terça-feira, 2 de agosto de 2016

PTMG - Convenção municipal do PTBH acontece dia 4 de agosto.



A convenção do PTBH, para a homologação do pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte, apresentação da chapa de vereadores e coligações irá acontecer no dia 4 de agosto, às 19h no Plenário Principal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O pré-candidato Reginaldo Lopes à prefeitura de Belo Horizonte irá apresentar um novo conceito para a campanha e também mudanças no modo de governar, pretendendo fazer um mandato de todos e com todos, respeitando a paridade de gêneros e um diálogo permanente com a sociedade.
REginaldo
De acordo com o secretário de organização do PTBH, José Dantas esse encontro irá mostrar a força do partido junto dos seus militantes e filiados para que possamos construir uma cidade melhor junto da população.
A presidenta do diretório estadual, Cida de Jesus afirma a importância da convenção e que ela faz com que os militantes e filiados reacendam a esperança no projeto do modo petista de governar. “A importância da convenção é para que ela reacenda a esperança de retomada de projetos em defesa da vida, em projetos da vida, desenvolvimentos iniciados com o Patrus Ananias, com o nosso saudoso Celio de Castro e Fernando Pimentel. A convenção da o chute inicial para a retomada desses projetos, e a militância é de suma importância para interagir com a campanha e com os projetos apresentados pelo partido e seus candidatos”, disse Cida.
Assessoria de Comunicação PTMG
***
***
***
Uberlândia: acessibilidade é marca da gestão petista na cidade.
Com Gilmar Machado, transporte 100% acessível, moradias adaptadas e Centro de Interpretação de Libras asseguram a dignidade da pessoa com deficiência.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, sancionado pela presidenta eleita Dilma Rousseff, entrou em vigor em janeiro deste ano com o objetivo de efetivar a inclusão social e promover a cidadania plena das pessoas com deficiência.
O texto da nova legislação amplia as condições de acesso à educação e à saúde e reafirma a responsabilidade do poder público para com a promoção de políticas voltadas à pessoa com deficiência.
Antes mesmo dessa regulamentação, fundamental para que as cidades sejam verdadeiramente inclusivas, a gestão do prefeito Gilmar Machado (PT), em Uberlândia, já vinha dedicando-se a garantir a esse grupo de pessoas mais e melhores condições de acessibilidade no transporte, nas moradias e nos equipamentos públicos em geral.
Para entender como o município evoluiu neste tema, a reportagem da Agência PT de  Notíciasentrevistou Lúcio Cruz Amorim, professor da Universidade Federal de Uberlândia, que é surdo. A conversa foi possível pela intermediação de um intérprete, funcionário da Central de Interpretação de Libras da prefeitura.
O serviço, implantado há cerca de um ano, tem auxiliado Lúcio em diversas atividades do seu dia a dia, como, por exemplo, as idas às consultas médicas. Segundo o professor, antes da Central, ele dependia do auxílio de outras pessoas e já chegou inclusive a pagar pelos serviços de interpretação.
Kleber Junio, intérprete da Central de Interpretação de Libras, e o professor Lúcio Cruz, durante atendimento
Transporte e moradia adaptados
Uberlândia foi a primeira cidade do Brasil a ter 100% de seu transporte público urbano acessível. Para os portadores de deficiência impossibilitados de fazer uso do sistema de transporte adaptado convencional, a prefeitura ampliou o programa Porta a Porta, que disponibiliza vans especiais para o trasporte escolar, atividades de reabilitação, saúde, cultura e lazer.
Na habitação, a acessibilidade também tem sido questão prioritária. Em julho do ano passado, 575 apartamentos adaptáveis do Minha Casa Minha Vida foram entregues no município. Neste ano, outras 5,2 mil moradias populares projetadas em desenho universal – que possibilita que espaços sejam usados por indivíduos com deficiência, estatura diferenciada, obesidade ou mobilidade reduzida – serão entregues à população.
“Fazemos uma gestão voltada para a maioria das pessoas, por isso esse cuidado com a acessibilidade e a preocupação com as moradias. Somos uma das poucas cidades do Brasil em que os conjuntos habitacionais têm parque linear”, ressalta o prefeito Gilmar Machado.
A cidade também possui estrutura adequada para o esporte paraolímpico e, inclusive, já sediou eventos como o Campeonato Brasileiro de Handebol de Surdos, em 2015, e o Campeonato Brasileiro de Futsal para Surdos em 2016.
Campeonato de handebol para surdos
Além dessas iniciativas, a prefeitura investe continuamente em ações que possam promover a inclusão econômica e social da pessoa com deficiência, como a Feira de Artesanato das Pessoas com Deficiência e o Encontro Regional das Pessoas com Deficiência.
Foto e fonte: Agência PT de Notícias
***
***
***
Minas Gerais é destaque positivo da Olimpíada no Brasil.



Com representantes de 18 países treinando no estado e 32 representantes na delegação brasileira nos Jogos Rio 2016, estado já comemora antes mesmo do início das competições.
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ainda não começaram, mas Minas Gerais já está fazendo bonito e conquistando o coração dos estrangeiros que estão por aqui se preparando para o maior evento esportivo do planeta.
Até o fim dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, em setembro, terão passado pelo estado aproximadamente 2 mil atletas estrangeiros de mais de 25 países.  Desses, 1.300 atletas de 18 nações vêm ao território mineiro graças ao trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas Geraisde captação de delegações para treino e aclimatação em solo mineiro – iniciativa inovadora que não foi desenvolvida por nenhum outro estado país.
Os outros – aproximadamente 500 atletas – são integrantes das seleções de futebol que irão jogar o Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016, que terá 10 partidas no Mineirão, incluindo uma semifinal da competição feminina e a disputa de bronze masculino.
Para o secretário de Estado de Esportes e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, o grande número de delegações presentes em Minas Gerais é fruto do trabalho conjunto de diferentes órgãos do Governo.
“Desenvolvemos um estudo técnico dos equipamentos esportivos em padrão internacional com o intuito de divulgar e captar delegações para treino e aclimatação. A presença em nosso estado favorece a divulgação das competências esportivas de Minas pra o Brasil e para o mundo. É a comprovação da nossa capacidade técnica, esportiva e turística”, afirma o secretário.
Minas Gerais comemora também o fato de ter número recorde de representantes na delegação brasileira que estará na Olimpíada. O estado estará representado por 32 atletas, a maior participação mineira na história, superando os 21 competidores de Atenas’2004 e Pequim’2008.
Núcleo Minas 2016
Criado em abril de 2015 pelo governador Fernando Pimentel, o Núcleo de Articulação Minas 2016 tem o objetivo de realizar as ações necessárias para sediar os eventos associados às Olimpíadas. O Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos do Governo de Minas Gerais que planejam e executam ações conjuntas com vistas a aumentar a eficiência das medidas e economizar recursos. Para isso, diversas ações vêm sendo realizadas nos últimos meses.
União de esforços na segurança



Para garantir a segurança de atletas e torcedores, foi implantada a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (Coesge-MG), que trabalha os alinhamentos para a execução do Torneio Olímpico de Futebol, que se soma aos esforços concluídos no revezamento da tocha e àqueles em operação, desde o ano passado, para o recebimento de delegações e comitês olímpicos.
Nas últimas semanas a comissão intensificou os treinamentos e capacitações para integrantes das forças de segurança que atuarão em Minas Gerais no período dos Jogos.

Atendimento nos hospitais e Mineirão



Secretaria de Estado de Saúde (SES) está se preparando para atender os mais diversos tipos de ocorrências que podem vir a acontecer durante a realização do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016 em Belo Horizonte. Por meio de sua Coordenação de Urgência e Emergência, o órgão pactuou os hospitais de referência Eduardo de Menezes, Odilon Behrens, Risoleta Neves e João XXIII para atendimento de eventos com múltiplas vítimas durante o período olímpico.
Na área do Mineirão – sede de dez partidas de futebol dos Jogos Olímpicos – a Secretaria terá profissionais no Centro Integrado de Segurança da Instalação (CISI), onde é feito o monitoramento de toda a área externa e interna do estádio, visando acompanhar, monitorar e dar respostas às situações de saúde.
Desafio premia escolas com kits esportivos



Com foco no público infanto-juvenil impactado pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, uma parceria entre as secretarias de Estado deEsportes (Seesp), Educação (SEE) e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e do Núcleo de Articulação Minas 2016 lançou o Desafio Minas Olímpica e Paralímpica.
Na ação, estudantes da rede pública de ensino deveriam produzir uma foto que representasse os valores olímpicos e paralímpicos e redigir uma frase, relacionando-a ao enfrentamento do trabalho infantil ou da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Cinco escolas foram premiadas e receberam kits esportivos para fomentar a prática esportiva: Escola Estadual de Ensino Médio (São Lourenço), Escola Estadual Hauy Petruceli Mayrink (Santa Maria do Suaçuí), Colégio Municipal Rio Branco (Visconde do Rio Branco), Escola Estadual Professora Haydée de Souza Abreu (Timóteo) e Escola Estadual João XXIII (Ipatinga).
Sustentabilidade em foco



Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também estará presente no Mineirão durante a realização do Torneio Olímpico de Futebol Rio 2016. O objetivo é promover a sustentabilidade na gestão de resíduos, verificando o potencial de reaproveitamento dos recicláveis, além de viabilizar a destinação adequada dos materiais, propiciando a geração de renda e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, de acordo com os requisitos apontados pelo Comitê Organizador Rio 2016 no Guia de Sustentabilidade.
De olho nos estrangeiros



Com foco na presença dos estrangeiros no estado, a Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais desenvolveu ações, em parceria com outras secretarias e parceiros externos, com o objetivo promover o estado, atrair investimentos e apoiar o conjunto de atividades que vêm sendo desenvolvidas em prol da internacionalização de Minas.
Nesse âmbito, foi implantado o Minas Gerais Business Program, programa de atração de investimentos e promoção comercial que trará a Belo Horizonte empresas estrangeiras que estão em fase final de decisão para investimento no estado. O órgão se prepara ainda para a presença de missões internacionais em Minas por ocasião dos Jogos Olímpicos e para isso, promove atividades de organização e articulação.
Transforma leva Jogos Olímpicos às escolas



A Secretaria de Estado de Educação levou o espírito olímpico às escolas públicas por meio do ‘Programa Transforma’, promovido em parceria com o Comitê Organizador Rio 2016.
A iniciativa apresenta-se como uma proposta de legado educacional olímpico e paralímpico implantado nas escolas estaduais de Minas Gerais e tem como linha de atuação a vivência dos valores esportivos, experimentações de diferentes modalidades, estímulo de novas vivências motoras, da vida saudável e do engajamento com os Jogos. 
Atrativos mineiros em BH e no Rio



De olho nos turistas que virão a Minas Gerais durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) está desenvolvendo diversas ações de promoção e divulgação do estado com vistas a aumentar o fluxo turístico durante o período olímpico, aproveitando o momento de grande circulação de visitantes e atletas estrangeiros.
Nos dias 15 e 16 de agosto, a Casa Brasil, no Rio de Janeiro, recebe uma mostra gastronômica, da cultura e do artesanato de Minas.
Também na capital carioca, técnicos da Setur estarão no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e no Rio Media Center divulgando informações sobre os destinos turísticos do estado.
Ações de legado olímpico



A Secretaria de Estado de Esportes, além da parceria em atividades de outras pastas do Governo estadual, desenvolveu iniciativas com foto no legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Uma delas foi o Minas Gerais Territórios Esportivos, projeto que levou a experimentação de modalidades esportivas a 13 municípios mineiros, atendendo mais de 160 mil jovens e adolescentes.
No âmbito científico, a Seesp promoveu em parceria com a Missão Diplomática do Reino Unido no Brasil, a Associação Paralímpica Britânica (BPA), a Associação Olímpica Britânica (BOA), o Minas Tênis Clube e a UFMG o Congresso de Ciência do Esporte e Legado Olímpico e Paralímpico, no último mês de junho.
O evento contou com a presença de acadêmicos britânicos das universidades de Nottingham, de Kent, de Loughborough e Anglia Ruskin, além de profissionais brasileiros.
Fonte: Agência Minas
Foto: Google Imagens
***
***
***
Cristina Lopes é a pré-candidata do PT à Prefeitura de São João del-Rei.



A atual vice-prefeita de São João del-Rei, Cristina Lopes, é pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura da cidade. O nome dela foi definido em convenção realizada no domingo (31/07/16), na Câmara Municipal. No encontro, também foi apresentada a composição da chapa de pré-candidatos a vereador. Cerca de 150 pessoas da região do Campo Vertentes participaram do evento, entre lideranças, militantes e autoridades.
“A companheira Cristina tem feito um ótimo trabalho na prefeitura. Ela conhece bem a cidade e por isso acreditamos que ela está preparada para fazer mais por nossa cidade”, disse o deputado estadual Cristiano Silveira, secretário-geral do PT-MG.
Cristina Lopes agradeceu o apoio da militância e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do município. “Sabemos que há muito a ser feito. São muitas as demandas da população. Vamos trabalhar em parceria com nossos deputados para fazer de São João del-Rei uma cidade melhor”.
O deputado federal Reginaldo Lopes destacou a importância de se dar continuidade ao trabalho feito na cidade. “A população saberá reconhecer o trabalho feito por nosso município. São João del-Rei recebeu investimentos significativos nos últimos anos que estão fazendo a diferença.
Composição
A coligação do PT em São João del-Rei conta é composta pelos partidos: PSDC, PcdoB, PtdoB, PRB, PEN e Rede. O evento contou com a presença do atual prefeito, Helvécio Reis; do presidente do ‎PT‬ na cidade, Leonardo Silveira; dos vereadores Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, Lívia Guimarães e Vera do Polivalente.
Assessoria de Comunicação deputado estadual Cristiano Silveira
Foto: Aline Margotti

Nenhum comentário: