O governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel, reafirmou seu compromisso de administrar em parceria com o meio acadêmico. “Vamos manter um diálogo permanente para encontrar conjuntamente as soluções adequadas ao Estado”, disse aos reitores reunidos no Fórum das Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), na reitoria da UFMG, em Belo Horizonte. Além dos representantes das 11 universidades federais instaladas em Minas e das duas estaduais, participaram do encontro diretores dos seis institutos federais de educação.
Pimentel propôs aos reitores a participação do futuro secretário de Ciência e Tecnologia nas próximas reuniões do Fórum, que ocorrem a cada seis meses. Também fez o convite para as universidades e os institutos integrem os fóruns regionais de governo que vão permitir a regionalização da gestão do Estado. “A presença de vocês será fundamental para a discussão dos desafios de cada região e para promovermos o desenvolvimento socioeconômico fortemente alicerçado na produção e difusão do conhecimento”, afirmou.
O presidente do Foripes, José Roberto Scolforo, reitor da Universidade Federal de Lavras, e o reitor da UFMG, Jaime Ramírez, externaram a preocupação de todos os colegas com o projeto de emenda constitucional em tramitação na Assembleia Legislativa que transfere 10% dos recursos destinados à Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais) para outras instituições e pediu o aumento de recursos para entidade. Pimentel considerou a demanda pertinente e se comprometeu a trabalhar pela valorização da Fapemig.
O governador eleito também discutiu com os reitores a possibilidade os oito hospitais regionais em construção ou projetados pelo governo do Estado e os centros de especialidades médicas serem geridos em parceria com os cursos das áreas médicas das universidades. “Essa é uma parceria possível, principalmente onde os cursos de medicina estão sendo implantados, como Lavras, Diamantina e Alfenas”, afirmou o reitor da Universidade Federal de Alfenas, Paulo Márcio de Faria e Silva.
Para Scolforo, a presença do governador eleito na reunião mostra o compromisso de Pimentel com o diálogo. “O seu discurso de campanha, de governar ouvindo os mineiros, está se cumprindo”, disse.
***
*** *** Única autobiografia de um escravo no Brasil será traduzida.
A história de Mahommah Gardo Baquaqua, único relato autobiográfico sobre a vida de um escravo no Brasil, vai ser traduzida para o português. Baquaqua foi levado da África Central no século 19 e entrou para a história por seus relatos ao americano Samuel Moore, que em 1854 publicou com detalhes as histórias do tráfico de escravos. Agora, a memória dos escravos ganha ainda mais voz, para que jamais esqueçamos o que passou.
Baquaqua, mesmo tendo “direito à liberdade”, foi vítima do tráfico de escravos e chegou a Olinda em 1845 (ainda que o tráfico estivesse proibido desde 1831). Seu livro é objeto de investigação, por Bruno Véras, apoiada pelo Ministério da Educação e o Consulado do Canadá (onde viveu, depois de livre), que deve difundir pela internet as histórias dos locais onde o ex-escravo passou.
Um dos relatos, como mostra reportagem do Diário de Pernambuco, fala de sua chegada ao estado: “Chegamos a Pernambuco, América do Sul, de manhã cedo, e o navio ficou zanzando, sem lançar âncora. Ficamos sem comida e bebida o dia inteiro, e nos foi dado a entender que deveríamos permanecer em silêncio, sem clamor, senão nossas vidas estariam em perigo”.
Baquaqua Comum & Extraordinário
Fonte: Muda Mais
*** *** *** Mesmo com terrorismo econômico, emprego e renda continuam a subir.
O terrorismo econômico não para: desde antes do período eleitoral, os pessimistas só diziam que a renda iria cair e que o desemprego iria aumentar. Não é essa a realidade que os dados reiteradamente vêm mostrando. Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes a outubro mostram que não apenas o desemprego continua caindo (em um quadro de pleno emprego), como a renda real do trabalhador também cresce.
O desemprego caiu para 4,7% no mês de outubro de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego, sendo o terceiro menor índice da história e o menor para o mês.
Ainda de acordo com o IBGE a população ocupada chegou a 23,3 milhões de pessoas, registrando uma alta de 0,8% em relação a setembro e ficou estável quando comparada a outubro de 2013.
A renda média dos brasileiros também cresceu, indo de R$2.075,39 em setembro para R$2.122,10 em outubro e atingido nível recorde para a séie histórica, iniciada em 2012. Com relação a outubro do ano passado, o crescimento foi de 4%. O número de trabalhadores com carteira assinada dos setores privados ficou estavél tanto à setembro quanto à outubro de 2013.
Mesmo com todo o terrorismo econômico o emprego e renda sobem. Vale lembrar que o Brasil se mantém como a sétima maior economia do mundo optando por não arrochar, valorizando emprego e salário.
Fonte: Muda Mais
***
*** *** Maratona hacker irá discutir soluções web de combate à violência contra a mulher.
Meninos e meninas, programadores e programadoras, se preparem! Vai rolar o segundo Hackathon, a maratona hacker da Câmara dos Deputados. Com o tema ‘Gênero e Cidadania’, a ideia é desenvolver soluções web que auxiliem no combate à violência contra a mulher ou que colaborem com políticas de gênero e cidadania.
O evento começa hoje, 24, e vai até o dia 28. A programação completa você confere aqui. Foram selecionados 22 projetos para participar do evento organizado pelo Laboratório Hacker da Câmara. A ideia é que, ao fim da maratona, os projetos sejam avaliados pelos seus desempenhos em interesse público, criatividade, inovação e qualidade técnica. Os dois projetos vencedores serão premiados com passagens e hospedagens para um encontro sobre Democracia Digital na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA).
Em sua segunda edição, o Hackaton busca propostas para visualização de dados para participação feminina na política, divulgação de projetos de tecnologia liderados por mulheres, além de mapeamentos de casos de violência no país, ferramentas para denúncias e suporte à vítimas de agressão. E o cenário já está mudando: em sua segunda edição o Hackaton já apresentou um crescimento expressivo de participantes mulheres: são 24 participantes. Em sua primeira edição, o evento só contou com três inscritas
Acompanhe os resultados do Hackaton no site da Câmara dos Deputados e aqui no Muda Mais. Participe!
Fonte: Muda Mais
*
|
TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA = ALAGOA - AIURUOCA - DELFIM MOREIRA - ITAMONTE - ITANHANDU - MARMELÓPOLIS - PASSA QUATRO - POUSO ALTO - SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE - VIRGÍNIA.
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Pimentel reafirma parceria com universidades no próximo governo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário