domingo, 16 de agosto de 2015

É preciso manter a serenidade para enfrentar dificuldades, diz Dilma - Durante o segundo ato do Dialoga Brasil, plataforma de participação popular do governo federal, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que mesmo debaixo de forte pressão e da imensa desfaçatez que acontece em Brasília, é preciso manter a serenidade para enfrentar as dificuldades. No evento, realizado em Piatã, na Bahia, a presidenta foi recebida sob o coro de “não vai ter golpe” e “no meu país eu boto fé, porque ele é governado por mulher”.

O evento contou com a participação de diversos movimentos sociais
O evento contou com a participação de diversos movimentos sociais.

Por Ana Emília, de Salvador, para o Vermelho



Com a presença de representantes de movimentos sociais, o encontro marcou o lançamento do tema Cultura na plataforma e contou com a presença dos ministros da Cultura, Juca Ferreira, da Secretaria Geral da Presidência, Miguel Rosseto, da Saúde, Arthur Chioro, e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Tereza Campelo, que falaram sobre os programas e responderam questões das respectivas pastas. 

Segundo Dilma, a experiência acumulada em seu primeiro mandato, através das conferências, colaborou para que o governo federal percebesse a importância da participação popular na elaboração de políticas públicas. A presidenta afirmou ainda que “a Bahia é especial porque aqui está a marca da nossa diversidade étnica, a composição negra e indígena da nossa sociedade. Este é o primeiro Dialoga Brasil fora de Brasília. Na verdade, é um Dialoga Bahia”.

Na ocasião, o governador do Estado, Rui Costa, saiu em defesa da presidenta Dilma Rousseff e disse que “na Câmara, gente que não aceita derrota quer trazer o caos para o país. Aqui na Bahia era assim antigamente. Não vamos aceitar. A presidente foi eleita democraticamente”.

De acordo com o ministro Miguel Rosseto, por orientação da presidenta Dilma, a participação popular tem sido um dos nortes do governo. “Estamos aqui hoje porque a Bahia é uma terra de grande participação e diálogo. O Dialoga Brasil foi apresentado há uns 15 dias, em Brasília, e já conta com mais de 8 mil propostas dos internautas nas áreas de Segurança Pública, Saúde, Educação e Redução da Pobreza.”

Já Tereza Campelo declarou que, durante o mandato de Dilma Roussef, 3,5 milhões de baianos saíram da extrema pobreza. “Inclusive, a Bahia é o terceiro estado com o melhor Pronatec para pessoas de baixa renda.”

Após a apresentação dos ministros, alguns selecionados na plateia puderam fazer perguntas aos ministros. O encontro contou ainda com a apresentação do Ile Aiyê. O PCdoB esteve representado pelos deputados federais Davidson Magalhães e Daniel Almeida, os vereadores de Salvador, Aladilce Souza e Everaldo Augusto, a secretária de Política para as Mulheres, Olívia Santana, entre outros. 

Nenhum comentário: