sábado, 9 de maio de 2015

Sobre tucanos, repressão e a mídia.


Fernando Francischini é um tucano que se esconde no Partido Solidariedade, dirigido pelo Paulinho da Força Sindical, deputado federal por São Paulo. É um tucano de alta plumagem, que nas últimas eleições migrou para o Solidariedade por razões regionais e internas ao tucanato. Agora, protagoniza uma das mais violentas repressões vistas no país contra uma greve legal e justa. Pior. Mentiu descaradamente e de forma covarde sobre sua participação no comando da repressão, mas foi desmascarado pelos coronéis da PM do Paraná. Em massa, os coronéis assinaram uma carta aberta contando como ele participou do planejamento e dirigiu a carga bélica contra os professores do Paraná.
Já o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, optou pela repressão ligth. Determinou que os dias de greve fossem descontados dos salários dos professores estaduais, parados há quase dois meses. Mas a Justiça Paulista mandou ele pagar. Alckmin reprime a seu modo, cortando os salários do professores, não dando aumento à categoria, e ainda conta com a solidariedade de grande parte da mídia. Assim como na grave questão da gestão da água em São Paulo e no fracasso da política de segurança do estado, a mídia tradicional faz de tudo para preservar o governador tucano.
***
***
***
AINDA A VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS NEGROS. ATÉ QUANDO?
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública publicou o Índice de Vulnerabilidade Juvenil a Violência e Desigualdade Racial. É assustador, 26,778 jovens foram assassinados, 22,884 negros e 7,032 brancos em 2012. O índice subiu de 60,5 por 100 mil em 2007 para 70,8 em 2012.
A violência é imensa mesmo em estados governados pelo PT, como a Bahia, que ocupa o terceiro lugar em assassinados de jovens, um estado onde a maioria da população é negra. Isso comprova a gravidade da situação, que exige urgentemente políticas de combate ao racismo e a desigualdade, e mais do que justifica a criação do Ministério da Igualdade Racial> mais do que justifica toda a luta dos últimos anos, no Congresso Nacional, para aprovar leis contra o racismo. E no país para aplicar políticas públicas contra o racismo e a violência.
Os números e dados de jovens assassinados, inclusive os altos números de assassinatos pelas policias militares, mais do que desmoralizam a tese da redução da maioridade penal. Nosso sistema penal, além de não reeducar, faz parte de um sistema policial onde vigora, na prática a pena de morte, a pior, praticada pelas policias, que faz justiça com suas próprias mãos. Suas armas estão sujas de sangue de milhares de jovens brasileiros, negros e pobres.
***
***
***

DESEMPREGO, ALERTA VERMELHO.
O IBGE divulgou hoje os números da PNAD Contínua sobre a taxa de desemprego — 7,9%, a maior de todos os primeiros trimestres desde 2013, quando foi de 8%, e 12,6% maior que o mesmo período do ano anterior. São 7,934 milhões de pessoas desempregadas.
O desemprego cresce e crescerá mais com as medidas adotadas pelo governo e sua equipe econômica: corte de gastos, aumento de impostos, restrições ao crédito, aumento de juros. O COPOM, em sua ata, anuncia novos aumentos de juros e medidas recessivas, com o objetivo, tudo indica, de rebaixar os salários e diminuir o crédito. Vai produzir uma recessão para tentar conter a inflação e vai proporcionar maior rentabilidade para o capital para atrair investimentos, particularmente do exterior, em busca da alta rentabilidade das aplicações no Brasil, dos ativos desvalorizados.
Chama a atenção o maior desemprego entre as mulheres e os jovens. Enquanto entre os homens o desemprego é de 6,6%, entre as mulheres é 9,6% e entre os jovens de 18 a 24 anos, de 17,6%. Isso exige do poder público medidas específicas e especiais de médio e longo prazo — como foram as escolas técnicas e toda a política contra as desigualdades de gênero.
***
***
***

AGUA EM SP PODE ACABAR EM AGOSTO.
Nossa mídia esconde que a água pode acabar em agosto em São Paulo mas a realidade é retratada pelo jornal espanhol El País, em matéria assinada por María Martín, de São Paulo.
Com o título “Governo e Sabesp já contemplam rodízio de 5X2 ainda este ano”, a matéria informa que, sem obras entregues no prazo — a principal delas obras, a ligação do Sistema Rio Grande para socorrer o Sistema Alto Tietê, está atrasada três meses e não ficará pronta até setembro — e chuvas no nível de 2014, a água pode acabar em agosto. Em outra matéria, a mesma jornalista diz que crise hídrica e o caos social em São Paulo entraram na pauta do Exército. Veja no site do El País.
Para acompanhar o que realmente acontece esqueça a mídia, Rede Globo à frente. Vá ao Boletim da Falta D’Água (clique aqui). Lá você encontrará dados estatísticos e a verdade sobre a crise hídrica em São Paulo. A responsável pelo boletim é Camila Pavanelli, que toda semana faz uma compilação e uma análise primorosa sobre a questão.
***
***
***
HOJE É ANIVERSÁRIO DE LUIZ GUSHIKEN.
Uma lembrança afetiva e amiga. Hoje nosso companheiro Gushiken faria aniversário. Para sua companheira Beth e filhos, nossa presença amiga e nosso abraço. Saudades.
*

Nenhum comentário: