sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Caravana dos 50 anos de lembrança e repúdio ao golpe de 64.

abaixo-a-ditadura (1)
Por Joelson Mendonça
 
Essa “caravana” teria INÍCIO no dia 31 de MARÇO de 2013 e TÉRMINO no dia 1º de ABRIL de 2014. A caravana percorreria TODO O BRASIL, fazendo palestras nas universidades federais, nas capitais e em outra cidade secundária em questão de importância depois da capital de cada estado; também levaria livros para serem vendidos, expostos, documentários para serem exibidos e/ou usados para serem auxiliadores nas palestras; estas seriam realizadas sempre com um grupo fixo que faria essa caminhada por todo o país e contaria com a presença de estudiosos e ex-militantes locais que pudessem contar sua história e auxiliar no evento.
Porém um fator é fundamental nessas palestras: desmentir a versão dos militares que é a mais difundida e aceita no país, gerando assim um preconceito com os comunistas, com aqueles que foram presos entre outras questões. Além disso levar casos de atentados e ameaças sofridas, até hoje, por pessoas que decidem contar as atrocidades cometidas no período da ditadura. Explicar também como se deu o golpe, o que levou até isso, as articulações feitas com os EUA, falar sobre o “milagre econômico” que é muito exaltado para justificar e defender a ditadura militar; outros pontos, outras questões surgirão no momento, com perguntas dos espectadores-participantes.
O término da caravana seria um grande evento, uma solenidade com a presença de todos os ex-presos políticos, ex-militantes do período que se puder reunir e levar para esse encerramento; em São Paulo, ou em Brasília, é uma sugestão. O evento que finalizaria o projeto teria a presença também da presidenta Dilma, e poderia também convidar as diversas outras Comissões de outros países da América Latina que investigam os crimes cometidos no período em que viveram a ditadura militar nos seus respectivos países, principalmente da Argentina, onde são presos os acusados, os torturadores.
A mensagem que deve ser deixada com esse evento, essa “caravana”, é a de que a ditadura militar não foi uma coisa benéfica para o país e para a população, que foi uma afronta à democracia, que retirou direitos arbitrariamente, ceifou vidas dos que lutaram contra o regime em vigor e deixar a mensagem final de que isso não deve se repetir. Mostrando também a realidade atual que parece caminhar para um novo golpe, ou seja, DITADURA NUNCA MAIS!
É preciso formar um grupo para dar realização a isso, montar a estrutura, organizar e fazer com que isso se concretize.

QTMD

Nenhum comentário: