sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Candidatos a presidente começam suas campanhas de rua.


Fernando Haddad em comício na Paraíba. Foto Divulgação.



OS DIVERGENTES


Depois de, na semana passada, cumprirem as exigências da lei para os registros de candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral, os partidos deram início às campanhas de rua. Praticamente todos os concorrentes à presidência da República, começaram a sair em campo em busca da vitória. Passa-se agora à fase das caminhadas, carreatas, panfletagens, gravações para os programas de tevê, comícios e performances.


Marina Silva teve encontro com estudantes do ensino fundamental em Brasília.

Marina Silva passou o dia em Brasília. Deu entrevista para uma emissora de televisão e depois seguiu para o Gama, a 30 quilômetros do centro da Capital, para visitar uma escola primária. Assistiu à apresentação de uma orquestra infantil, falou de seus planos para os direitos das crianças e prometeu que, se eleita, destinará maiores recursos para o ensino. Emocionada, contou parte de história de vida, lembrando que somente foi alfabetizada aos 16 anos, no interior do Acre, onde nasceu.
O PT escolheu iniciar a campanha de rua no Nordeste, onde tem altos níveis de aprovação, segundo pesquisas. Depois de passar por Sergipe e Bahia, Fernando Haddad passou a quinta-feira na Paraíba e, nessa sexta seguirá para o Rio Grande Note e Maranhão. O candidato a vice de Lula participou de comícios e, em seus discursos, sempre diz que está ali temporariamente, em nome do ex-presidente. E que juntos irão reconquistar o Palácio do Planalto.
Para lembrar, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva é impedido de concorrer nessa eleição por estar incurso na Lei da Ficha Limpa, e preso na sede da Polícia Federal de Curitiba.
Ciro Gomes com o governador Rollemberg na feira popular de Ceilândia.
Ciro Gomes, do PDT, começou o dia em Brasília. Em companhia do aliado Rodrigo Rollemberg, governador do Distrito Federal, foi à feira popular da cidade-satélite de Ceilândia, reduto de nordestinos. Parou nas barraquinhas para conversar com vendedores e vendedoras de roupas e legumes. Ao lado da mulher, almoçou galinha com arroz e até ensaiou passos de forró.
Ciro falou de pontos de seu programa de governo, destacando o aumento da renda das famílias e criação de empregos. Disse ser difícil a transferência de votos de Lula para Fernando Haddad. Depois, voou para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Discursou e destacou a necessidade de mudança na estrutura do poder e da importância do Agronegócio para o país.
Jair Bolsonaro em campanha no interior de São Paulo
Jair Bolsonaro, candidato ao Planalto pelo PSL, viajou para Araçatuba, no Oeste de São Paulo. Participou de uma carreata e, do alto do carro de som, falou que em seu governo irá garantir aos agricultores garantia de segurança de propriedade. Segundo ele, as ONGs de direitos humanos não terão apoio de verbas da União. Defendeu que os pais ensinem os filhos utilizarem armas, já que meninos ligados ao crime usam fuzis. Antes de seguir para a sua cidade natal, Glicério, também no interior de São Paulo, visitou a associação militar de cabos e soldados.
O PSDB também inaugurou sua campanha de rua. Na quinta-feira, Geraldo Alckmin foi a Petrolina, cidade na beira do Rio São Francisco, na divisa de Pernambuco com a Bahia. Acompanhado dos caciques locais, visitou plantações de uva de exportação, jogou milho para as galinhas de uma fazenda, durante o dia. À noite, participou de um comício. Ao lado da esposa Lu, foi o ultimo a discursar para uma tímida plateia de eleitores do sertão.
O evento foi realizado numa casa de festas e serviu para abastecer de imagens os vindouros programas do candidato tucano no horário da propaganda política na tevê. Encerrando o comício, repetiu o de sempre: seus feitos em São Paulo. Desta vez, como resolveu a crise hídrica no estado que governou por quatro vezes.

Nenhum comentário: