segunda-feira, 21 de novembro de 2016

GLOBO BLINDA GEDDEL PARA TENTAR SALVAR TEMER.




A ordem na Globo é blindar Geddel Vieira Lima para tentar salvar o governo de Michel Temer, do qual a emissora da família Marinho é a principal força de sustentação; "Pressionar outro ministro em causa própria deve ser vetado até na cartilha de ética da Coréia do Norte. Mas, como aqui é Brasil e Geddel é peça importante da articulação política do presidente Michel Temer no Congresso, está em curso a operação segura Geddel", diz o jornalista Marco Damiani, editor do BR2Pontos, que detectou o fenômeno; na Globonews, Cristiana Lôbo chamou o comportamento de Geddel, que agiu em causa própria para liberar um empreendimento onde tem um imóvel de R$ 2,4 milhões, de apenas "inadequado"; nas redes sociais, Ricardo Noblat disse que Marcelo Calero deveria ter tentado resistir dentro do governo; outro colunista de peso, Jorge Bastos Moreno, ainda não se pronunciou

247 – Editor do BR2Pontos, o jornalista Marco Damiani detectou um fenômeno importante: há, na Globo, um movimento para blindar Geddel Vieira Lima. "Eticamente, não dá para segurar Geddel no cargo, cujo gabinete fica no Palácio do Planalto. Pressionar outro ministro em causa própria deve ser vetado até na cartilha de ética da Coréia do Norte. Mas, como aqui é Brasil e Geddel é peça importante da articulação política do presidente Michel Temer no Congresso, está em curso a operação segura Geddel. A comentarista Cristiana Lobo, da Globo News, participa, aparentemente, de mais esta peça. Gaguejando, e sem se aprofundar, ao contrário do que fazia, seis meses atrás, antes de o governo Temer ser instalado, em relação a outros personagens, ela procurou, na tarde deste sábado 19, por volta das 18h00, suavizar ao máximo a situação", diz ele.

Na Globonews, ela definiu o comportamento de Geddel, que agiu em causa própria para liberar um empreendimento onde tem um imóvel de R$ 2,4 milhões, como apenas "inadequado". Nas redes sociais, Ricardo Noblat disse que Marcelo Calero deveria ter tentado resistir dentro do governo. Outro colunista de peso, Jorge Bastos Moreno, ainda não se pronunciou. Na Globo, a ordem parece ser mudar de assunto e tentar falar de Anthony Garotinho, tema de maior destaque na emissora e nos veículos do grupo.

Abaixo, reportagem de Marco Damiani:

Globo dá até pena: ‘Inadequado’, suaviza Cristiana Lobo no esforço de salvar Geddel
Está pegando muito mal!; situação do ministro-chefe de Governo, Geddel Vieira Lima, é eticamente insustentável, mas está em curso operação segura Geddel; na Globo News, comentarista Cristiana Lobo pega levíssimo sobre o caso; "o ministro ter procurado outro ministro para tratar de um assunto de seu interesse pessoal é inadequado", suavizou ela; sobre a pressão ao extremo que Geddel fez sobre ex-ministro Marcelo Calero, ela passou a versão do chefão baiano de que teria sido apenas insistente com então titular da Cultura; "É, mas tratar cinco vezes de um assunto pessoal...", gaguejou a jornalista que, como outros, tem Geddel como fonte de informação e respeita linha política global, até aqui, de sustentação a Temer; verbas publicitárias foram aumentadas; vai ficar por isso mesmo, dr. constitucionalista?


Por Marco Damiani, no BR2Pontos

Não dá para segurar o ministro-chefe de Governo, Geddel Vieira Lima, no cargo, depois de ele confirmar ser proprietário de um apartamento em construção de 259 metros quadrados, em Salvador, em defesa do qual procurou por nada menos que cinco vezes, ao longo dos últimos seis meses, o então ministro da Cultura, Marcelo Calero. Como se sabe, Calero pediu demissão do cargo, prontamente aceita pelo presidente Michel Temer, sob a alegação de ter sido pressionado por Geddel para acelerar, no âmbito do Iphan, uma aprovação necessária à execução da obra.

Com 24 andares, o empreendimento La Vue da Ladeira da Barra só tem autorização do patrimônio histórico para ter 13 pavimentos. Geddel admitiu ter comprado, em 2009, o do 23º andar. Pelo prédio, de resto, o ministro baiano, no melhor estilo jagunço, brigou com futuros potenciais vizinhos, entre eles a família Mariani, de históricos banqueiros locais (cujo imóvel de moradia perderia a vista para o mar em razão da altura da torre defendida por Geddel), e vereadores soteropolitanos.

Eticamente, não dá para segurar Geddel no cargo, cujo gabinete fica no Palácio do Planalto. Pressionar outro ministro em causa própria deve ser vetado até na cartilha de ética da Coréia do Norte. Mas, como aqui é Brasil e Geddel é peça importante da articulação política do presidente Michel Temer no Congresso, está em curso a operação segura Geddel. A comentarista Cristiana Lobo, da Globo News, participa, aparentemente, de mais esta peça. Gaguejando, e sem se aprofundar, ao contrário do que fazia, seis meses atrás, antes de o governo Temer ser instalado, em relação a outros personagens, ela procurou, na tarde deste sábado 19, por volta das 18h00, suavizar ao máximo a situação.

De cara, a colunista global comprou a versão de Geddel de que não teria pressionado, mas tratado civilizadamente do assunto com Calero. Mas nem para a, desta vez, tímida Cristiana deu para segurar. Reconhecendo que “procurar um ministro cinco vezes para tratar de um assunto de interesse pessoal pode ser visto como uma forma de pressão”, ela qualificou de “inadequado” o comportamento do ministro-chefe de Governo, jogando a decisão para o presidente Temer. Discreta e rapidamente, ela lembrou que Temer aceitou a demissão de Calero, só não disse que, pelos mesmos motivos (a pressão, a quebra de decoro, a desfaçatez como Geddel usou seu cargo para obter o concurso do ministro para acelerar a aprovação do empreendimento no Iphan), o presidente tem de, necessariamente, tirar Geddel de sua honesta equipe.

O comunista que virou suco, ops!, que virou ministro da Cultura, Roberto Freire, assumiu o cargo falando em mudar a Lei Rouanet, de financiamento cultural, e em ajudar as investigações sobre desvios em sua aplicação. Sobre as circunstâncias em que assume o cargo, é claro, Freire não deu um pio, nem sobre o caso lhe foi perguntado pela Globo.

*

Nenhum comentário: