terça-feira, 21 de junho de 2016

PTMG - Eleições 2016: campanhas serão menores, inclusive no tempo de Rádio e TV.


As eleições municipais neste ano vêm com várias mudanças, devido à reforma eleitoral. Foram alterados, por exemplo, datas e formas de prestar contas à Justiça Eleitoral e o tempo de campanha de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto.
A propaganda eleitoral na TV e no rádio também foi diminuída passando de 45 para 35 dias, começando no dia 26 de agosto, garantindo 20 minutos diários divididos em dois blocos de 10 minutos cada.
Além disso, os partidos e/ou blocos partidários terão direito a 70 minutos diários para inserções, divididos em 60% para candidatos a prefeito e 40% aos candidatos a vereador. Essas inserções terão de 30 a 60 segundos cada, como consta no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Divisão do Tempo
Do tempo total de propaganda, 90% serão divididos pelo número de representantes da legenda na Câmara Federal e os 10% restantes divididos igualmente.
No caso de aliança na chapa majoritária, prevalece o número de deputados federais filiados aos seis maiores partidos da coligação. Nas eleições proporcionais, o tempo se dará pelo número total de representantes de todos os partidos.
A reforma eleitoral, feita em 2015, assegura também a participação em debates de candidatos dos partidos com representação superior a nove deputados federais e facultada aos demais.
Encontros
O PTMG tem esclarecido a todos os seus pré-candidatos sobre as mudanças na legislação eleitoral, por meio dos Encontros Regionais de Orientação Financeira e Eleitoral, com a doutora Edilene Lôbo. Ao todo, serão oferecidos 10 turmas para os cursos, em diferentes macro regionais do Estado. A próxima turma será em Belo Horizonte, no dia 26 de junho. Confira a agenda completa e a pré-inscrição aqui.
Assessoria de Comunicação PTMG
***
***
***
Campo das Vertentes e Zona da Mata recebem encontro de orientação para as eleições 2016.



Final de semana com o Encontro de Orientação Financeira e Eleitoral movimenta duas regiões do estado.
As regionais da Zona da Mata e Campo das Vertentes receberam, no último final de semana, o Encontro de Orientação Financeira e Eleitoral lecionado pela Doutora Edilene Lôbo.
Na cidade de Visconde do Rio Branco, no sábado (18/6), estiveram presentes cerca de 100 pessoas, com 27 cidades da região. Além dos pré-candidatos, também participaram do encontro o presidente do diretório municipal, José Maria; o coordenador da Micro Regional de Ubá, Guilherme Guimarães; o prefeito de Visconde do Rio Branco, Iran Silva Couri; o coordenador da Macro Regional Zona da Mata, Marcos Landin e o secretário de finanças do PTMG, Jorge Luna.
De acordo com o presidente da sigla na cidade, José Maria, o encontro foi bastante proveitoso e as dúvidas existentes sobre as alterações para as eleições desse ano foram sanadas. “Novas dúvidas irão surgir durante a eleição, mas neste momento o conteúdo foi espetacular”, afirmou.
Já no domingo (19/6), foi à vez de São João Del Rei receber o encontro. Estiveram presentes cerca de 150 pessoas de 22 cidades da região. De acordo com o deputado estadual e secretário geral do PTMG, Cristiano Silveira, o encontro teve dois momentos: no primeiro foi debatido o atual cenário político, estratégias e o posicionamento do PT nessas eleições considerando tanto o cenário nacional e estadual. No segundo momento foi apresentado o conteúdo sobre a nova legislação.
“A parte da formação, apresentada pela doutora Edilene, no que tanja a legislação eleitoral, abordou como as mudanças vão impactar o pleito, como poderemos fazer uma campanha observando esses novos dispositivos da legislação e a preparação dos nossos quadros para que possamos ter um bom resultado. A avaliação do encontro é muito positiva. Conseguimos concluir mais uma etapa da agenda do seminário de formação com bastante êxito também no Campo das Vertentes”, avaliou o deputado.
O próximo encontro será no dia 26, em Belo Horizonte, confira local e horário:
Encontro BH
Assessoria de Comunicação PTMG
***
***
***
Quilombolas debatem plano de ação para desenvolvimento sustentável.



Seminário promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário proporciona troca de informações entre as comunidades.
Minas Gerais terá um plano estadual para a melhoria das condições de vida das comunidades quilombolas que vivem no meio rural. As diretrizes foram definidas durante o I Seminário para o Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, encerrado neste domingo (19/6), na Fundação Caio Martins (Fucam), em Esmeraldas. O evento reuniu cerca de 400 representantes de comunidades quilombolas de todo o Estado.
No seminário, que teve como objetivo proporcionar a troca de informações e a definição de diretrizes para a execução de políticas públicas, os representantes do Governo de Minas Geraisapresentaram as principais ações destinadas ao segmento. Na sequência, ouviram as demandas dos participantes, o que possibilitou o aprimoramento de políticas públicas existentes e a construção conjunta de um plano de ação.
“No ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário realizou mais de 10 ações, entre visitas técnicas, eventos e atividades ligadas aos povos e comunidades tradicionais. Uma das mais importantes é o apoio a Fundação Palmares para a certificação das comunidades. Em 2015, foram sete comunidades beneficiadas em quatro territórios de desenvolvimento: Metropolitano, Norte, Alto Jequitinhonha, Caparaó e Mata”, disse o secretário Professor Neivaldo, durante a solenidade de abertura. “O seminário que realizamos é mais uma demonstração do compromisso do Governo de Minas Gerais com as comunidades quilombolas”, completou Professor Neivaldo.
A presidente da Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais, Sandra Andrade, também destacou a importância do encontro. “Este seminário é uma das reinvindicações que a gente pautou o Governo de Minas Gerais. Somos nós que vamos elaborar as propostas para o plano estadual, por isso a importância deste encontro”, afirmou Sandra.
Também participaram do encontro o presidente da Emater-MG, Glenio Martins, o deputado federal Reginaldo Lopes, o deputado estadual Cristiano Silveira, a antropóloga norte-americana Sheila Walker, a presidente da Fucam, Maria Tereza Lara, a representante do Incra, professora Lucy Rodrigues, entre outras autoridades.
Avanços no segmento
Minas Gerais é o terceiro estado com maior número de quilombos no país. Em 2015, com o apoio do Governo de Minas Gerais, foi criada a Comissão Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Outra ação relevante é o suporte a empreendimentos de jovens quilombolas rurais, como o Canjerê – Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais.
Foto e fonte: Agência Minas
***
***
***
Jornada de Formação reúne representantes de 40 municípios em BH.



Belo Horizonte recebeu, nos dias 17 e 18 de junho, a Jornada de Formação para pré-candidatos, promovida pela Escola Nacional de Formação do PT e a Secretaria Estadual de Formação PTMG.
A vice presidente do PT Nacional, Gleide Andrade, participou do evento, que contou ainda com as presenças da presidente do PTMG, Cida de Jesus; do deputado federal Reginaldo Lopes; do deputado estadual Rogério Correia; da secretária de formação do PTMG, Lilian Macena e diversas outras lideranças do partido.
Ao todo, representantes de 40 cidades estiveram na Jornada, voltada para preparação de pré-candidatos e demais envolvidos com o processo eleitoral. O objetivo é qualificar os concorrentes na defesa e afirmação do Projeto Estratégico do PT.
Gleide Andrade lembra que essa Jornada acontece em todo país. “Nosso objetivo é que saiamos daqui com uma visão melhor da nossa conjuntura atual e com uma capacidade melhor de programar as nossas campanhas, para essa eleição de 2016, que será extremamente importante para história do nosso partido”, reforça.
A formadora da Escola Nacional de Formação, Jupira Cauhy, explica que o curso trabalha dois grandes temas: os desafios que o PT vai enfrentar em 2016 e o modo petista de governar. “Damos orientações para preparação de campanha, preparação de programa de governo e com isso fazer com que tenham ferramentas para que possam sair daqui estruturando ou melhorando a estrutura de campanha”.
A secretária estadual de formação do PTMG, Lilian Macena, lembra que ao todo serão oferecidos 5 cursos em Minas Gerais, em diferentes magro regiões. A capital foi a terceira turma. A primeira ocorreu em Uberlândia, em 3 e 4 de junho, e a segunda em Poços de Caldas, no dia 11. As próximas serão em Coronel Fabriciano e Montes Claros. “É com muito prazer que eu convido a todos e a todas a fazer parte desse processo político, que é fundamental na construção do partido”, diz.
Próxima Turma
Coronel Fabriciano
Data: 02/07
Horário: 08h às 19h
Local: Hotel Metropolitano
Endereço: Av. Julita Pires Bretas (antiga Av. Sanitária) 644, Centro
Contato: Jardel Lopes (98888 3013)

Faça a pré-inscrição aqui.

Vice-presidente do PT Nacional, Gleide Andrade, fala da Jornada de Formação:
Secretária de Formação do PTMG, Lílian Macena, convida para as próximas turmas:
Formadora da Escola Nacional de Formação, Jupira Cauhy, explica o conteúdo do curso:
Assessoria de Comunicação PTMG
***
***
***
Diversidade, equidade e inclusão educacional marcam os debates do Fórum Técnico do Plano Estadual de Educação.



O respeito à diversidade, à equidade e à inclusão educacional foi destaque nos debates dos grupos de trabalho do Fórum Técnico Plano Estadual de Educação, realizado entre os dias 15, 16 e 17, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo é discutir e votar propostas para aprimorar o Projeto de Lei (PL) 2.882/15, que contém o plano e traz diretrizes, objetivos, metas e estratégias para essa área pelos próximos 10 anos.
A votação de propostas do Fórum Técnico Plano Estadual de Educação foi organizada em oito grupos de trabalho, que se reuniram em diversos espaços da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Várias propostas originais do Governo do Estado foram modificadas pelos participantes, as maiores polêmicas surgiram de divergências ideológicas e da forma como o ensino deveria tratar questões relativas aos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (LGBT). O texto aprovado pelos grupos foi submetido, nesta sexta (17), à deliberação da plenária final.
Uma das questões apontadas como mais importantes, por todos os participantes do fórum, é o financiamento da educação, tema que foi tratado pelo grupo 8. Uma das metas propostas pelo governo já previa a ampliação do investimento público no setor, tendo em vista a previsão de financiamento determinada pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.
Foto e fonte: Comunicação Deputado Estadual  Rogério Correia.

Nenhum comentário: