sexta-feira, 17 de agosto de 2018

CM8 Internacional - Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos.

Ueslei Marcelino/Reuters


 


1 - NOTÍCIAS DO MUNDO 

ARGENTINA. 
Atividade industrial colapsa. A União Industrial informou que o setor caiu 8,4 por cento em junho. A queda foi liderada pelo setor químico e petroquímico (-19,3%), embora a indústria automotiva (-13,4%) e têxtil (-10,8%) também registraram quedas expressivas. "Eu não vejo um plano de longo prazo", disse o chefe da UIA. (PÁGINA 12, Argentina)
https://www.pagina12.com.ar/135804-la-actividad-industrial-se-derrumba

EUROPA ORIENTAL. Vizinhos do Mar Cáspio concordam com um status jurídico comum para seus países. A convenção, que pode servir de base para a resolução de múltiplos conflitos territoriais, é um sucesso diplomático para Moscou. Os chefes de Estado da Rússia, Irã, Cazaquistão, Azerbaijão e Turcomenistão trouxeram o Mar Cáspio para fora da zona cinzenta - é um mar ou um lago? - onde estava desde a queda da URSS. (LE MONDE, França)
https://www.lemonde.fr/international/article/2018/08/16/les-voisins-de-la-mer-caspienne-s-entendent-sur-un-statut-juridique_5343024_3210.html

CUBA. Para mudar a Constituição, a convocação do povo. Até o dia 15 de novembro, os cubanos são chamados a estudar e emendar o projeto de Constituição que quer levar em conta as novas realidades da sociedade nos direitos econômicos, sociais ou individuais. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/caraibes-cuba-pour-changer-la-constitution-lappel-au-peuple-659357

ESPANHA. “Unidos Podemos” propõe sair da austeridade. Enquanto as negociações do orçamento se abrem com Pedro Sanchez, a esquerda alternativa defende aumentos de impostos para os mais ricos e para as empresas. (L’HUMANITÉ, França)
https://www.humanite.fr/espagne-unidos-podemos-propose-de-sortir-de-lausterite-659362

EUA. Woodward e Bernstein: a era de Trump ressuscita o espírito de Watergate. Bernstein sente-se motivado a cobrir novamente uma importante reportagem jornalística, mas não percebe um sinal de regozijo: "Eu não diria que investigar Trump é uma experiência alegre". "É um momento perigoso para os Estados Unidos: temos um presidente que não respeita o estado de direito ou a verdade", acrescenta. (EL DIÁRIO, Espanha)
https://www.eldiario.es/theguardian/Woodward-Bernstein-Trump-resucita-Watergate_0_803519770.html

GRÉCIA. O fim do socorro tutelado. Grécia está de volta à rede, mas a recuperação permanece elusivo. (DER SPIEGEL–en, Alemanha)
http://www.spiegel.de/international/europe/end-of-greek-aid-package-as-country-faces-demographic-crisis-a-1222554.html

EUA. O mapa dos amigos/inimigos dos EUA para os norte-americanos, divididos entre apoiadores de Trump e de Clinton. (THE ECONOMIST, Inglaterra)
https://www.economist.com/graphic-detail/2018/08/16/americans-perceptions-of-their-countrys-allies-and-enemies-are-hard-to-change

EUA. Maioria dos norte-americanos desaprova forma como Trump lida com a Rússia. A maioria dos norte-americanos não aprova a forma como o presidente dos EUA, Donald Trump tem gerido as relações do país com a Rússia. É o que afirma uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16) pela consultoria Gallup. (SPUTNIK NEWS, Rússia)
https://br.sputniknews.com/americas/2018081611977665-eua-donald-trump-russia/

EUA. Fita com uma ex-auxiliar de Trump detalha uma oferta de salário para que ela ficasse quieta. O áudio de Lara Trump oferecendo a Omarosa Manigault Newman US $ 15 mil por mês em troca de seu silêncio é a mais recente das gravações que Manigault Newman publicou para reforçar a credibilidade de seu livro, "Unhinged". (THE NEW YORK TIMES, EUA)
https://www.nytimes.com/2018/08/16/us/politics/omarosa-manigault-newman-lara-trump-tape.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

ESCRAVIDÃO. Detalhes de primeiras viagens terríveis no tráfico transatlântico de escravos reveladas. Enquanto o mundo ignora o ignominioso 500º aniversário da compra e venda de escravos entre a África e as Américas, historiadores descobrem suas primeiras e terríveis viagens. (THE INDEPENDENT, Inglaterra)
https://www.independent.co.uk/news/world/americas/transatlantic-slave-trade-voyages-ships-log-details-africa-america-atlantic-ocean-deaths-disease-a8494546.html

EUA. 12 ex-altos funcionários de inteligência dão suporte a Brennan, e criticam a ação "profundamente lamentável" de Trump. Em uma repreensão excepcional ao presidente Trump, uma dúzia de ex-chefes de inteligência dos EUA assinou uma carta duramente redigida na quinta-feira em apoio ao ex-diretor da CIA John Brennan depois que Trump abruptamente revogou sua credencial de segurança. (LOS ANGELES TIMES, EUA)
http://www.latimes.com/politics/la-na-pol-trump-intel-chiefs-20180816-story.html

ARETHA FRANKLYN. Aretha Franklin - gênio musical, mulher da verdade e lutadora pela liberdade. Angela Davis, cuja caução Franklin se ofereceu para depositar em 1970, diz que o trabalho da cantora “ajudou a moldar e aprofundar uma consciência coletiva ancorada em um anseio por liberdade”. (THE NATION, EUA)

https://www.thenation.com/article/aretha-franklin-musical-genius-truth-teller-freedom-fighter/

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL 

EL MUNDO, Espanha
O PT flexiona seus músculos e mobiliza milhares de seguidores de Lula para formalizar sua candidatura. O ex-presidente tem uma grande vantagem contra todos os seus adversários em todas as pesquisas pré-eleitorais. A Suprema Corte do Brasil tem um mês para vetar ou validar sua candidatura. Guerra judicial por Lula: um juiz pede novamente sua libertação depois que outro revogue sua ordem.

http://www.elmundo.es/internacional/2018/08/15/5b7481f6ca4741776c8b4601.html

THE GUARDIAN, Inglaterra
Assassinato de líder indígena destaca ameaça ao modo de vida. Jorginho Guajajara, cacique ou líder do povo Guajajara, foi encontrado morto perto de um rio na cidade de Arame, no estado do Maranhão, no fim de semana.  Membros da tribo dizem que sua foi o resultado de um feroz conflito provocado pela incursão de madeireiros em suas terras. Até 80 Guajajaras foram mortos na área desde 2000. 

https://www.theguardian.com/environment/2018/aug/16/brazil-jorginho-guajajara-amazon-indigenous-leader

PÁGINA 12, Argentina
"Que fique claro que Lula é inocente". Adolfo Pérez Esquivel visitou o candidato e ex-presidente do Brasil. O ganhador do Prêmio Nobel da Paz falou ao líder do PT na prisão de Curitiba um dia depois de apresentar sua candidatura. Celso Amorim estava presente, que deu a Lula um livro em que o Papa deu sua bênção.

https://www.pagina12.com.ar/135791-que-quede-claro-que-lula-es-inocente

LIBÉRATION, França
No Brasil, um ex-militar  para liquidar a democracia. Jair Bolsonaro é um “ousider” na eleição presidencial cuja campanha oficial será aberta na quinta-feira. Racista, homofóbico e sexista, este capitão nostálgico da ditadura tira proveito do descrédito que pesa sobre a classe política brasileira.

http://www.liberation.fr/planete/2018/08/15/au-bresil-un-ex-militaire-pour-liquider-la-democratie_1672816

LE MONDE, França
No Brasil, militares em campanha para as eleições. Na ativa ou na reserva, muitos representantes das forças armadas participarão das eleições de outubro para os cargos de presidente, vice-presidente, governadores, deputados federais ou regionais e senadores.

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/08/16/au-bresil-les-militaires-en-campagne-pour-les-elections_5343099_3222.html

LA REPUBBLICA, Itália
Para os policiais autorizados a se apaixonar e adeus “Machismo Brasil”. Alterada a concorrência pública no Paraná para entrar no órgão de segurança. Após as alegações de sexismo e discriminação

http://www.repubblica.it/esteri/2018/08/16/news/brasile-204234506/

RFI, França
"Racista, homofóbico e sexista", Bolsonaro pode "liquidar a democracia" no Brasil, diz Libération. O jornal Libération desta quinta-feira (16) se interessa pelas eleições no Brasil. Em duas páginas, o diário traz duas matérias sobre os candidatos à presidência que lideram as pesquisas de intenção de voto: Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180816-racista-homofobico-e-sexista-bolsonaro-pode-liquidar-democracia-no-brasil-diz-libera

RFI, França
Sergio Amadeu: combate à desinformação na rede é importante mas não pode virar censuraO Comitê Gestor da Internet no Brasil acaba de lançar um guia intitulado Internet Democracia e Eleições. "Nós estávamos muito preocupados com os processos de desinformação na rede, mas também igualmente preocupados que o chamado combate às fake news pudesse levar à censura e à perseguição política", argumenta.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20180816-sergio-amadeu-explica-como-combater-desinformacao-nas-eleicoes

EURONEWS, Portugal
Mesmo sem Lula, a campanha eleitoral por Lula já começou. Os candidatos podem, oficialmente, fazer a campanha pelos partidos que pretendem chegar à Presidência do Brasil. O pedido de registo de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato foi feito na última quarta-feira e teve um pedido de impugnação em menos de cinco horas.

http://pt.euronews.com/2018/08/17/mesmo-sem-lula-a-campanha-eleitoral-por-lula-ja-comecou

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal
Do bombeiro ao ex-presidente. Conheça os candidatos às eleições no Brasil. São 13, incluindo um bombeiro, uma operária, dois banqueiros multimilionários e um antigo presidente que está na prisão. Há ideologias e pontos fortes e fracos para todos os gostos
https://www.dn.pt/mundo/interior/do-bombeiro-ao-ex-presidente-conheca-os-candidatos-as-eleicoes-no-brasil-9725195.html

EL ESPECTADOR, Colômbia
A campanha eleitoral começa em um Brasil desmotivado. A campanha para as eleições de outubro no Brasil começou formalmente na quinta-feira com os partidos dos 13 candidatos à presidência, entre eles o encarcerado Lula, habilitado a motivar em reuniões e na internet uma população indecisa ou saturada pela crise e corrupção .

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/arranca-la-campana-electoral-en-un-brasil-desmotivado-articulo-806594

EL TELÉGRAFO, Equador
Campanha eleitoral pela presidência começa no Brasil com 13 candidaturas

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/campana-presidencia-brasil

EL MERCÚRIO, CHILE
Os caminhos do partido de Lula para ser seu candidato à presidência. A presença do ex-presidente na disputa presidencial deste ano dependerá da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e do sucesso dos possíveis recursos do Partido dos Trabalhadores.

http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/08/16/917235/Los-caminos-del-partido-de-Lula-para-que-sea-su-candidato-presidencial.html

TELESUR, VENEZUELA

Lula está indignado com a submissão de Temer aos EUA. As declarações de Amorim correspondem à opinião do ex-presidente sobre a visita ao Brasil do secretário de Defesa dos EUA, James Mattis.

https://www.telesurtv.net/news/brasil-lula-temer-sumision-eeuu-20180817-0004.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS, Uruguai
PT defende os direitos de Lula como candidato. Já há seis contestações à sua candidatura. O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou na quinta-feira  pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para defender o direito à participação de Luiz Inácio Lula da Silva no debate eleitoral entre os candidatos à presidência, que será realizada nesta sexta-feira,

http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/internacionales/pt-defiende-derechos-de-lula-como-candidato/

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Paul Krugman – Pelo Mundo, EUA e Dinamarca (The New York Times, EUA)

“Há algo não podre no reino da Dinamarca”

https://www.nytimes.com/2018/08/16/opinion/denmark-socialism-fox.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=opinion-c-col-left-region&region=opinion-c-col-left-region&WT.nav=opinion-c-col-left-region

Vincent Benis – Política, Brasil (Americas Quaterly)

“A outra eleição no Brasil e porque ela é tão importante”

http://americasquarterly.org/content/brazils-other-election-and-why-its-so-important


Nenhum comentário: