de 210 mil usuários diários que circulam no metrô, incentivando-os a comparecerem aos hemocentros da cidade. A mobilização realizada pela Hemominas e pela CBTU aconteceu na Estação Central.
Como doar sangue
Para doar sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, peso acima dos 50Kg, estar em condições plenas de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar alimentado. O doador deve apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. São retirados aproximadamente 450ml de sangue, em poucos minutos, volume que, além de não fazer falta ao doador, contribui para salvar até quatro vidas.
Doador de sangue e também de plaquetas (células importantes para o processo de coagulação sanguínea), o porteiro Júlio Gomes incentiva a doação e deixa um recado para outros voluntários. “Não devemos esperar os estoques baixarem para comparecer. Temos que estar sempre ajudando as pessoas, tirando tempo para fazer a doação”, enfatiza.
Para conferir o horário de atendimento das unidades,os interessados podem acessarwww.hemominas.mg.gov.br. No mesmo endereço é possível, ainda, realizar o agendamento online da doação de sangue. Todas as condições, critérios e restrições podem ser consultados clicando neste link página da Hemominas.
Foto e Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário: