|
Por Joelson Mendonça
Essa “caravana” teria INÍCIO no dia 31 de MARÇO de 2013 e TÉRMINO no
dia 1º de ABRIL de 2014. A caravana percorreria TODO O BRASIL, fazendo
palestras nas universidades federais, nas capitais e em outra cidade
secundária em questão de importância depois da capital de cada estado;
também levaria livros para serem vendidos, expostos, documentários para
serem exibidos e/ou usados para serem auxiliadores nas palestras; estas
seriam realizadas sempre com um grupo fixo que faria essa caminhada por
todo o país e contaria com a presença de estudiosos e ex-militantes
locais que pudessem contar sua história e auxiliar no evento.
Porém um fator é fundamental nessas palestras: desmentir a versão dos
militares que é a mais difundida e aceita no país, gerando assim um
preconceito com os comunistas, com aqueles que foram presos entre outras
questões. Além disso levar casos de atentados e ameaças sofridas, até
hoje, por pessoas que decidem contar as atrocidades cometidas no período
da ditadura. Explicar também como se deu o golpe, o que levou até isso,
as articulações feitas com os EUA, falar sobre o “milagre econômico”
que é muito exaltado para justificar e defender a ditadura militar;
outros pontos, outras questões surgirão no momento, com perguntas dos
espectadores-participantes.
O término da caravana seria um grande evento, uma solenidade com a
presença de todos os ex-presos políticos, ex-militantes do período que
se puder reunir e levar para esse encerramento; em São Paulo, ou em
Brasília, é uma sugestão. O evento que finalizaria o projeto teria a
presença também da presidenta Dilma, e poderia também convidar as
diversas outras Comissões de outros países da América Latina que
investigam os crimes cometidos no período em que viveram a ditadura
militar nos seus respectivos países, principalmente da Argentina, onde
são presos os acusados, os torturadores.
A mensagem que deve ser deixada com esse evento, essa “caravana”, é a
de que a ditadura militar não foi uma coisa benéfica para o país e para
a população, que foi uma afronta à democracia, que retirou direitos
arbitrariamente, ceifou vidas dos que lutaram contra o regime em vigor e
deixar a mensagem final de que isso não deve se repetir. Mostrando
também a realidade atual que parece caminhar para um novo golpe, ou
seja, DITADURA NUNCA MAIS!
É preciso formar um grupo para dar realização a isso, montar a estrutura, organizar e fazer com que isso se concretize.
QTMD
|
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA = ALAGOA - AIURUOCA - DELFIM MOREIRA - ITAMONTE - ITANHANDU - MARMELÓPOLIS - PASSA QUATRO - POUSO ALTO - SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE - VIRGÍNIA.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Caravana dos 50 anos de lembrança e repúdio ao golpe de 64.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário