terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Lula está definhando?" Não. Jornais é que caem em decadência.

Image
E o Estadão no fim de semana (ontem), hein? Não era o principal editorial, mas era quase. Estava ali na página três de opinião deles, com o título-pergunta: "Lula está definhando?" No texto o jornal destilava toda a torcida dele contra o ex-presidente e contra o PT.

Na mesma linha que tem marcado os demais jornalões nos últimos dias, apostando, fazendo um esforço imenso para puxar para baixo as chances de vitória do partido e do ex-presidente na eleição de outubro, no 1º e no 2º turno.

Pra variar, distorcem tudo. Dizem que o ex-presidente desistiu de ajudar seus candidatos a prefeito no Nordeste, quando isso foi divulgado e devidamente esclarecido, à exaustão: ele participou da campanha com gravações - várias, para diversos candidatos em distintas capitais e cidades - mas por um problema de agenda, não teria tempo físico de subir em todos os palanques como pretendia.

Para calçar editorial, jornal recorre a Newtão em O Globo


Mas, por ai vai o editorial do Estadão... Vejam vocês, sem que eu queira entrar no mérito de qualquer julgamento feito pelo jornal, eles sempre foram dos mais duros críticos contra o ex-governador de Minas, Newton Cardoso (PMDB).

Pois bem, para "calçar" o editorial, e na falta de outras declarações mais contundentes de outro político, recorrem a "Newtão", que disse que o PT mudou, não seria mais o mesmo. E vejam, recorrem a uma entrevista de Newtão dada ao O Globo, nem foi ao Estadão que o ex-governador falou.


E assim, tivemos mais um editorial da lavra do velho e mais que secular Estadão. Que apenas expõe um dos seus sonhos de uma noite desta primavera: o de que o PT e o ex-presidente percam a eleição municipal dias 7 e 28 de outubro, no 1º e no 2º turno.

Mais um sonho de primavera que, tudo indica, não se concretizará

Como sonharam, de forma vã em 2006 e em 2010, quando Lula se reelegeu presidente e, há dois anos, elegeu sua candidata a presidenta Dilma Rousseff. Agora, pelo cenário que se desenha - e só o Estadão não quer ver - nada na realidade confirma o sonho e os desejos do jornal.

Seu editorial, na verdade, é mais um exemplo de péssimo jornalismo. Política pura, como se o jornal fosse um partido. Com esse editorial, de fato, o jornal está tomando partido. Vamos esperar, então, a abertura das urnas dias 7 e 28 de outubro. Ver quem ganha, se o nosso ou o partido deles.



Nenhum comentário: