O PT terá candidatura própria para concorrer à prefeitura de Belo Horizonte este ano. A presidenta do Diretório Estadual do PT, Cida de Jesus, lembra que três nomes estão colocados como pré-candidatos (deputado federal Reginaldo Lopes, deputado estadual Rogério Coreia e o ex vice-prefeito Roberto de Carvalho), porém, não haverá disputa interna.
“Estamos trabalhando para não termos disputas internas e os três pré-candidatos concordam com isso. Somos privilegiados por termos três bons nomes colocados no PT para concorrer à prefeitura da capital”, destacou a dirigente.
“Sempre defendi que o partido conseguisse primeiro essa unidade, depois ele se apresentasse para os seus grandes objetivos, que é mudar o curso da história. Tenho certeza que chegaremos num consenso”, reforça Roberto de Carvalho.
Unidade e participação popular
Além da busca pela unidade, todos os pré-candidatos defendem mudanças para BH, construídas a partir da participação popular.
Ao lançar sua pré-candidatura, Reginaldo Lopes destacou que, caso seja o nome escolhido pelo partido, irá fazer uma campanha mais simples e sustentável, norteada pelo diálogo direto com a população. A intenção é passar 3 dias em cada regional, caminhando pelas ruas, discutindo com as comunidades.
“Uma cidade onde a população não participa da sua própria administração, não existe. Eu acho que está na hora da cidade recobrar o caminho da participação, o caminho do cuidado, da cidade que se importa com as pessoas, da cidade que não se entende como uma grande empresa, para dar lucro para poucos e todos trabalhando.”, pontua também Roberto de Carvalho.
O deputado Rogério Correia também lembra que a participação popular sempre foi uma marca das gestões petistas na capital mineira, nos governos de Patrus Ananias, de Célio de Castro e Fernando Pimentel.
“Exigimos uma participação popular efetiva, que agora Márcio Lacerda desmancha a olhos vistos na nossa Belo Horizonte. Nós queremos de novo uma Belo Horizonte participativa, uma Belo Horizonte que pulsa, uma BH que tem a qualidade dos programas que só o PT teve a ousadia de implantar”, ressalta.
O PT esteve à frente da PBH, por 16 anos, desde 1993, com Patrus passando pelo dr. Célio de Castro e depois por Pimentel, com duas gestões.
Assessoria de Comunicação PTMG
***
*** ***
Presidenta do PTMG, Cida de Jesus, convida para o último Encontro de Orientação Financeira e Eleitoral.
Belo Horizonte é a última cidade a receber o Encontro de Orientação Financeira e Eleitoral, promovido pelo Diretório Regional do PTMG.
O encontro na capital vai reunir representantes das regiões Metropolitana, Centro Oeste e Médio Piracicaba, na Escola Sindical, no Barreiro de Cima. As inscrições podem ser feitas aqui.
Ao todo, foram 10 turmas (Itaobim, Pouso Alegre, Caratinga, Montes Claros, Diamantina, Governador Valadares, Uberlândia, Visconde do Rio Branco, São João Del Rei e BH), abrangendo representantes de diversas regiões do estado. O objetivo dos encontros é orientar pré-candidatos, coordenadores, contadores e advogados de campanhas sobre as mudanças na lei eleitoral, forma correta de fazer a prestação de contas, além de esclarecimentos sobre prazos e procedimentos.
Os cursos são ministrados pela advogada Edilene Lôbo, doutora em direito processual civil pela PUC Minas, que esclarece aos pré-candidatos e demais envolvidos no processo eleitoral sobre as inúmeras mudanças nas regras este ano. Fica proibido, por exemplo, doação de pessoas jurídicas a partidos e/ou candidatos.
A presidenta do Diretório Regional do PTMG, Cida de Jesus, lembra que a participação nos encontros é de extrema importância, para que os pré-candidatos possam se preparar para disputa e convida a todos e a todas para a última turma, neste sábado.
Confira o vídeo a baixo:
Assessoria de Comunicação PTMG
***
*** ***
Contas na Suíça fazem Cunha virar réu no STF pela segunda vez.
Essa é a segunda decisão unânime da Corte contra o deputado federal suspenso, que agora responde a dois processos ligados à Operação Lava Jato.
Em mais uma votação unânime contra o deputado federal suspenso do mandato, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transformou Cunha em réu em um segundo processo.
Desta vez, Cunha vai responder na Justiça pelas contas que omitiu na Suíça. Foi a negativa de titularidade dessas contas na CPI da Petrobras que levou à votação de perda de mandato contra Cunha no Conselho de Ética, em processo que pode levar à sua cassação.
A PGR sustentou que Cunha é titular das contas e pediu abertura de processo por corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e declaração falsa em documento eleitoral.
De acordo com a PGR, o deputado recebeu propina no exterior na compra, pela Petrobras, de um campo de petróleo em Benin, numa transação que custou R$ 138 milhões à estatal e teria resultado em rendido R$ 5,2 milhões de propina para Cunha.
“A análise dos autos revela a existência de indícios robustos para recebimento da denúncia, cuja narrativa dá conta de que Eduardo Cunha, na condição de integrante do PMDB, aderiu ao recebimento para si de vantagens indevidas oriundas de propina”, disse o ministro Teori Zavascki, relator do processo.
A suspensão de Cunha do mandato e da presidência da Câmara também foi unânime no STF. Agora, Cunha responde a dois processos no âmbito da Lava Jato.
Fonte: Agência PT de Notícias
***
*** ***
Margarida Salomão lança pré-candidatura à prefeitura de Juiz de Fora.
A deputada federal Margarida Salomão (PT) lança, nesta sexta-feira, sua pré-candidatura à prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata. O lançamento será no Ritz Plaza Hotel, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 2000, no Centro da cidade, a partir das 19h.
O nome da deputada foi definido em encontro do Diretório Municipal do PTJF, nesta quarta-feira. Margarida agradeceu ao apoio dos companheiros e companheiras da legenda, especialmente neste “momento difícil da vida do partido, em que não só temos que defender o legado, mas fazer avançar as politicas de esquerda no Brasil”.
Para a deputada, na atual conjuntura, uma tarefa muito forte deve ser a reconstrução política e os municípios são locais privilegiados para essa luta. “Por isso estamos nos dispondo a fazer a disputa”, garantiu.
Margarida lembrou que as alianças políticas que irá costurar vão respeitar o recomendado pelo Diretório Nacional do PT, e serão feitas dentro do campo democrático popular, com exclusão de quaisquer políticos golpistas.
“Faremos uma campanha democrática, contra o golpe, buscando, pela própria forma de fazer uma inovação politica”, adiantou.
Nesta sexta-feira, durante o lançamento da pré-candidatura, Margarida irá apresentar também uma plataforma colaborativa para elaboração do programa de governo, “A Juiz de Fora de Todos Nós”. Por meio dela, todos os cidadãos poderão contribuir, seja através de rodas de conversa que serão promovidas pela cidade inteira, seja individualmente.
“Estamos construindo nosso programa de governo junto com a população, queremos que todos e todas sejam ouvidos e que depois se envolvam com a gestão. É uma proposta utópica, porque hoje a cidade pertence muito mais a uns, muito poucos, que dirigem a cidade com prejuízo para as camadas mais jovens, mulheres, negros, aqueles que não têm o cobertor da proteção social”, destacou.
A deputada reforçou que sua candidatura é progressista, democrática e no campo social popular. Nas pesquisas atuais para o pleito, seu nome também aparece em primeiro lugar na disputa, lembra. “Vamos trabalhar para que Juiz de Fora seja pela primeira vez governada por uma mulher e pelo PT”.
Biografia
Margarida Salomão é deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais. Eleita para a primeira suplência da legenda em 2010, ela alcançou a maior votação já obtida por um candidato em Juiz de Fora.
Tomou posse efetivamente do mandato em janeiro de 2013. Foi reeleita em 2014, se tornando a deputada majoritária de Juiz de Fora e em algumas cidades da Zona da Mata. No total, ela recebeu 78.973 votos.
Em sua carreira política, foi secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora entre os anos de 1983 e 1988. Entre 1998 e 2006, foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Assessoria de Comunicação PTMG
Foto: Assessoria da deputada
***
*** *** PT Nacional divulga nota sobre Operação Custo Brasil.
“O PT, que nada tem a esconder, sempre esteve e está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos”
O Partido dos Trabalhadores divulgou nota, nesta quinta-feira (23), em que condena a “desnecessária, midiática, busca e apreensão realizada na sede nacional de São Paulo”.
“A respeito das acusações assacadas contra filiados do partido, é preciso que lhes sejam assegurados o amplo direito de defesa e o princípio da presunção de inocência”, diz o texto.
Leia a nota, na íntegra:
“Nota Oficial do PT
O Partido dos Trabalhadores condena a desnecessária, midiática, busca e apreensão realizada na sede nacional de São Paulo.
Em meio à sucessão de fatos e denúncias envolvendo políticos e empresários acusados de corrupção, monta-se uma operação diversionista na tentativa renovada de criminalizar o PT.
A respeito das acusações assacadas contra filiados do partido, é preciso que lhes sejam assegurados o amplo direito de defesa e o princípio da presunção de inocência.
O PT, que nada tem a esconder, sempre esteve e está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.
São Paulo, 23 de junho de 2016.
Comissão Executiva Nacional do PT”
|
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA = ALAGOA - AIURUOCA - DELFIM MOREIRA - ITAMONTE - ITANHANDU - MARMELÓPOLIS - PASSA QUATRO - POUSO ALTO - SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE - VIRGÍNIA.
sexta-feira, 24 de junho de 2016
PTMG - Eleições 2016: PT vai para disputa em BH com unidade e resgate da participação popular.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário